Sei sulla pagina 1di 23

O QUE DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento corresponde s experincias no necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional. Desenvolvimento de pessoas est mais relacionado com a educao e orientao para o futuro. Alguns autores afirmam que o desenvolvimento de um colaborador a capacidade desse colaborador em acumular conhecimentos e informaes suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua funo atual, ou outras tarefas que lhes sero confiadas.

O QUE DESENVOLVIMENTO
Nadler (1984) diferencia "treinamento" de "educao" e de "desenvolvimento", conceituandoos da seguinte maneira: Treinamento uma aprendizagem relacionada tarefa atual do empregado. Educao seria a aprendizagem que visa a preparao do indivduo para uma tarefa futura, j identificada. Desenvolvimento a aprendizagem adquirida para o crescimento do indivduo, mas no relacionada a uma tarefa presente (ou futura)

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento preocupa-se com resultados a longo prazo, tem por objetivo desenvolver talentos dentro da organizao Esta ferramenta representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanas de comportamentos e atitudes bem como a aquisio de novas habilidades e conhecimentos. O desenvolvimento de pessoal visa aumenta a competncia tcnica, decisria e a competncia social dos empregados em relao s metas e filosofia da empresa. O desenvolvimento de pessoal precisa estar estreitamente ligado filosofia da empresa.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO
Filosofia da empresa: abrange todos os valores e normas, sendo, portanto, a diretriz dos atos das pessoas que a compem. Cultura da empresa: a soma total dos valores e normas efetivamente praticados pelas pessoas da empresa; contm tambm aquelas peculiaridades e comportamentos que no so desejados, mas que persistem. As metas da empresa: so os resultados mensurveis que a empresa deseja alcanar no futuro.

Processo de desenvolvimento de pessoas

O desenvolvimento de pessoal atinge a empresa principalmente nos quatro setores seguintes: Planejamento quantitativo e qualitativo de pessoal Treinamento e educao Desenvolvimento gerencial Comunicao da empresa

O QUE TREINAMENTO
Define o treinamento como o ato de aumentar o conhecimento e percia de um empregado para o desenvolvimento de determinado cargo ou atividade. Essa conceituao restringe o treinamento a um determinado setor. Porem, em outro momento, ele sugere que o conhecimento absorvido deve ser dirigido a um esforo em equipe, levando as pessoas a se preocuparem com os objetivos definidos pela organizao.

Uma caracterstica do treinamento a resposta imediata do treinado.

OBJETIVOS DO TREINAMENTO
Fornecer preparo aos colaboradores, para uma execuo eficiente das vrias atividades desempenhadas. Impulsionar a eficincia. Incrementar e aumentar a produtividade. Elevar os nveis de qualidade Oferecer oportunidade ao funcionrio para que o desenvolvimento pessoal conseguido seja contnuo, e no se restrinja somente aos cargos atuais e sim s futuras ocupaes que ele poder ocupar. Promover mudanas de comportamento nas pessoas com o objetivo de melhorar as relaes interpessoais, aumentando a satisfao e a motivao. Promover a segurana no trabalho.

Diminuir refugos e re-trabalhos.


Desenvolver a pro - atividade, a criatividade e inovao

A IMPORTNCIA
Um treinamento eficaz e eficiente proporciona vantagens como: Definio das categorias dos colaboradores; Racionalizao da metodologia de formao e aperfeioamento dos colaboradores; Melhoria dos padres profissionais dos colaboradores treinados; Maximizao do aproveitamento das aptides dos colaboradores; Estabilidade empregatcia; Fortalecimento da autoconfiana e do esprito de trabalho em equipe dos colaboradores; Aumento da qualidade dos produtos ou servios produzidos; Maiores possibilidade de ampliao ou transformao dos programas de trabalho; Aumento do numero de cargos de gerencia e superviso a disposio dentro da prpria empresa; Diminuio de custos pela queda de retrabalho; Melhoria nas condies de competitividade, dada a capacidade de oferecer produtos e servios com um grau mais elevado de qualidade; Elevao no nvel de segurana econmica em virtude de maior estabilidade empregatcia;

A IMPORTNCIA A IMPORTNCIA NA REA DE SEGURANA DO TRABALHO


o treinamento, quando bem planejado e conduzido, pode ser considerado um dos instrumentos mais valiosos na soluo e mesmo na preveno de muitos dos problemas que acontecem na empresa, e tambm como fator crucial na constituio e reforo dos pilares da cultura organizacional, em especial quando se pretende introduzir nela a Segurana no Trabalho como um valor prioritrio para a organizao.

MODALIDADES DE TREINAMENTO
Conforme a literatura de alguns autores, existem quatro tipos de treinamentos dentro das empresas: Treinamento de Integrao objetiva adaptar o colaborador a cultura da empresa; Treinamento Tcnico-Operacional objetiva capacitar o colaborador para realizar as atividades especfica de sua funo, a rea onde ele atua; Treinamento Gerencial objetiva desenvolver a competncia tcnica, administrativa e comportamental. Aplicado aos gerentes para desenvolver suas habilidades de gerir pessoas; Treinamento Comportamental objetiva solucionar os problemas das interrelaes no ambiente organizacional. Este pode ser aplicado a todos os funcionrios.

MODALIDADES DE TREINAMENTO
Segundo Chiavenato:

MODALIDADES DE TREINAMENTO
J Boog cita que os mtodos de treinamento podem ser classificados segundo sua abordagem:
Treinamento no Prprio Trabalho Treinamento Conceitual / Informativo Treinamento por meio de Jogos e Simulaes E ainda, tambm menciona que a forma de sua aplicao deve ter relao com o treinando:

Treinamento Presencial Treinamento Distncia

PROGRAMA DE TREINAMENTO
O programa de treinamento constitudo de quatro etapas:

Diagnstico das necessidades Elaborao e planejamento Execuo Avaliao

PROGRAMA DE TREINAMENTO DIAGNSTICO DAS NECESSIDADES


Existem mtodos que devem ser aplicados para descobrir se h ou no necessidade de treinamentos. So eles: Aplicao de questionrio Entrevistas com funcionrios e gerentes Aplicao de testes ou exames Folha de avaliao de desempenho Observao de trabalhos sendo realizados Solicitao direta do funcionrio ou gerente Entrevista de sada Anlise de cargos

PROGRAMA DE TREINAMENTO DIAGNSTICO DAS NECESSIDADES

Fonte: Chiavenato (2003, p. 332). Pirmide das Necessidades de Abraham Maslow

PROGRAMA DE TREINAMENTO ELABORAO E PLANEJAMENTO


O diagnstico de necessidades deve fornecer as seguintes informaes: O que deve ser ensinado? Quem deve aprender? Quem vai ensinar? Quando deve ser ensinado? Onde deve ser ensinado? Como se deve ensinar? Quanto deve ensinar? Para que ensinar?

PROGRAMA DE TREINAMENTO ELABORAO E PLANEJAMENTO


A programao de treinamentos deve ser fundamentada nos seguintes aspectos: Qual a necessidade? Onde foi assinalada em primeiro lugar? Ocorre em outra rea ou setor? Qual a sua causa? parte de uma necessidade maior? Como resolv-la: em separado ou combinada com outras? preciso alguma providncia inicial, antes de resolv-la? A necessidade imediata? Qual a sua prioridade em relao s demais? A necessidade permanente ou temporria? Quantas pessoas e quantos servios sero atingidos? Qual o tempo disponvel para o treinamento? Qual o custo provvel para o treinamento? Quem ir executar o treinamento?

PROGRAMA DE TREINAMENTO ELABORAO E PLANEJAMENTO


A programao de treinamento requer um planejamento que envolve os seguintes itens: Abordagem de uma necessidade especfica de cada vez. Definio clara do objetivo de treinamento. Diviso do trabalho a ser desenvolvido em mdulos, pacotes ou ciclos. Determinao do contedo do treinamento. Escolha dos mtodos de treinamento e a tecnologia disponvel. Definio dos recursos necessrios para implementao do treinamento Definio da populao-alvo Local onde ser efetuado o treinamento poca ou periodicidade do treinamento Clculo da relao custo-benefcio do programa. Controle e avaliao dos resultados

PROGRAMA DE TREINAMENTO EXECUO


A execuo do treinamento centra-se na relao instrutor treinando. A boa execuo do treinamento depende de alguns fatores:

Adequao do programa de treinamento s necessidades da organizao A qualidade do material de treinamento apresentado, ele deve ser planejado para facilitar a execuo do treinamento. A cooperao dos chefes e dirigentes da empresa A qualidade e preparo dos instrutores

PROGRAMA DE TREINAMENTO EXECUO


A avaliao pode ser feita de cinco formas diferentes: Avaliao da reao: verifica-se o grau de percepo do treinado em relao ao conteudo, levando em considerao o contedo do treinamento, o instrutor que o aplicou, o local onde este foi aplicado, os instrumentos utilisados, etc. Avaliao do aprendizado: a comparao do trabalho realizado antes do treinamento e aps o treinamento. Avaliao do comportamento: verifica-se se os treinados esto utilizando na prtica o treinamento ou continuam como antes. Avaliao de valores: analisa-se as mudanas de cada treinamento em relao ao seu perfil individual. Avaliao de resultados finais: verifica-se se as melhorias pretendidas pela organizao foram alcanadas

Potrebbero piacerti anche