Sei sulla pagina 1di 17

3- O Computador 4- Classificao de um Computador 5- Sistema Operacional 6- Programas 7- Hardware 8- Software 9- Processamentos 10- Estrutura Lgica 11- Unidade Lgica

12- Memria 13- Memria Primria 14- Memria RAM 15- Memria ROM 16- Dispositivos Entrada/Sada 17- Ligao de um Computador

O computador uma mquina que processa informaes electronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas. Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, mdio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portteis (notebooks e handhelds). Conceptualmente todos eles realizam funes internas idnticas, mas em escalas diferentes.

A classificao pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de: Capacidade de processamento; Velocidade de processamento e volume de transaces; Capacidade de armazenamento das informaes; Sofisticao do software disponvel e compatibilidade; Tamanho da memria e tipo de UCP.

Um computador precisa sempre de no mnimo ter um programa em execuo por todo o tempo para operar. Tipicamente este programa o sistema operacional (ou sistema operativo), que determina quais programas vo executar, quando, e que recursos ele poder utilizar.

Programas so simplesmente grandes listas de instrues para o computador executar, tais com tabelas de dados. Muitos programas de computador contm milhes de instrues, e muitas destas instrues so executadas repetidamente.

a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsveis pelo processamento das informaes. Ex: teclado, vdeo, impressora, rato, caixas de som etc.

So programas (conjunto de instruces) necessrios para que o computador possa realizar tarefas, auxiliando e agilizando o trabalho do usurio. Ex: Windows, Word, Excel, Power Point, Corel Draw etc.

O processador (ou CPU) uma das partes principais do hardware do computador e responsvel pelos clculos, execuo de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados est directamente ligada velocidade do processador.

A estrutura interna de um computador pode ser dividida em quatro unidades lgicas: a unidade central de processamento, a memria, os circuitos de entrada e sada e os programas (software).

10

A unidade lgica e aritmtica (ULA) a unidade central do processador, que realmente executa as operaes aritmticas e lgicas entre dois nmeros. Seus parmetros incluem, alm dos nmeros operandos, um resultado, um comando da unidade de controle, e o estado do comando aps a operao. O conjunto de operaes aritmticas de uma ULA pode ser limitado a adio e subtraco.

11

A memria um dispositivo que permite ao computador armazenar dados por certo tempo. Actualmente o termo geralmente usado para definir as memrias volteis, como a RAM, mas seu conceito primordial tambm aborda memrias no volteis, como o disco rgido. Parte da memria do computador feita no prprio processador; o resto diludo em componentes como a memria RAM, memria cache, disco rgido e leitores de mdias removveis, como disquete, CD e DVD. A memria do computador normalmente dividida entre primria e secundria, sendo possvel tambm falar de uma memria "terciria".

12

A memria primria aquela a cessada directamente pela Unidade Lgica e Aritmtica. Tradicionalmente essa memria pode ser de leitura e escrita (RAM) ou s de leitura (ROM), normalmente a memria primria comunica com a ULA por meio de um barramento ou canal de dados. A velocidade de acesso a memria um factor importante de custo de um computador

13

A memria RAM (Random Access Memory) uma sequncia de clulas numeradas, cada uma contendo uma pequena quantidade de informao. A informao pode ser uma instruo para dizer ao computador o que fazer. As memrias RAM so denominadas genericamente de DRAM (RAM dinmica), pelo fato de possurem uma caracterstica chamada refrescamento de memria, que tem a finalidade de manter os dados armazenados enquanto o computador estiver ligado

14

A memria ROM (Read-Only Memory) uma memria que s pode ser lida e os dados no so perdidos com o desligamento do computador. A diferena entre a memria RAM e a ROM que a RAM aceita gravao, regravao e perda de dados. Mesmo se for enviada uma informao para ser gravada na memria ROM, o procedimento no executado A memria secundria ou memria de massa usada para gravar grande quantidade de dados, que no so perdidos com o desligamento do computador, por um perodo longo de tempo.

15

Os dispositivos de entrada/sada so, tal como o nome o indica, os pontos de entrada e de sada de informao no computador. Entre eles esto o teclado, o monitor e a impressora, os dispositivos de armazenamento, bem como muitos outros. Os dispositivos de armazenamento, no entanto, so os mais prticos e importantes, pois salvaguardam a informao que no est em uso na memria e que, mais tarde, podem ser necessrios. Graas sua separao fsica dos outros componentes, estes dispositivos so vulgarmente chamados de perifricos. Podemos ter dispositivos que funcionam tanto para entrada como para sada de dados, como o modem e o drive de disquete. Actualmente, outro dispositivo de hbrido de dados a rede de computadores.

16

Legenda:
01- Monitor 02 Motherboard 03 Processador 04 Memria RAM 05 Placas de Rede, Som, Vdeo, Fax, etc 06 Fonte de Energia 07 Leitor de CDs e/DVDs 08 Disco Rgido 09 Rato 10 Teclado
17

Potrebbero piacerti anche