Sei sulla pagina 1di 23

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Prof. Rosngela Reis Biomdica

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Omisso de Socorro & Juramento do Biomdico

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Omisso de Socorro
um dos crimes previstos no Cdigo Penal brasileiro, em seu art. 135.

o exemplo clssico do crime omissivo.


Deixar de prestar socorro a quem no tenha condies de socorrer a si prprio ou comunicar o evento a autoridade pblica que o possa faz-lo, quando possvel, crime

tica e Relaes Humanas no Trabalho


O dever de prestar socorro a quem se acha especialmente afetado em sua incolumidade fsica ou fisiolgica nasce da situao de fato e fundamenta-

se no valor tico-social da solidariedade humana, no necessitando, portanto, ter fonte em um


negcio jurdico, assim qualquer pessoa est adstrita a socorrer, desde que lhe seja possvel faz-lo sem risco pessoal.

tica e Relaes Humanas no Trabalho


Deixar de prestar socorro significa no dar nenhuma assistncia vtima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, j est prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro vtima, podendo faz-lo, estar cometendo o crime de omisso de socorro, mesmo que no seja a causadora do evento.

tica e Relaes Humanas no Trabalho A obrigao legal de prestar socorro aos enfermos aplica-se ao profissional da rea da sade. Deixar de faz-lo omisso passvel de capitulao no cdigo penal. Configura, ademais, falta tica,sujeitando o profissional a sanes que vo da advertncia verbal at perda do diploma.

tica e Relaes Humanas no Trabalho Importante: O fato de chamar o socorro especializado, nos casos em que a pessoa no possui um treinamento especfico ou no se sente confiante para atuar, j descaracteriza a ocorrncia de omisso de socorro.

tica e Relaes Humanas no Trabalho


Prestao de Socorro O prestador de socorro deve ter em mente que a vtima possui o direito de recusa do atendimento. No caso de adultos, esse direito existe quando eles estiverem conscientes e com clareza de pensamento. Isto pode ocorrer por diversos motivos, tais como crenas religiosas ou falta de confiana no prestador de socorro que for realizar o atendimento. A vtima no pode ser forada a receber os primeiros socorros, devendo assim certificar-se de que o socorro especializado foi solicitado e continuar monitorando a vtima, enquanto tenta ganhar a sua confiana atravs do dilogo.

tica e Relaes Humanas no Trabalho


Caso a vtima esteja impedida de falar em decorrncia do acidente, como um trauma na boca por exemplo, mas demonstre atravs de sinais que no aceita o atendimento, fazendo uma negativa com a cabea ou empurrando a mo do prestador de socorro, deve-se proceder da seguinte maneira:

No discuta com a vtima. No questione suas razes, principalmente se elas forem baseadas em crenas religiosas. No toque na vtima, isto poder ser considerado como violao dos seus direitos.

tica e Relaes Humanas no Trabalho


Converse com a vtima, informe a ela que voc possui treinamento em primeiros socorros, que ir respeitar o direito dela de recusar o atendimento, mas que est pronto para auxili-la no que for necessrio. Arrole testemunhas de que o atendimento foi recusado por parte da vtima. No caso de crianas, a recusa do atendimento pode ser feita pelo pai, pela me ou pelo responsvel legal. Se a criana retirada do local do acidente antes da chegada do socorro especializado, o prestador de socorro dever, se possvel, arrolar testemunhas que comprovem o fato.

tica e Relaes Humanas no Trabalho


O consentimento para o atendimento de primeiros socorros pode ser formal, quando a vtima verbaliza ou sinaliza que concorda com o atendimento, aps o prestador de socorro ter se identificado como tal e ter informado vtima de que possui treinamento em primeiros socorros, ou implcito, quando a vtima esteja inconsciente, confusa ou gravemente ferida a ponto de no poder verbalizar ou sinalizar consentindo com o atendimento. Neste caso, a legislao infere que a vtima daria o consentimento, caso tivesse condies de expressar o seu desejo de receber o atendimento de primeiros socorros. O consentimento implcito pode ser adotado tambm no caso de acidentes envolvendo menores desacompanhados dos pais ou responsveis legais. Do mesmo modo, a legislao infere que o consentimento seria dado pelos pais ou responsveis, caso estivessem presentes no local.

tica e Relaes Humanas no Trabalho De acordo com o Cdigo de tica do Profissional Biomdico: Art. 10 - Nas relaes com a coletividade, o Biomdico no poder: II) - recusar, a no ser por motivo relevante, assistncia profissional a quem dela necessitar;

tica e Relaes Humanas no Trabalho

No se esquea que um atendimento de emergncia mal feito pode comprometer ainda mais a sade da vtima.

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Biomedicina?

Biomdico?

tica e Relaes Humanas no Trabalho

O Biomdico no tem como atribuio a prescrio e/ou solicitao de exames; muito menos a parte clnica que cabe a Medicina.

tica e Relaes Humanas no Trabalho


Funo O Biomdico tem como funo primordial o trabalho de identificao, classificao e estudo dos microorganismos causadores de enfermidades; alm de pesquisar medicamentos e vacinas para combat-las. Ou seja, atua com pesquisa!

tica e Relaes Humanas no Trabalho O curso de Biomedicina foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina com o objetivo de suprir a carncia de docentes especializados na rea da sade e tambm para formar cientistas em potencial, ou seja, pessoas que tenham familiaridade com mtodos cientficos e que possam, atravs desse conhecimento, desenvolver um plano de pesquisa dentro da rea biomdica.

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Juramento do Biomdico

tica e Relaes Humanas no Trabalho

" Juro por toda minha existncia cumprir com

zelo e probidade todas as atividades inerentes profisso de Biomdico que me forem confiadas.

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Juro diante de Deus e dos homens no medir esforos para exercer com dignidade e tica a Biomedicina.

tica e Relaes Humanas no Trabalho

juro estar atento evoluo cientfica para empreg-la em prol da humanidade.

tica e Relaes Humanas no Trabalho

Juro cumprir estes preceitos para poder usufrir da benevolncia de Deus e da confiana dos homens. "

...Ento caros colegas, trabalhar com sade e, principalmente, ser biomdico no esperar glrias e flores em sua asceno. trabalhar para ver o sorriso de quem pode ser mais feliz com a sua colaborao, passar noites acordado procurando soluo para os problemas alheios, sacrificar a sua vida em prol de outrem.... esperar 20 anos pelo seu devido reconhecimento (e se este um dia for condecorado). Ser Biomdico viver a vida em sua mais pura e divina essncia, fazer o bem sem olhar a quem. o amor que voc doa todos os dias e a lio de vida que te acompanhar eternamente...
Autor desconhecido

Potrebbero piacerti anche