Sei sulla pagina 1di 28

GIARDASE

A Giardase uma infeco causada por protozorios que acometem, principalmente, a poro superior do intestino delgado. considerada uma zoonose, ou seja doena transmitida ao homem de origem dos animais.

Giardia intestinalis

Agente etiolgico Giardia intestinalis, protozorio flagelado, foi inicialmente chamado de Cercomonas intestinalis por Lambl em 1859 e renomeado Giardia lamblia por Stiles, em 1915, em memria do Professor A. Giard, de Paris e Dr. F. Lambl, de Praga. Muitos consideram Giardia intestinalis, o nome correto para esse protozorio.

Giardia intestinalis

Introduo:
A Giardia Lamblia se apresenta sob duas formas: Trofozotos: ( Piriforme com disco suctorial, dois ncleos e oito flagelos; vive no intestino humano). Cistos: ( Ovide, tetranucleado, com estruturas nucleares desorganizadas; eliminado aos milhes com as fezes, contaminando a gua e os alimentos).

A)

B)

MORFOLOGIA: O corpo em forma de uma pra; arredondado anteriormente, delgado posteriormente, medindo 10 a 30 micra de comprimento por 5 a 15 de largura. Na face ventral encontra-se, de cada lado, um disco em forma de ventosa, quase circular, por meio dos quais o parasita se fixa superfcie das clulas epiteliais dos intestinos de seus hospedeiros parasitados. Tem ainda esse protozorio, quatro pares de flagelos(caudas), que se acham dispostos simetricamente com origens em blefaroplastos de disposies descritas de maneiras diversas por vrios observadores. Tem tambm dois ncleos esse protozorio e no possui citstoma. Tais protozorios flagelados multiplicam-se por um processo complicado de diviso longitudinal. A Girdia se encista e seus cistos tem a forma ovide e em indivduos encistados, podem-se ver os flagelos movendo-se dentro dos cistos. Tais formas encistadas so muito comumentemente encontradas nas fezes de indivduos parasitados. S quando as fezes se apresentam diarricas que esse parasita se apresenta na forma chamada livre(vegetativa).

Modos de transmisso Direta , Indireta, Imunidade j desenvolvida


A transmisso de Giardia lamblia de pessoa a pessoa ocorre por transferncia dos cistos presentes nas fezes de um indivduo infectado, atravs do mecanismo mo-boca. provvel que as pessoas infectadas porm assintomticas (situao muito comum), so mais importantes na transmisso do agente do que aquelas pessoas que apresentam diarria (infeco sintomtica). A transmisso ocorre quando h a ingesto de gua contaminada com fezes contendo o cisto, e com menor freqncia, por alimentos contaminados pelas fezes. As concentraes de cloro utilizadas para o tratamento da gua no matam os cistos da Giardia, especialmente se a gua for fria; gua no filtrada proveniente de crregos e rios expostos a contaminao por fezes dos seres humanos e dos animais constitui uma fonte de infeco comum. A Giardia no transmitida atravs do sangue. Pode ser transmitida tambm atravs da colocao de algo na boca que entrou em contato com fezes contaminada; da ingesto de gua contaminada por Giardia; gua de piscinas, lagos, rios, fontes, banheiras, reservatrios de gua que possam estar contaminado por fezes de animais e/ou seres humanos infectados. Ou atravs da ingesto de alimentos mal cozidos contaminado por Giardia spp.

Giardia lamblia (monte molhado cycst) Este organismo um pathogenic flagele. Este GIF animado mostra o vista que a pessoa veria como eles se concentram para baixo e para cima atravs do organismo que o cisto s rapresenta numa preparao do monte molhada. Esta imagem microphotographic de bactrias foi tomada ao Estado laboratrio de sade pblico Oregon. O departamento de Parasitology OSPHL equipado com uma 200 mquina fotogrfica digital Leica DC montada sobre um microscpio Leica DMLS. Esta aparelhagem usada juntamente com a diviso de doenas (DPDx) parasticos aos centros para que controle de doena & preveno (CDC) ajudar na diagnose rpida de doenas parasticas fora do comum ou difceis usando imagens digitais e Internet. Veja imagens de: Parasitos

Molhe trophozoite de monte - Giardia lamblia Este organismo um pathogenic flagele. Este GIF animado mostra o vista que a pessoa veria como eles se concentram para baixo e para cima atravs do organismo que a trophozoite s rapresenta numa preparao do monte molhada. Esta imagem microphotographic de bactrias foi tomada ao Estado laboratrio de sade pblico Oregon. O departamento de Parasitology OSPHL equipado com uma 200 mquina fotogrfica digital Leica DC montada sobre um microscpio Leica DMLS. Esta aparelhagem usada juntamente com a diviso de doenas (DPDx) parasticos aos centros para que controle de doena & preveno (CDC) ajudar na diagnose rpida de doenas parasticas fora do comum ou difceis usando imagens digitais e Internet. Veja imagens de: Parasitos

Sinonmia: Enterite por girdia.

Agentes Etiolgico: Giardia lamblia, Giardia intestinalis Giardia duodenalis Reservatrios: O homem e alguns animais domsticos ou selvagens, como ces, gatos e castores.

Ciclo Biolgico:
1) Ingesto dos cistos. 2) Tubo digestivo. 3) Intestino delgado: desencistamento, liberao dos trofozotos. 4) Trofozotos se dividem. 5) Encistamento do parasito. 6) Eliminao para o exterior, cistos.

Ciclo da Giardia lamblia Hospedeiro definitivo = Homem - Hospedeiro Intermedirio = No h. (ciclo monoxnico)

Life Cycle:
Ingesto dos cistos.

Tubo digestivo. Intestino delgado: desencistamento, liberao dos trofozotos. Trofozotos se dividem. Encistamento do parasito.

6 Eliminao de cistos

para o exterior com as fezes.

Sintomatologia
Vmito, diarria, esteatorria,flatulncia, fadiga;
Alterao da absoro dos nutrientes com anemia e desnutrio; Perda de apetite, clicas abdominais;

Os sintomas mais comuns da doena nos animais so:


fezes moles, odor ftido e algumas vezes diarria acompanhada
de dor abdominal, que pode ser intermitente e aguda e muitas vezes associada desidratao. Outros sinais incluem vmito, cansao, falta de apetite, perda de peso e anemia. O ser humano pode apresentar a mesma sintomatologia canina, ou seja: diarrias freqentes, vmitos, desidratao, fraqueza, dores abdominais, podendo evoluir para problemas mais graves quando no tratados.

PATOLOGIA

GIARDIA INTESTINALIS

Perodo de incubao - depois de um perodo de incubao que varia de 5 a 25 dias, com uma mdia de 7 a 10 dias, podem aparecer infeces sintomticas tpicas.

PATOGENIA E SINTOMATOLOGIA:
Vrios patologistas e parasitologistas de renome, como Graig, no admitem o papel patognico da Girdia. Culbertson (1942) fala da ocorrncia de Girdias nas fezes de pessoas apresentando dores abdominais bem como da inflamao da vescula, freqentemente observada; porm, geralmente, a Girdia desenvolve-se no intestino em associao com outros agentes patognicos, tais como Entamoeba histolytica, provavelmente a responsvel pela sintomatologia, apresentada nesses casos. Assim, segundo tal autor, a Girdia no pode ser responsabilizada pela doena. Entretanto, tomando-se por base observaes muito cuidadosas, em que foi eliminada a possibilidade de outras espcies patognicas, sem dvida alguma a Giardia lamblia, em determinados casos, agente causal de perturbaes para o lado do aparelho digestivo.

O prprio Craig descreveu milhares de trofozotas de Girdias nas criptas duodenais, inseridas as clulas por meio de seus discos sugadores, produzindo irritaes superficiais ou agravando uma condio inflamatria existente, ocasionando assim, diarria crnica. Clinicamente a doena apresenta em primeiro lugar, perturbaes dolorosas no apenas para o lado intestinal quanto tambm para o lado do fgado, semelhantes aos de litase vesicular. Quando de localizao duodenal determinam duodenite, com dores na regio epigstrica e simultnea perturbao do tipo dispptico (vmitos). O homem parasitado, queixa-se de azias, nuseas, digesto difcil. As fezes diarreicas, apresentam-se lquidas, ou ento moles com a consistncia de mingau, muito ftidas, as vezes de colorao esverdeada. tambm muito discutida a questo da Giardiose vesicular. Pietro Allodi, relata casos de colescistites por Girdia, com sintomatologia simuladora de colelitase, mas com o diagnstico baseado na presena de Girdias na bile.

Diagnstico
Histria do paciente, exame fsico. Exame de fezes: fezes formadas, fezes diarricas. Bipsia jejunal e exame do fluido duodenal, endoscopia. Imunolgico, ELISA. ProSpecT Giardia Ensaio em Microplaca

Diagnstico

a Conduta mdica e diagnstico - giardase diagnosticada pela


identificao dos cistos ou trofozotos nas fezes; o mdico deve repetir o exame pelo menos trs vezes antes de fechar o diagnstico, atravs de exames diretos e processos de concentrao. A identificao de trofozotos no liquido duodenal e na mucosa atravs da biopsia do intestino delgado pode ser um importante mtodo diagnstico. muito importante que seja feito o diagnstico diferencial com outros patgenos que podem causar um quadro semelhante. A suspeita de casos de Giardia e outras diarrias devem ser notificadas vigilncia epidemiolgica local, regional ou central, para que a investigao epidemiolgica seja desencadeada na busca dos fatores causadores e medidas de controle sejam tomadas. O servio de sade deve registrar o quadro clnico do paciente e sua histria de ingesto de gua e alimentos suspeitos nas ltimas semanas, bem como, solicitar os exames laboratoriais necessrios para os casos suspeitos.

Epidemiologia
A Girdia um parasita cosmopolita e o mais freqente dos flagelados parasitas do intestino do homem; Encontrada no mundo todo, crianas de 8 meses a 1012 anos; Algumas espcies de animais como ces, cavalos, cabras, coelhos, cobaias e algumas aves; Brasil a prevalncia de 4% a 30%; Educao em sade; Cuidados sanitrios individuais e coletivos;

Medidas de controle
1) notificao de surtos - a ocorrncia de surtos (2 ou mais casos) requer a notificao imediata s autoridades de vigilncia epidemiolgica municipal, regional ou central, para que se desencadeie a investigao das fontes comuns e o controle da transmisso atravs de medidas preventivas (medidas educativas, verificao das condies de saneamento bsico e rastreamento de alimentos). Orientaes podero ser obtidas junto Central de Vigilncia Epidemiolgica Disque CVE, no telefone 0800-55-5466. 2) medidas preventivas a infeco prevenida evitando-se ingerir gua ou alimentos que possam estar contaminados com as fezes; educao sanitria desempenha um importante papel na preveno da doena; a gua proveniente de abastecimentos pblicos localizados em reas de risco devem ser filtradas; etc..

3) medidas em epidemias a investigao epidemiolgica dos casos necessria ser feita em grupos, uma regio ou instituio, para saber precisamente a fonte de infeco e o modo de transmisso; com o intuito de identificar e eliminar o veculo comum de transmisso. O controle da transmisso de pessoa-a-pessoa requer higiene rgida pessoal e disposio sanitria das fezes.

Tratamento
Ciclos teraputicos; Metronidazol (Flagil); Tinidazol (Fasigyn); Furazolidona (Giarlam); Secnidazol (Secnidazol);

Tratamento
O tratamento deve ser feito com metronidazol ou tinidazol. Apesar da doena infectar todas as pessoas, crianas e mulheres grvidas podem ser mais susceptveis a desidratao causada pela diarria, portanto, deve-se administrar fluiodoterapia se necessrio. Furazolidona tambm utilizada no tratamento de amebases.

TERAPUTICA:
Vrios produtos tem indicao no tratamento dessa parasitose, sendo os mais eficientes aqueles a base de atebrina, um derivado da acridina, ministrado na forma de comprimidos por cinco dias seguidos. Existem tambm novos quimioterpicos, igualmente eficientes contra o parasita.

OBSERVAES FINAIS:
importante que o criador ou mero afeioado de ces no se preocupe em demasia com esse tema, quanto outros similares, sob pena de tornar-se doente imaginrio, comeando por enxergar doenas at em sua prpria sombra, o que ento ser motivo de preocupao, agora no apenas sob o ponto de vista somtico como tambm psicolgico. Moderao necessria e bom senso so indispensveis portanto. No mundo estamos cercados por outros seres, que como ns tambm necessitam e lutam para viver. Nossa vida deve ser compartilhada com todos, somente no devemos impassivelmente permitir, que outros seres vivos, alguns deles nocivos, ultrapassem os limites dessa co-participao universal.

OBRIGADO PELA ATENO

Potrebbero piacerti anche