Sei sulla pagina 1di 1

As principais caractersticas da Teoria Neoclssica so as seguintes: 1. nfase na prtica da administrao; 2. Reafirmao dos postulados clssicos; 3.

nfase nos princpios gerais de administrao; 4. nfase nos objetivos e nos resultados; 5. Ecletismo nos conceitos (Formado por elementos colhidos em diferentes gneros ou opinies). Apesar de fortemente calcada na Teoria Clssica, a Teoria Neoclssica agregou contribuies das diversas Teorias preexistentes: Teoria das Relaes Humanas - organizao informal, dinmica de grupos, liderana; Teoria da Burocracia - Organizao hierrquica, autoridade/ responsabilidade, princpios e normas formais de organizao; Teoria Estruturalista - conflito entre objetivos pessoais e organizacionais, relacionamento entre organizao e meio ambiente; Teoria Behaviorista - Comportamento humano e conflitos nas organizaes; Teoria Matemtica - Abordagem de mensurao de resultados; Teoria dos Sistemas - Organizao como um sistema composto de mltiplos subsistemas.

A Teoria Neoclssica surgiu na dcada de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizaes e problemas administrativos decorrentes da poca. A abordagem neoclssica nada mais do que a redeno da Teoria Clssica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizaes de hoje .

I - Levinson: A presso exercida sobre os gerentes. Compara os gerentes da ApO a cobaias de laboratrio, tendo a sua frente apenas duas opes: acertar o caminho para o labirinto e comer, ou errar e passar fome. II - Lodi: A ApO tende a exigir muito de cada um e isto pode gerar hostilidades, irritaes, perda de clientes, individualismo e falta de cooperao. A premiao por merecimento pode gerar uma corrida pelas metas e estratgias de curto prazo em detrimento dos objetivos de longo prazo da organizao. III - Outras Crticas: falta de conhecimento do modelo de planejamento; objetivos traados superficialmente sem o comprometimento de todos. Elaborao de planos de gabinete, sem o envolvimento da cpula diretiva da organizao.

Cada

PRINCIPAIS CARACTERSITICAS

INTRODUO

TEORIA NEOCLSSICA

uma das funes do administrador (planejamento, organizao, direo e controle), vistas separadamente, no passam de funes administrativas. Porm, quando vistas como um todo, formam o processo administrativo. 1. Planejamento - O planejamento a funo administrativa que serve de base para as demais. 2.Execuo - Basicamente, do ponto de vista operacional, a ApO se diferencia das demais teorias por buscar eficincia a partir da valorizao dos funcionrios de todas as camadas, onde incentivada a participao desde a Diretoria at o cho de fbrica. 3.Controle - A ApO trabalha com alvos quantificados, pois a anlise dos resultados permite avaliar o progresso. 4.Avaliao - permite uma forma de reviso regular do processo atravs da avaliao dos objetivos alcanados, e proporcionando informaes para o estabelecimento de novas metas a serem atingidas no planejamento seguinte. Referem-se ao nvel hierrquico no qual as decises devem ser tomadas. Centralizao significa que a autoridade para tomar decises est prxima ao topo da organizao. Na descentralizao, a autoridade de tomar decises deslocada para os nveis inferiores organizao.

CENTRALIZO versus DESCENTRALIZAO

ADMINISTRAO COMO TCNICA SOCIAL

DECORRNCIAS

Para os neoclssicos a Administrao consiste em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum. E o bom administrador , naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcanar seus objetivos com o mnimo dispndio de recursos e de esforo.

ASPECTOS ADMINISTRATIVOS COMUNS S ORGANIZAES Quanto aos Objetivos:


1. As organizaes no vivem para si prprias, mas so meios, so organismos sociais que visam realizao de uma tarefa social. 2. O objetivo da organizao est fora dela, e sempre uma contribuio especfica para o indivduo e a sociedade.

Quanto administrao:
1. Todas as organizaes so diferentes em seus objetivos, em seus propsitos, mas so essencialmente semelhantes na rea administrativa. 2. Todas elas exigem uma estrutura determinada, de um lado, pela tarefa e por suas demandas e, de outro, por princpios de administrao genricos e adequados lgica da situao.

A Teoria Neoclssica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos vlidos e relevantes da Teoria Clssica, porm sem os exageros e distores desta, condensando-os com outros conceitos, tambm relevantes, de outras teorias administrativas, ao longo das trs ltimas dcadas. A Teoria Neoclssica concebe a Administrao como um processo de aplicao de princpios e de funes para o alcance de objetivos. As decorrncias da Teoria Neoclssica, segundo Chiavenato, so trs: * Quanto ao Processo Administrativo
(Planejamento, Controle); Organizao, Direo e

ADMINISTRAO POR OBJETIVOS


A Administrao por objetivos ou administrao por resultados constitui hoje em dia uma estratgia administrativa bastante difundida e plenamente compatvel com o esprito pragmtico e democrtico da teoria neoclssica.

PRINCPIOS BSICOS

1. Diviso do Trabalho 2. Especializao 3. Hierarquia 3.1 Autoridade distingue-se por trs caractersticas: Autoridade alocada em posies da organizao e no em pessoas; Autoridade aceita pelos subordinados; Autoridade flui abaixo, por meio da hierarquia verticalizada. 3.2 Responsabilidade o outro lado da moeda. Significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. 3.3 Delegao o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posies inferiores na hierarquia.

Eficincia nfase nos meios


Fazer corretamente as coisas Resolver problemas Salvaguardar os recursos Cumprir tarefas e obrigaes Treinar os subordinados Manter as mquinas

Eficcia
nfase nos resultados Fazer as coisas certas Atingir os objetivos Otimizar a utilizao dos recursos Obter resultados Proporcionar eficcia aos subordinados Mquinas funcionando

Quanto ao desempenho individual:


1. o campo onde h menor diferena entre as organizaes. O desempenho individual a eficcia do pessoal que trabalha dentro das organizaes. So indivduos que fazem, decidem e planejam, enquanto as organizaes so fices legais, pois, por si, nada fazem, decidem e planejam. 2. As organizaes s atuam medida que os seus administradores agem, e cada vez maior o nmero de pessoas que tm de ser eficientes para que a organizao funcione, de um lado, e para que se auto-realizem e satisfaam suas prprias necessidades, de outro. A eficcia necessria organizao (para poder funcionar) e ao prprio indivduo (para poder alcanar satisfao).

* Quanto aos Tipos de Organizao


(Caractersticas Bsicas da Organizao, Formal, Organizao Linear, Organizao Funcional, Organizao Linha "Staff", Comisses); * Quanto a Departamentalizao (Tipos de Departamentalizao, Escolhas de Alternativas de Departamentalizao, Apreciao Crtica da Departamentalizao).

DESENVOLVIDO POR ANDREZA SOARES, KRISHNA MEMRE E RICARDO

Potrebbero piacerti anche