Sei sulla pagina 1di 16

Faculdade de Excelncia Educacional do Rio Grande do Norte R. Dr.

Hernany Hugo Gomes, 90 Capim Macio Natal/RN - CEP: 59082-270 http://www.fatern.edu.br Prof Rubens Jr.

DIAGRAMA DE COLABORAO
William Fernandes Jean Eldert Rhuan

Diagrama de Colaborao
Mostra a interao organizada ao lado de cada classe de objetos e a ligao entre elas. Como o diagrama de sequncia, o diagrama de colaborao mostra as mensagens trocadas por um conjunto de objetos durante um cenrio. uma representao grfica alternativa para mostrar um cenrio. Descrevem grupos de objetos que colaboram atravs de comunicao.

Um diagrama de colaborao contm:


Objetos, que so representados por retngulos. Ligaes entre objetos, representadas por uma linha conectando os objetos. Mensagens trocadas entre objetos em uma sequncia ordenada Fluxo de dados entre objetos se houver.

Exemplo de Diagramas de Colaborao

Objetivo:
Agrupar as mensagens entre pares de objetos de forma a fazer-se um levantamento das necessidades de comunicao.

Atravs do diagrama de colaborao mais fcil visualizar as mensagens trocadas entre os objetos, subsidiando assim a elaborao do diagrama de classes de objetos. Os objetos e as mensagens so as mesmas do diagrama de seqncia. Utilizando o diagrama de colaborao possvel identificar se existe algum objeto que no troca mensagens com outro. Caso isto acontea deve-se analisar o modelo de origem e verificar se este objeto mesmo necessrio. Os diagramas de seqncia e de colaborao sero mais utilizados no desenvolvimento do projeto quando so projetadas as implementaes dos relacionamentos.

A importncia de Diagramas de Interao


Uma das coisas mais difceis de fazer no projeto de um sistema a atribuio de responsabilidades a objetos e a consequente colaborao entre objetos Os diagramas de interao ajudam muito a construir o sistema e uma boa parcela do tempo deve ser dedicado sua construo principalmente aqui que bons princpios de projeto sero usados Esta seo discute apenas a notao empregada em diagramas de colaborao Sees subsequentes trataro da distribuio de responsabilidades entre objetos e apresentar padres de projeto

Como criar Diagramas de Colaborao


Criar um diagrama separado para cada operao do sistema sendo desenvolvida na iterao corrente. Para cada mensagem de operao do sistema, um diagrama constitudo com essa mensagem inicial. Se o diagrama ficar complexo (no cabe numa nica pgina), quebre-o em diagramas menores. Usando o contrato das operaes (principalmente as ps-condies) e os Use Cases como ponto de partida, projete um sistema de objetos interagindo entre si para realizar as tarefas. Aplique padres de projeto para desenvolver um bom projeto.

Contedo dos Diagramas de Colaborao


Voc pode ter objetos e instncias de ator em diagramas de colaborao, junto com links e mensagens descrevendo como eles esto relacionados entre si e como interagem. O diagrama descreve o que ocorre com os objetos participantes e, como eles se comunicam entre si por intermdio de mensagens. Voc pode criar um diagrama de colaborao para cada variante de fluxo de eventos de um caso de uso.

Relao entre Diagramas de Colaborao e outros artefatos

DVIDAS ???

Fim!

Potrebbero piacerti anche