Sei sulla pagina 1di 11

Realizado por : - Eduardo Tavares N 8 - Jos Carlos N10 -Suse Carvalhoso N15 -- Tiago Maia N 16 --Tiago Correia N17

ndice
Introduo O que toxicodependncia? Tipos de Drogas Bibliografia

Introduo

Ns escolhemos este tema porque actual e esta informao til para todos .

O que a toxicodependncia?
A toxicodependncia define-se como uma dependncia a um "txico" ou droga que provoca perturbaes psicolgicas ao consumidor. As drogas no so todas iguais quanto sua perigosidade e, para aumentar a confuso, algumas drogas mais txicas (ex: o lcool) podem ser ingeridas de forma controlada por muita gente sem problemas de maior. Por outro lado, a herona, ao contrrio do lcool, uma droga com menos efeitos txicos a longo prazo (embora, tal como consumida actualmente - em condies de marginalidade, falta de higiene e sem controlo - possa ser muito perigosa), mas que tem uma capacidade to elevada de criar dependncia, que impossvel deixar de ficar "agarrado" aps alguns consumos.

Tipos de Drogas

Ayahuasca

Cocana

Ecstasy Canbis

Ayahuasca

Ayahuasca (pronuncia-se Aiuasca em portugues),nome de origem inca, refere-se a uma bebida ritual produzida a partir da decoco de duas plantas nativas da floresta amaznica: o Banisteriopsis, que serve como irmo e folhas da rubicea Psychotria viridis . tambm conhecida por caapi, yag, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, daime, kahi, natema, pind, dpa, mihi, 'vinho da alma', 'professor dos professores', 'cip da pequena morte', entre outros. O nome mais conhecido, ayahuasca, significa "liana dos espritos". Utilizada pelos incas e tambm por pelo menos setenta e duas tribos indgenas diferentes da Amaznia. utilizada em pases como Peru, Equador, Colmbia, Bolvia e Brasil. Seu uso se expandiu pela Amrica do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados, sendo os mais significativos o Santo Daime, A Barquinha, e a Unio do Vegetal, alm de dissidncias destas e grupos (centros, ncleos ou igrejas) independentes que o consagram em seus rituais.

Cocana

A cocana, benzoilmetilecgonina ou ster do cido benzico um alcalide usado como droga, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, com efeitos anestsicos e cujo uso continuado, pode causar outros efeitos indejados como dependncia, hipertenso arterial e distrbios psiquitricos. A produo da droga realizada atravs de extrao, utilizando como solventes lcalis, acido sulfrico, querosene e outros.

Ecstasy

O Ecstasy, uma droga moderna sintetizada (feita em laboratrio), cujo efeito a diminuio da reabsoro da serotonina, dopamina e noradrenalina (produtos qumicos) que no crebro, onde estas substncias ficaro em maior contacto entre as sinapses, causando euforia, sensao de bem-estar, alteraes da percepo sensorial do consumidor e grande perda de lquidos, pertencente a famlia das anfetaminas.

Canbis

Canbis popularmente ou marijuana, referese a um nmero de droga psicoactivas derivadas da planta Cannabis. A forma herbcea da droga consiste de flores femininas.

Ketamina

A ketamina um poderoso anestsico dissociativo que se encontra sob a forma de p branco, lquido ou tablete e que consumido por via oral, inalada ou injectada. A sua posse no ilegal, dado que prescrita por mdicos.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga

Potrebbero piacerti anche