Sei sulla pagina 1di 25

Cirurgia Ambulatorial

Pequenas cirurgias

4 Semestre de Enfermagem Ateno de Enfermagem ao Paciente Cirrgico I Equipe: Nildiany Bispo

Cirurgia dos cristalinos Extrao


de catarata

Finalidade
a remoo do cristalino opaco do interior do olho. Os distrbios do cristalino so a opacificao e o deslocamento, resultando em viso turva sem dor ou inflamao. Esta cirurgia tem como finalidade reverter o quadro turvo, ou seja, faz com que o paciente volte a enxergar melhor, tendo uma viso mais clara, vvida e ntida.

Preparo Pr-Operatrio Mediato

Solicitar a entrega dos exames properatrios realizados como: microscopia especular e da biometria, Tese de Snellen, Densidometria e Pupilometria; Orientar o paciente sobre a interveno planejada e necessidade de manuteno dos cuidados domiciliares; Levar ao hospital todos os exames: laboratrio e clnico, e caso esteja fazendo uso de algum remdio, tom-los conforme recomendao da consulta pranestsica;

Explicar que no dia da cirurgia no use maquiagem, creme ou qualquer outro produto no rosto; Solicitar que o mesmo comparea acompanhado de um adulto e deixe objetos de valor em casa; Ficar em jejum por pelo menos 08 horas antes da cirurgia.

Orientaes do PrOperatrio Imediato


Admitir o paciente na unidade; Pegar a assinatura do consentimento informado, por parte do paciente; Anexar todos os exames laboratrios e clnico; Confirmar hora da cirurgia junto ao C.C; Encaminh-lo juntamente com o pronturio.

Cuidados de Enfermagem no Ps-Operatrio Imediato


Aps a cirurgia, realizado um curativo, que ser removido em 01 ou 02 dias, iniciando-se depois a teraputica com colrios e pomadas na vista operada. A maioria dos pacientes tem um ou ambos os olhos tamponados e o dficit sensorial deve ser notado.

A enfermeira deve documentar todas as observaes ps-operatrias; Verificar se o paciente se adapta com segurana as alteraes visuais sensoriais e de percepo ; Se permanece livre de sinais e sintomas de infeco ps-operatria; Se identifica atividades que podem aumentar a presso intra-ocular.

Orientaes ao Paciente para a sua Recuperao no PsOperatrio


No primeiro dia aps a cirurgia, deve-se ter repouso e no comprimir o olho operado ao deitar; Evitar movimentos bruscos com a cabea, no levantar nenhum tipo de peso; Usar os medicamentos receitados na dose e hora correta. No alterar, nem parar sem a ordem expressa de seu mdico;

Lavar as mos antes de pingar os colrios;

Evitar ambientes quentes e poludos, vapor, poeira, vento, shampoo e no coar o olho operado.

No esfregar qualquer tipo de material no olho, protegendo-o contra qualquer tipo de trauma durante trs meses; Em caso vermelhido outro tipo comunicar ao de dor e ou qualquer de sintoma, mdico.

Circunciso ou Postectom ia

Finalidade
a retirada da pele do prepcio que encobre a glande do pnis, geralmente sob anestesia local nos adultos, e geral nas crianas. Esta cirurgia tem como finalidade proporcionar o alvio da fimose, uma condio na qual o orifcio do prepcio est estenosado ou muito estreito para permitir fcil retrao para trs da glande;

Evitar a balanopostite, inflamao conjunta da glande e prepcio com secreo purulenta;

Evitar a Parafimose recorrente, uma condio na qual o prepcio no pode ser facilmente reduzido a partir de uma posio retrada.

Preparo Pr-Operatrio Mediato


Recomenda-se um jejum de acordo com o tipo de anestesia : anestesia geral: 8 horas adultos 6 horas crianas anestesia local: 4 horas Deve-se fornecer o maior nmero de informaes possveis ao paciente a fim de orient-lo como ser feito o procedimento cirrgico, a fim de proporcionar-lhe segurana.

Cuidados de Enfermagem no Pr-Operatrio Imediato


Admitir o paciente na unidade Verificar os exames pr-operatrio e o termo de consentimento; Verificar se o paciente est ciente da interveno planejada; Fornecer explicaes claras e precisas sobre toda a interveno; inform-lo quanto anestesia; Confirmar o horrio da cirurgia; Proporcionar ambiente de aceitao e apoio; Manter a privacidade do paciente;

Cuidados de enfermagem no ps-operatrio imediato


Aps a cirurgia so dados pontos para fechamento da pele - normalmente a cirurgia no deixa cicatriz. O curativo composto de gaze com vaselina. *Administrar medicao prescrita.

A enfermeira deve documentar todas as observaes ps-operatrias; Ajudar o paciente a normalizar suas funes com conforto e da forma mais rpida e segura, at a normalizao de reflexos e SSVV; Verificar se ferida operatria apresenta boa cicatrizao, sinais de inflamao ou infeco no local.

Orientaes de enfermagem ao paciente para sua recuperao no ps-operatrio


No ps-operatrio importante manter o uso de analgsico por via oral, nos primeiros dias aps a cirurgia; Recomenda-se uma higiene genital cuidadosa e uso de creme antibitico e/ou antiinflamatrio por 15 dias aps a cirurgia.

Se faz necessrio evitar exerccios fsicos que possam traumatizar a regio cirrgica por 2 a 3 semanas; Colocar bolsa de gelo por 08 horas; Orientar que o retorno a vida sexual demora cerca de 30 dias.

Referncias Referncias

MEEKER, Margareth Huth; ROTHROCK, Jane C. Alexander: cuidados de enfermagem ao paciente cirrgico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1997. WHALEY & WONG, Donna L. Enfermagem Peditrica Elementos Essenciais Interveno Efetiva. 5 Ed., Tradutor Couto, Llis Borges do. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan, 1997. SMELTZER, Suzanne C. O'Connell; BARE, Brenda G. (Ed.). Brunner & Suddarth tratado de enfermagem mdico-cirrgica. 10. ed Volume: 1. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1997.

Potrebbero piacerti anche