Sei sulla pagina 1di 16

A CONSTITUIO E SEUS SENTIDOS

Sentido sociolgico: Ferdinand Lassalle: s h legitimidade na Constituio se representar o efetivo poder real (empresariado, grande burguesia, pequena burguesia, monarquia, intelectuais e a grande massa do povo, neste ltimo caso s se estiver politicamente organizado), do contrrio seria uma simples folha de papel.
Ferdinand Lassalle, nascido em Breslau em 11 de abril de 1825, considerado um precursor da socialdemocracia alem. Foi contemporneo de Karl Marx, com quem esteve junto durante a Revoluo Prussiana de 1848. Combativo e ativo propagandista dos ideais democrticos. Proferiu conferncia em 1863, que serviu de base para um livro importante para o estudo do direito constitucional (editado e traduzido para o portugus com nome "A Essncia da Constituio"). Lassalle morreu em 31 de agosto de 1864, nos subrbios de Genebra.

A CONSTITUIO E SEUS SENTIDOS


Sentido poltico: Carl Schmitt: h distino entre Constituio e leis constitucionais, aquela s se refere deciso poltica fundamental e estas aos demais dispositivos inseridos no texto constitucional que a pressupem, qualificando-se pelo formalismo ou rigidez que lhes dificultam a mudana (a distino aproxima-se do sentido formal e material da Constituio). A Constituio a deciso poltica do titular do poder constituinte.
Carl Schmitt (Plettenberg, 11 de julho de 1888 7 de abril de 1985) foi um jurista, filsofo poltico e professor universitrio alemo. considerado um dos mais significativos (porm tambm um dos mais controversos) especialistas em direito constitucional e internacional da Alemanha do sculo XX. A sua carreira foi manchada pela sua proximidade com o regime nacional-socialista. O seu pensamento era firmemente enraizado na f catlica, tendo girado em torno das questes do poder, da violncia, bem como da materializao dos direitos.

(Analista de Finanas e ControleSTN/2006/ESAF) Na concepo de constituio em seu sentido poltico, formulada por Carl Schmmitt, h uma identidade entre o conceito de constituio e o conceito de leis constitucionais, uma vez que nas leis constitucionais que se materializa a deciso poltica fundamental do Estado.

UM POUCO MAIS...
Critrio material torna-se possvel encontrar normas constitucionais fora do texto constitucional, na medida em que interessa o contedo da norma, e no a maneira pela qual ela foi introduzida no ordenamento interno. Critrio formal qualquer norma que tenha sido introduzida por meio de um procedimento mais dificultoso (do que procedimento de elaborao de normas infraconstitucionais), por um poder soberano, ter natureza constitucional, no importando o seu contedo (tomando-se o sentido formal, o que interessa a forma de nascimento da norma).

Sentido jurdico: Hans Kelsen


Plano lgico-jurdico Norma fundamental hipottica Plano do suposto Fundamento lgico-transcendental da validade da Constituio jurdico-positiva Plano jurdico-positivo Norma posta, positivada Norma positivada suprema

A CONSTITUIO E SEUS SENTIDOS


Konrad Hesse define a constituio como uma norma jurdica condicionada pela realidade histrica e, ao mesmo tempo, seu elemento normativo conformaria a realidade poltica e social. Sendo assim, a constituio jurdica poderia dominar a distribuio do poder, sendo esta a chamada fora normativa. Ao contrrio de Lassalle, Hesse via essa grande fora normativa a qual ele denominava vontade de constituio. Konrad Hesse (29 de janeiro de 1919 em Kaliningrado, Alemanha Oriental, 15 de maro de 2005 em Freiburg im Breisgau) foi um jurista alemo que, de 1975 at 1987, exerceu a funo de Juiz do Tribunal Constitucional Federal alemo, sito em Karlsruhe.

UM POUCO MAIS...
Karl Loewenstein v a constituio em sentido ontolgico, cujo mister a correspondncia com a realidade: a) o seu carter normativo, a constituio nada mais do que o conjunto de normas jurdicas que efetivamente dominam o poder estatal, vale dizer, aquela na qual o processo poltico, do poder, dominado pelas normas da Constituio ou, pelo menos adapta-se a elas. Para tanto pode ser semntica ou nominal: b) vista sob o aspecto semntico, mero instrumento para eternizao dos dominadores do Estado no poder; c) sob o aspecto nominal (constituies nominalistas), a constituio, apesar de buscar impor limites aos agentes do Estado, no consegue se impor, porquanto a dinmica da realidade impe-se ao texto constitucional.
Karl Loewenstein ( Munique , 09 de novembro de 1891 - Heidelberg , 10 de julho de 1973 ), filsofo alemo , considerado por muitos especialistas como um dos fundadores do constitucionalismo moderno. Sus investigaciones sobre la tipologa de las constituciones tuvieron gran impacto en Iberoamrica . Sua pesquisa sobre a tipologia das constituies tiveram grande impacto na Amrica Latina .

(ENADE 2003) Das asseres abaixo relacionadas, verdadeira a que afirma: c) a norma hipottica fundamental de um Estado a Constituio positivada, de acordo com Hans Kelsen.

(ENADE 1999) A expresso "hierarquia normativa", segundo Kelsen, alude a) ao predomnio das normas gerais sobre os privilgios. b) ao carter autoritrio do Estado. c) ao fato de que a sentena, como ato concreto e especfico, se sobrepe lei, geral e abstrata. d) ao fato de que a criao de uma norma determinada por outra. e) a um ordenamento jurdico que sancione a estratificao da sociedade.

(TRT 24. Regio/MS/2007) Considere as referncias abaixo acerca dos conceitos de Constituio: I. Constituio no sentido lgico-jurdico. II. Constituio no sentido jurdico-positivo. III. Constituio como deciso poltica fundamental.
Faa a correlao com as referncias a seguir: (A) Significa a norma fundamental hipottica. (B) A Constituio dimensionada como deciso global e fundamental advinda da unidade poltica, e identificvel pelo ncleo de matrias que lhe so prprias e inerentes. (C) Equivale norma positiva suprema. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que expressa a relao correta entre as referncias acima: a) (I-C); (II-A); (III-B). b) (I-A); (II-B); (III-C). c) (I-A); (II-C); (III-B). d) (I-B); (II-C); (III-A). e) (I-C); (II-A); (III-C).

(Magistratura-MG/02-03) A classificao das Constituies em Constituio normativa, Constituio nominal e Constituio semntica foi formulada por: a) Carr de Malberg; b) Carl Schmitt; c) Georges Burdeau; d) Gomes Canotilho; e) Karl Loewenstein.

(PGE/MA-2003) A constituio como deciso poltica do titular do poder constituinte conceito atribudo a: a) Sieys; b) Kelsen; c) Montesquieu; d) Carl Schmitt; e) Ferdinand Lassalle.

(VIII Concurso PGE/MS 14.1.2004) Julgue cada uma das proposies abaixo e assinale a alternativa correta: I Na concepo terica da Constituio em sentido ontolgico, de Karl Loewenstein, uma das classificaes que se apresenta a de constituio semntica, que aquela cujas normas dominam o processo poltico, ou seja, quando o processo poltico se submete s normas constitucionais; II Toda Constituio tem como atributo a denominada supremacia material, posto que costumeiras e flexveis, enquanto a supremacia formal s se apresenta nas Constituies escritas e rgidas, pois nestas se estabelece um procedimento solene e com maiores formalidades para a alterao (reforma) de suas normas em relao ao direito infraconstitucional; III No sentido sociolgico, conforme a doutrina de Ferdinand Lasalle, a Constituio concebida como o modo de se combinarem os distintos fatores reais de poder que compem o Estado; IV Na teoria geral do Direito Constitucional encontramos a posio de Carl Schmitt; segundo este mestre germnico a Constituio deve ser compreendida em sentido poltico e dessa sua posio resultou a formulao da teoria da construo escalonada do ordenamento jurdico; V A frmula de que a Constituio uma norma jurdica escrita suprema de um Estado e, ao mesmo tempo, fundamento lgico superior de toda a ordem jurdica foi delineada por Hans Kelsen, em sua concepo da Constituio em sentido jurdico. a) As proposies I, III e V esto incorretas; b) As proposies II, III e V esto corretas; c) As proposies I, II e III esto corretas; d) As proposies III, IV e V esto incorretas; e) Todas as proposies esto corretas.

(DP/SP/2006 - FCC) O termo Constituio comporta uma srie de significados e sentidos. Assinale a alternativa que associa corretamente frase, autor e sentido a) Todos os pases possuem, possuram sempre, em todos os momentos da sua histria uma Constituio real e efetiva. Carl Schmitt. Sentido poltico. b) Constituio significa, essencialmente, deciso poltica fundamental, ou seja, concreta deciso de conjunto sobre o modo e a forma de existncia poltica. Ferdinand Lassale. Sentido poltico. c) Constituio a norma fundamental hipottica e lei nacional no seu mais alto grau na forma de documento solene e que somente pode ser alterada observando-se certas prescries especiais. Jean Jacques Rousseau. Sentido lgico-jurdico. d) A verdadeira Constituio de um pas somente tem por base os fatores reais do poder que naquele pas vigem e as constituies escritas no tm valor nem so durveis a no ser que exprimam fielmente os fatores do poder que imperam na realidade. Ferdinand Lassale. Sentido Sociolgico. e) Todas as constituies pretendem, implcita ou explicitamente, conformar globalmente o poltico. H uma inteno atuante e conformadora do direito constitucional que vincula o legislador. Jorge Miranda. Sentido dirigente.

(PGE-PB/CESPE/UnB/2008) Acerca do conceito, do objeto, dos elementos e da classificao das constituies, assinale a opo correta. a) A constituio , na viso de Ferdinand Lassalle, uma deciso poltica fundamental, e no uma mera folha de papel. b) Para Carl Schimidt, o objeto da constituio so as normas que se encontram no texto constitucional, no fazendo qualquer distino entre normas de cunho formal ou material. c) O dispositivo constitucional que arrola os princpios gerais da atividade econmica, como o da propriedade privada e sua funo social, considerado elemento scio-ideolgico da constituio, revelador do compromisso de um Estado no meramente individualista e liberal. d) Como, no Brasil, a CF admite mudana por meio de emenda constituio, respeitados os limites por ela impostos, ela considerada semi-rgida. e) A distino entre constituio formal e material relevante para fins de aferio da possibilidade de controle de constitucionalidade das normas infraconstitucionais.

(TCU) Em relao ao pensamento jurdico-filosfico acerca da Constituio, julgue os itens seguintes. a) Norteado pelo materialismo histrico, de que era adepto, Ferdinand Lassalle vislumbrou a constituio escrita como um veculo de transformao da sociedade. b) Os fatores reais de poder, segundo Ferdinand Lassalle, no se submetem aos termos da constituio escrita quando esta esteja dissociada daqueles. c) Na concepo de Hans Kelsen, a constituio o diploma que contm as regras que presidem a feitura das leis. d) Para Konrad Hesse, a constituio jurdica est condicionada pela realidade histrica, ao mesmo tempo em que seu elemento normativo ordena e conforma a realidade poltica e social. e) A constituio jurdica, na concepo de Konrad Hesse, no se afigura impotente para dominar a distribuio de poder.

Potrebbero piacerti anche