Sei sulla pagina 1di 14

Consolai-vos uns aos outros com estas palavras I Ts 4:18 Consolar significa: Aliviar ou suavizar a aflio, o sofrimento e o padecimento.

(Dic.Aurlio). Talvez esta reflexo esteja completamente fora de hora, mas talvez no. Afinal de contas, nenhum de ns capaz de prever quando precisar de consolo.

No domingo passado, logo aps o culto da noite, orei por uma jovem que perdeu seu marido em um acidente de carro dois dias antes. A dor estampada em seus olhos e sua face, deu-me uma terrvel sensao de impotncia.

No fosse o consolo do Esprito Santo de Deus, ela jamais teria esperana. Hoje tarde, acessei meus e-mails e recebi a triste notcia da morte do Lukas, filho do Pastor Caio Fbio. Tinha 22 anos e morreu atropelado por uma BMW em alta velocidade.

Fiquei sem cho, primeiro porque no preciso passar por uma experincia to trgica para saber o quanto di. Segundo porque as coincidncias deste caso (um pai pastor e um filho Lucas), me fizeram sentir na prpria pele a dor e o temor.

Entrei no site do Caio e li os relatos e o testemunho escritos pelo prprio pai. Confesso que chorei muito e, medida em que lia, uma mistura de tristeza, pesar, gozo e esperana se misturavam em minha alma. No h lamentos, revoltas ou questionamentos.

H apenas a triste dor, mas permeada de um santo consolo que no provm da terra. H uma forte convico da Soberania de Deus e um glorioso estado de consolo que nasce da convico de que seu filho est com o Pai Celestial.

De onde provm este consolo? Vem da Palavra de Deus. E podem estar certos, ele no nasceu apenas na hora da tragdia, mas foi sendo construdo pouco a pouco, cotidianamente, pela leitura, pela reflexo, pelo estudo, pela meditao, pela apreenso da Palavra de Deus.

Ela nos treina e reeduca para enfrentarmos a vida. Ela nos ensina que no somos deste mundo e, portanto, no podemos viver apegados a ele. (No ameis o mundo, se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele I Jo 2:15).

Ela nos ensina a no valorizar tanto aquilo que terreno, e a nos preocuparmos muito mais com o que vem depois, na trans-histria. (No atentando ns para as coisas que se vem, mas nas que se no vem, porque as que se vem so temporais, mas as que se no vem, so eternas. II Co 4:18).

Ela nos treina a olhar para o alto e depositar toda nossa esperana e expectativas em Deus e nas coisas que Lhe pertencem. (Pensai nas coisas l de cima, e no nas que so da terra. Porque j estais mortos e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus. Cl 3:2,3.

De modo que a vossa f e esperana estejam em Deus. I Pe 1:21). Ela nos ajuda a visualizar o nosso encontro com Cristo nos ares, e nos d a certeza de que estaremos para sempre com Ele.

(Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. I Ts 4:1617 .)

Pode ter certeza, no existe consolo maior. Queridos, consolar uma arte perfeita e s est apto a ela quem se deixa penetrar de tal maneira pelo Consolador, o Esprito Santo de Deus, que acaba se tornando o canal de to grande bno na vida de quem precisa.

O Esprito consola atravs da presena de amigos e irmos que no so amigos e irmos de ltima hora. So amigos e irmos que sempre estiveram presentes e, na hora devida, sequer precisaram abrir suas bocas. A presena deles j serviu de consolo. Portanto, seja amigo e irmo hoje. Amanh outros precisaro de voc, ou quem sabe, voc precisar deles.
Pr. Abrao da Silva. Grupos Familiares IBAM 2004.

Potrebbero piacerti anche