Sei sulla pagina 1di 26

REABILITAO PROFISSIONAL

MARCELO DA LUZ

Reabilitao durante o auxlio-doena


LEI 8213/91

Art. 62. O segurado em gozo de auxlio-doena, insusceptvel de recuperao para sua atividade habitual, dever submeter-se a processo de reabilitao profissional para o exerccio de outra atividade. No cessar o benefcio at que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistncia ou, quando considerado no-recupervel, for aposentado por invalidez.

Da habilitao e da reabilitao profissional Dec. 3048/99 (art. 89 e seg. L.8213/91)

Art.136. A assistncia (re)educativa e de (re)adaptao profissional, instituda sob a denominao genrica de habilitao e reabilitao profissional, visa proporcionar aos beneficirios, incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, em carter obrigatrio, independentemente de carncia, e s pessoas portadoras de deficincia, os meios indicados para proporcionar o reingresso no mercado de trabalho e no contexto em que vivem. 1Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social promover a prestao de que trata este artigo aos segurados, inclusive aposentados, e, de acordo com as possibilidades administrativas, tcnicas, financeiras e as condies locais do rgo, aos seus dependentes, preferencialmente mediante a contratao de servios especializados. 2As pessoas portadoras de deficincia sero atendidas mediante celebrao de convnio de cooperao tcnico-financeira.

Da habilitao e da reabilitao profissional Dec. 3048/99

Art.137. O processo de habilitao e de reabilitao profissional do beneficirio ser desenvolvido por meio das funes bsicas de: I - avaliao do potencial laborativo; II - orientao e acompanhamento da programao profissional; III - articulao com a comunidade, inclusive mediante a celebrao de convnio para reabilitao fsica restrita a segurados que cumpriram os pressupostos de elegibilidade ao programa de reabilitao profissional, com vistas ao reingresso no mercado de trabalho; e IV - acompanhamento e pesquisa da fixao no mercado de trabalho.

Da habilitao e da reabilitao profissional Dec. 3048/99

1 A execuo das funes de que trata o caput dar-se-, preferencialmente, mediante o trabalho de equipe multiprofissional especializada em medicina, servio social, psicologia, sociologia, fisioterapia, terapia ocupacional e outras afins ao processo, sempre que possvel na localidade do domiclio do beneficirio, ressalvadas as situaes excepcionais em que este ter direito reabilitao profissional fora dela. 2 Quando indispensveis ao desenvolvimento do processo de reabilitao profissional, o Instituto Nacional do Seguro Social fornecer aos segurados, inclusive aposentados, em carter obrigatrio, prtese e rtese, seu reparo ou substituio, instrumentos de auxlio para locomoo, bem como equipamentos necessrios habilitao e reabilitao profissional, transporte urbano e alimentao e, na medida das possibilidades do Instituto, aos seus dependentes. 3 No caso das pessoas portadoras de deficincia, a concesso dos recursos materiais referidos no pargrafo anterior ficar condicionada celebrao de convnio de cooperao tcnicofinanceira. 4 O Instituto Nacional do Seguro Social no reembolsar as despesas realizadas com a aquisio de rtese ou prtese e outros recursos materiais no prescritos ou no autorizados por suas unidades de reabilitao profissional.

Da habilitao e da reabilitao profissional Dec. 3048/99

Art.138. Cabe unidade de reabilitao profissional comunicar percia mdica a ocorrncia de que trata o 2 do art. 337.(novo acidente durante a reabilitao considera-se agravamento do primeiro) Art.139. A programao profissional ser desenvolvida mediante cursos e/ou treinamentos, na comunidade, por meio de contratos, acordos e convnios com instituies e empresas pblicas ou privadas, na forma do art. 317. 1 O treinamento do reabilitando, quando realizado em empresa, no estabelece qualquer vnculo empregatcio ou funcional entre o reabilitando e a empresa, bem como entre estes e o Instituto Nacional do Seguro Social. 2 Compete ao reabilitando, alm de acatar e cumprir as normas estabelecidas nos contratos, acordos ou convnios, pautar-se no regulamento daquelas organizaes.

Da habilitao e da reabilitao profissional Dec. 3048/99

Art.140. Concludo o processo de reabilitao profissional, o Instituto Nacional do Seguro Social emitir certificado individual indicando a funo para a qual o reabilitando foi capacitado profissionalmente, sem prejuzo do exerccio de outra para a qual se julgue capacitado. 1 No constitui obrigao da previdncia social a manuteno do segurado no mesmo emprego ou a sua colocao em outro para o qual foi reabilitado, cessando o processo de reabilitao profissional com a emisso do certificado a que se refere o caput. 2 Cabe previdncia social a articulao com a comunidade, com vistas ao levantamento da oferta do mercado de trabalho, ao direcionamento da programao profissional e possibilidade de reingresso do reabilitando no mercado formal. 3 O acompanhamento e a pesquisa de que trata o inciso IV do art. 137 obrigatrio e tem como finalidade a comprovao da efetividade do processo de reabilitao profissional.

Da habilitao e da reabilitao profissional Dec. 3048/99

Art.141. A empresa com cem ou mais empregados est obrigada a preencher de dois por cento a cinco por cento de seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo: I- at duzentos empregados, dois por cento; II- de duzentos e um a quinhentos empregados, trs por cento; III- de quinhentos e um a mil empregados, quatro por cento; ou IV- mais de mil empregados, cinco por cento. 1 A dispensa de empregado na condio estabelecida neste artigo, quando se tratar de contrato por tempo superior a noventa dias e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, somente poder ocorrer aps a contratao de substituto em condies semelhantes.

Responsabilidade pela fiscalizao

Art. 93 Lei 8213/91 2 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social dever gerar estatsticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

Doena profissional

Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mrbidas: I - doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social; II - doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao mencionada no inciso I. (...) 2 Em caso excepcional, constatando-se que a doena no includa na relao prevista nos inciso I e II deste artigo resultou das condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve consider-la acidente do trabalho.

Doena profissional

Art. 21-A. A percia mdica do INSS considerar caracterizada a natureza acidentria da incapacidade quando constatar ocorrncia de nexo tcnico epidemiolgico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relao entre a atividade da empresa e a entidade mrbida motivadora da incapacidade elencada na Classificao Internacional de Doenas - CID, em conformidade com o que dispuser o regulamento. 1o A percia mdica do INSS deixar de aplicar o disposto neste artigo quando demonstrada a inexistncia do nexo de que trata o caput deste artigo. 2o A empresa poder requerer a no aplicao do nexo tcnico epidemiolgico, de cuja deciso caber recurso com efeito suspensivo, da empresa ou do segurado, ao Conselho de Recursos da Previdncia Social. (Includo pela Lei n 11.430, de 2006)

Auxlio-acidente Lei 8213/91

Art. 86. O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado quando, aps consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

Decreto 3.048/99 Auxlio-Acidente

Art.104. O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado empregado, exceto o domstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial quando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqela definitiva, conforme as situaes discriminadas no anexo III, que implique: (Redao dada pelo Decreto n 4.729, de 9/06/2003)

Decreto 3.048/99 Auxlio-Acidente


I - reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam; II - reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exerciam e exija maior esforo para o desempenho da mesma atividade que exerciam poca do acidente; ou III - impossibilidade de desempenho da atividade que exerciam poca do acidente, porm permita o desempenho de outra, aps processo de reabilitao profissional, nos casos indicados pela percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social.

Decises judiciais
Expea-se requisio ao TRF da 4 Regio para pagamento dos valores atrasados, de acordo com o clculo elaborado pela Contadoria Judicial. Fixo o prazo de trinta dias, a contar da cincia da requisio a ser expedida pela Secretaria deste Juizado, para que o INSS restabelea o auxlio-doena desde a data do cancelamento administrativo, em 31-8-2007, com RM, em maio de 2008, no valor de R$ 627,85 e DIP em 1-6-2008. O benefcio no poder ser cancelado enquanto a parte autora no for reabilitada pelo INSS para exercer outra atividade profissional compatvel com a sua capacidade funcional, desde que o(a) segurado(a) participe de todas as atividades determinadas no programa de reabilitao.

Decises judiciais
BENEFCIO POR INCAPACIDADE. LAUDO PERCIA MDICA OFICIAL. CAPACIDADE RESIDUAL PARA OUTRAS ATIVIDADES. REABILITAO PROFISSIONAL. Comprovada, desde a cessao administrativa, a incapacidade permanente para a sua ltima atividade, o segurado faz jus ao restabelecimento do auxlio-doena e reabilitao profissional a cargo do INSS, nos termos do artigo 62 da Lei 8.213/91 e artigos 136 e seguintes do Decreto 3.048/99. (RCI 2009.72.51.000562-5, Segunda Turma Recursal de SC, Relator Ivori Lus da Silva Scheffer, julgado em 26/08/2009)

Decises judiciais
BENEFCIO POR INCAPACIDADE. REABILITAO PROFISSIONAL. CAPACIDADE RESIDUAL. Atestada a existncia de capacidade para o exerccio de determinadas atividades laborativas, no merece reforma a sentena que nega a aposentadoria por invalidez, mantendo o benefcio do auxlio-doena com submisso da parte-autora a processo de reabilitao profissional para o exerccio de outra atividade compatvel com sua limitao fsica. Caso no seja promovida a reabilitao, ou sendo esta impraticvel, fica o INSS sujeito a conceder parte-autora o benefcio de aposentadoria por invalidez. Recurso a que se nega provimento. (, RCI 2009.72.55.001985-4, Segunda Turma Recursal de SC, Relator Ivori Lus da Silva Scheffer, julgado em 26/08/2009)

Decises judiciais
BENEFCIO POR INCAPACIDADE. MOTORISTA DE CAMINHO. CARDIOPATIA ISQUMICA. LIMITAES. INCOMPATIBILIDADE COM O LABOR DESENVOLVIDO. CONDIES PESSOAIS - IDADE, GRAU DE INSTRUO, HISTRICO CONTRIBUTIVO. Ainda que, na teoria, as tarefas mais pesadas possam ser separadas das mais leves, na prtica no se pode pretender que isso ocorra, negando o benefcio previdencirio e submetendo o segurado e seu empregador ao nus de aceitar um empregado parcial: apto apenas para alguns afazeres da sua atividade laboral e inapto para outros que, diga-se de passagem, sequer podem ser descritos de forma especfica e exaustiva. Do trabalhador se exige o todo no exerccio de sua atividade e no apenas algumas tarefas. O trabalhador deve ser considerado por inteiro. Ou est plenamente capaz para sua atividade ou no est. De ser sopesado, na hiptese, o potencial risco coletividade na conjugao da atividade laborativa desenvolvida pelo segurado e a patologia apresentada, a qual se mostra suscetvel de novo evento cardiovascular agudo infarto do miocrdio. Sendo, no caso, atestada a incapacidade permanente (quesito 5.4, LAU1, evento 21), possuindo o autor 55 anos de idade, baixo grau de instruo e histrico profissional, iniciado em 1977 (PROCADM1 - evento 3 e CNIS2 - evento 4), sempre relacionado funo de motorista carreteiro, conclui-se no existir possibilidade de reabilitao ou reinsero no mercado de trabalho, fazendo jus o segurado aposentadoria por invalidez. (, RCI 2008.72.54.002904-4, Segunda Turma Recursal de SC, Relator Ivori Lus da Silva Scheffer, julgado em 18/02/2009)

Decises judiciais
APELAO CVEL E REEXAME NECESSRIO. PREVIDENCIRIO. TENOSSINOVITE BICIPTAL E SNDROME DO IMPACTO NO OMBRO DIREITO. PERCIA JUDICIAL CONCLUSIVA ACERCA DA INCAPACIDADE TEMPORRIA PARA AS ATIVIDADES LABORATIVAS. AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO QUE DEVIDO. NECESSIDADE DE SE GARANTIR AO SEGURADO A REABILITAO PROFISSIONAL. (...) 1. A perda da fora do trabalho, uma situao temporria e decorrente da doena profissional, justifica a concesso do auxlio-doena acidentrio e mais a reabilitao profissional, esta a soluo preconizada pelo perito judicial. (...) (Apelao Cvel n. 2009.034742-4, de Lages - Relator: Jnio Machado - Juiz Prolator: Slvio Dagoberto Orsatto - rgo Julgador: Quarta Cmara de Direito Pblico - Data: 27/05/2010)

Decises judiciais
REEXAME NECESSRIO. PREVIDENCIRIO. ACIDENTE DO TRABALHO. "RUPTURA DO MANGUITO ROTADOR DO OMBRO ESQUERDO". PERCIA MDICA JUDICIAL CONCLUSIVA ACERCA DA INCAPACIDADE LABORATIVA TOTAL E TEMPORRIA, HAVENDO A POSSIBILIDADE DE REABILITAO PROFISSIONAL. AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO QUE DEVIDO. TUTELA ANTECIPADA. POSSIBILIDADE. PRESENA DOS REQUISITOS DO ARTIGO 273 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL E CARTER ALIMENTAR DO BENEFCIO. (...) 1. Uma vez constatada, por percia mdica judicial, a incapacidade laborativa total, porm, com a possibilidade de REABILITAO PROFISSIONAL, assegura-se o direito percepo do auxlio-doena acidentrio, que ser pago desde o dia seguinte ao da indevida cessao na via administrativa, se h prova inequvoca de que a autarquia federal sempre teve cincia dos males padecidos pelo segurado. 2. possvel a concesso da tutela antecipada contra a autarquia federal se preenchidos os seus pressupostos e em virtude do carter alimentar do benefcio.(...) (Reexame Necessrio n. 2009.053620-3, de Cricima Relator: Jnio Machado - Juiz Prolator: Rogrio Mariano do Nascimento rgo Julgador: Quarta Cmara de Direito Pblico - Data: 27/05/2010)

Decises judiciais

27 Apelao Cvel n. 1988.047594-8, de Orleans Relator: Eder Graf Juiz Prolator: Nao Informado rgo Julgador: Primeira Cmara de Direito Comercial Data: 26/11/1991 Ementa: ACIDENTE DO TRABALHO. NEUROSE ANSIOSO-DEPRESSIVA. AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO. DIES A QUO. Se o motorista, aps acidente tpico, vem a padecer de doena psquica que o impossibilite de exercer a profisso, no se lhe havendo oportunizado, outrossim, a REABILITAO PROFISSIONAL, resta evidente seu direito ao auxlio-doena acidentrio, a partir da data em que o rgo ancilar teve conhecimento inequvoco do seu real estado de sade, aferido por percia administrativa.

IN 20

Art. 365. Sero encaminhados para o Programa de Reabilitao Profissional, por ordem de prioridade: I o beneficirio em gozo de auxlio-doena, acidentrio ou previdencirio; II o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuio ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional em decorrncia de doena ou acidente de qualquer natureza ou causa; III aposentado por invalidez; IV o segurado sem carncia para auxlio doena previdencirio, portador de incapacidade; V o dependente pensionista invlido; VI o dependente maior de 16 anos, portador de deficincia; VII as Pessoas Portadoras de Deficincia-PPD, ainda que sem vnculo com a Previdncia Social.

IN 20

Art. 366. obrigatrio o atendimento pela Reabilitao Profissional aos beneficirios descritos nos incisos I, II, III do artigo anterior, ficando condicionado s possibilidades administrativas, tcnicas, financeiras e s caractersticas locais, o atendimento aos beneficirios relacionados aos incisos IV, V, VI e VII do mesmo artigo. 1 As Pessoas Portadoras de Deficincia-PPD, sem vnculo com a Previdncia Social, sero atendidas mediante convnios de cooperao tcnica-financeira firmados entre o Instituto Nacional do Seguro Social, por meio das Gerncias-Executivas e as instituies e associaes de assistncia s PPD. 2 O encaminhamento das pessoas portadoras de deficincia tem por finalidade: I avaliar o potencial laborativo; II homologar e certificar o processo de habilitao e reabilitao profissional realizado na comunidade. 3 A capacitao e a qualificao profissional das PPD sem vnculo com a Previdncia Social devero ser promovidas e custeadas pelas instituies/entidades convenentes.

IN 20

Art. 367. Toda Gerncia-Executiva ter um Tcnico de Reabilitao Profissional, servidor de nvel superior, localizado no GBENIN que dever contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por servidores de nvel superior de reas afins Reabilitao Profissional. Ter como atribuies o planejamento, o gerenciamento e a superviso tcnica das aes de Reabilitao Profissional, desenvolvidas pelas Equipes Tcnicas de Reabilitao Profissional das APS. 1 O atendimento aos beneficirios passveis de reabilitao profissional dever ser descentralizado, funcionando, preferencialmente, nas APS, conduzido por equipes tcnicas constitudas por peritos mdicos e por servidores de nvel superior com atribuies de avaliao e orientao profissional. 2 Os encaminhamentos que motivarem deslocamento de beneficirio Reabilitao Profissional devem ser norteados pela verificao da menor distncia de localidade de domiclio e reduzidos ao estritamente necessrio, estando garantido o auxlio para Programa de Reabilitao Profissional fora do domiclio.

IN 20

Art. 368. Quando indispensveis ao desenvolvimento do programa de Reabilitao Profissional, o INSS fornecer aos beneficirios os seguintes recursos materiais: I - rteses: so aparelhos para correo ou complementao de funcionalidade; II - prteses: so aparelhos para substituio de membros ou parte destes; III - auxlio-transporte urbano, intermunicipal e interestadual: pagamento de despesas com o deslocamento do beneficirio de seu domiclio para atendimento na APS e para avaliaes, cursos e/ou treinamentos em empresas e/ou instituies na comunidade; IV - auxlio-alimentao: pagamento de despesas referentes aos gastos com alimentao (almoo ou jantar) aos beneficirios em programa profissional com durao de oito horas; V - dirias: sero concedidas conforme o art. 171 do RPS, aprovado pelo Decreto n 3.048/99; VI - implemento profissional: conjunto de materiais indispensveis para o desenvolvimento da formao ou do treinamento profissional, compreendendo material didtico, uniforme, instrumentos e equipamentos tcnicos, inclusive os de proteo individual (EPI); VII - instrumento de trabalho: conjunto de materiais imprescindveis ao exerccio de uma atividade laborativa, de acordo com o Programa de Habilitao/Reabilitao Profissional desenvolvido.

IN 20

Art. 370. Para o atendimento ao beneficirio da Previdncia Social podero ser firmados convnios de cooperao tcnico-financeira no mbito da Reabilitao Profissional, com entidades pblicas ou privadas de comprovada idoneidade financeira e tcnica, nas seguintes modalidades: I - atendimento e/ou avaliao nas reas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia; II - atendimento, preparao e treinamento para uso de prtese; III - melhoria da escolaridade (alfabetizao e elevao de escolaridade); IV - avaliao e treinamento profissional; V - capacitao e profissionalizao com vistas ao reingresso no mercado de trabalho; VI - desenvolvimento de cursos profissionalizantes; VII - disponibilizao de reas e equipamentos para instituies/entidades/rgos com atendimento prioritrio clientela da Reabilitao Profissional; VIII - estgios curriculares e extracurriculares para alunos em graduao; IX - fiscalizao do cumprimento da reserva de vagas (art. 93 da Lei n 8.213/1991); X - homologao do processo de (re)habilitao de pessoas portadoras de deficincia no vinculadas ao RGPS; XI - homologao de readaptao realizada por empresas.

Potrebbero piacerti anche