Sei sulla pagina 1di 40

TPICOS CONTEMPORNEOS DE CONTABILIDADE DCCA/UFRGS

GOVERNANA CORPORATIVA: Transparncia Global

Prof ANA TRCIA LOPES RODRIGUES 2011

CONCEITUAO
Governana Corporativa um sistema de
gesto pelo qual as sociedades so dirigidas e monitoradas, envolvendo o relacionamento entre,Acionistas/Cotistas, Conselho de Administrao, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas prticas de governana corporativa tm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar o seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade. IBGC

OBJETIVOS DA GOVERNANA CORPORATIVA:


aumentar a transparncia nas relaes com os investidores e o mercado; atrair interesse de investidores estrangeiros no mercado nacional; facilitar o acesso ao capital; obter vantagem competitiva; zelar pelos direitos dos acionistas minoritrios; maior controle dos atos de gesto; elevar o potencial de valorizao dos ativos; melhorar a relao com investidores e stakeholders.

PRINCIPIOS BSICOS DA GOVERNANA CORPORATIVA

TRANSPARNCIA EQUIDADE PRESTAO DE CONTAS (accountability) RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

TRANSPARCIA
Mais do que "a obrigao de informar", a Administrao deve cultivar o "desejo de informar", sabendo que da boa comunicao interna e externa, particularmente quando espontnea, franca e rpida, resulta um clima de confiana, tanto internamente, quanto nas relaes da empresa com terceiros. A comunicao no deve restringir-se ao desempenho econmico-financeiro, mas deve contemplar tambm os demais fatores (inclusive intangveis) que norteiam a ao empresarial e que conduzem criao de valor.

EQUIDADE
Caracteriza-se pelo tratamento justo e igualitrio de todos os grupos minoritrios, sejam do capital ou das demais "partes interessadas" (stakeholders), como colaboradores, clientes, fornecedores ou credores. Atitudes ou polticas discriminatrias, sob qualquer pretexto, so totalmente inaceitveis.

PRESTAO DE CONTAS (accountability)

Os agentes da governana corporativa devem prestar contas de sua atuao a quem os elegeu e respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exerccio de seus mandatos.

RESPONSABILIDADE CORPORATIVA
Conselheiros e executivos devem zelar pela perenidade das organizaes (viso de longo prazo, sustentabilidade) e, portanto, devem incorporar consideraes de ordem social e ambiental na definio dos negcios e operaes. Responsabilidade Corporativa uma viso mais ampla da estratgia empresarial, contemplando todos os relacionamentos com a comunidade em que a sociedade atua. A "funo social" da empresa deve incluir a criao de riquezas e de oportunidades de emprego, qualificao e diversidade da fora de trabalho, estmulo ao desenvolvimento cientfico por intermdio de tecnologia, e melhoria da qualidade de vida por meio de aes educativas, culturais, assistenciais e de defesa do meio ambiente. Inclui-se neste princpio a contratao preferencial de recursos (trabalho e insumos) oferecidos pela prpria comunidade.

SHAREHOLDERS
VISO CLSSICA

EMPRESA

FOCO

ACIONISTAS PROPRIETRIOS

STAKEHOLDERS
VISO CONTEMPORNEA
EMPREGADOS

GOVERNO

EMPRESA

COMUNIDADE

INVESTIDORES
MEIO AMBIENTE CLIENTES

STAKEHOLDERS
Acionistas Fornecedores Credores Governo Empregados Clientes Concorrentes Comunidade/Meio Ambiente

CRONOLOGIA DA GOVERNANA
1995 Criao do IBGC 1999 Lanamento do Cdigo Brasileiro das Melhores Prticas de Governana Corporativa 2001 Aprovao da Nova Lei das S.A.s 2001 Lanamento do Novo Mercado Bovespa 2002 - Recomendaes da CVM sobre Governana Corporativa 2002 Assinatura da Lei Sarbanes-Oxley (Sox) 2003 BNDES lanou Programa de Incentivo Adoo de Prticas de Governana Corporativa 2008 Convergncia dos padres contbeis brasileiros s IFRS

ORGANISMOS REGULADORES DA GOVERNANA CORPORATIVA IBGC - Instituto Brasileiro de Governana Corporativa

CVM Comisso de Valores Mobilirios


OCDE Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico BOVESPA Novo Mercado

A GOVERNANA ENCANTA NA AMRICA LATINA


Mais do que identificar empresas que respeitam o acionista minoritrio, as prticas da boa gesto, em especial aquelas estabelecidas pelo Novo Mercado, seduzem o investidor e asseguram a confiana no comportamento tico dos scios.
Revista Razo Contbil(p.28-31) Outubro/2004

BM&FBOVESPA
Nvel 1

_____ empresas

Nvel 2
Novo Mercado

_____ empresas
_____ empresas

NVEL 1 BM&FBOVESPA
A maior parte dos compromissos que as empresas do Nvel 1 assumem perante os investidores refere-se ao fornecimento de informaes que auxiliam na avaliao sobre o valor da empresa. Alm disso, a empresa Nvel 1 no deve ter partes beneficirias.

NVEL 2 BM&FBOVESPA
A principal diferena entre o Novo Mercado e o Nvel 2 refere-se emisso
de aes preferenciais. Enquanto as empresas do Novo Mercado s possuem aes ordinrias (todos tm direito de voto), as empresas do Nvel 2 tm aes preferenciais, muito embora os titulares dessas aes preferenciais tenham direito de voto em algumas matrias especficas.

Por essa razo, o Novo Mercado direcionado principalmente listagem


de empresas que venham a abrir o capital e o Nvel 2, s empresas que j possuem aes preferenciais negociadas na atual Bolsa de Valores, Mercadorias

NOVO MERCADO BM&FBOVESPA


Embora tenham fundamentos semelhantes, o Novo Mercado direcionado principalmente listagem de empresas que venham a abrir capital, enquanto os Nveis Diferenciados 1 e 2 destinam-se a empresas que j possuem aes negociadas na atual Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA).

NOVO MERCADO BM&FBOVESPA

NOVO MERCADO BM&FBOVESPA

PRINCIPAIS INDICADORES DA GOVERNANA CORPORATIVA


Medidas de proteo ambiental; Polticas de diversidade (mulheres, negros, deficientes, etc.); Prticas de Cidadania Corporativa; Qualidade dos produtos e servios; Cumprimento da Legislao fiscal, trabalhista e societria; Cdigo de Conduta Empresarial; Gesto de Riscos Corporativos.

CDIGO DAS MELHORES PRTICA DE GOVERNANA CORPORATIVA PROPRIEDADE - acionistas, quotistas, scios CONSELHO DE ADMINISTRAO GESTO - CEO - Chief Executive Officer AUDITORIA INDEPENDENTE FISCALIZAO/CONSELHO FISCAL TICA/CONFLITO DE INTERESSES

PROPRIEDADE

Equidade entre os acionistas majoritrios e minoritrios Acesso s informaes Participao nas decises (uma ao = um voto) Adeso Cmara de Arbitragem para soluo de conflitos societrios (Nvel 2 da Bovespa)

CONSELHO DE ADMINISTRAO
No cumulatividade dos cargos de Presidente do Conselho e CEO Comits Quantidade de membros Conselheiros Independentes Avaliao de desempenho dos Conselheiros Planejamento do processo de sucesso

COMIT DE AUDITORIA
Os Conselhos de Administrao devem estimular a instituio do Comit de Auditoria para: analisar as demonstraes contbeis, promover a superviso e responsabilizao da rea financeira, garantir controles internos confiveis, acompanhar o trabalho da auditoria interna e auditoria independente.

AUDITORIA INDEPENDENTE

Parecer dos Auditores Independentes Contratao, remunerao, reteno e destituio Recomendaes do auditor independente Rodzio de empresas (mximo de 5 anos) Normas Profissionais de Independncia Servios extra-auditoria

CONSELHO FISCAL

Competncias Escopo de Relacionamentos Relao com Auditoria Independente

GESTO DA ORGANIZAO
Prestao de contas Balano annual seguindo as normas do US GAAP (nvel 2 da Bovespa) Transparncia nas informaes prestadas ao mercado Responsabilidade no desenvolvimento dos valores e crenas na organizao Avaliao e Remunerao da Diretoria Controles Internos Cdigo de Conduta

TICA E CONFLITO DE INTERESSES


Prestao de contas Balano annual seguindo as normas do US GAAP (nvel 2 da Bovespa) Transparncia nas informaes prestadas ao mercado Responsabilidade no desenvolvimento dos valores e crenas na organizao Avaliao e Remunerao da Diretoria Controles Internos Cdigo de Conduta

PROBLEMAS TICOS NA ADMINISTRAO


SONEGAO TRIBUTRIA (caixa dois) PAGAMENTOS DE PROPINAS CONFLITO DE INTERESSES INFORMAES PRIVILEGIADAS ADULTERAO DE REGISTROS CONTBEIS NEPOTISMO PRTICAS CONCORRENCIAIS (guerra de preos, formao de cartel)

PROBLEMAS TICOS NA ADMINISTRAO


PREVENO E TRATAMENTO DE FRAUDES PROPAGANDA ENGANOSA RECEBIMENTO DE PRESENTES/DOAES POLUIO AMBIENTAL CONDIES DE TRABALHO (segurana, trabalho infantil, discriminao) ASSDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

ISR Investimentos Socialmente Responsveis


ALGUNS FUNDOS DE INVESTIMENTO BASEADOS EM TICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL - (SRI-Social Responsible Investing)

Ethical ABN AMRO BANK Dow Jones Sustainability Indice Dow Jones Novo Mercado da Bovespa BOVESPA Domini 400 Social Index S&P 500 Neuer Markt Alemanha BVS&A Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (Bovespa)

O QUE RESPONSABILIDADE SOCIAL?

Trata-se do processo pelo qual as organizaes passam a incorporar valores ticos ao processo de deciso nos negcios, indo alm do cumprimento das obrigaes legais, respeitando a diversidade, as pessoas, as comunidades e o meio ambiente.

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC)

Modelo de gesto focado na responsabilidade empresarial, para isso leva em considerao a relao das empresas com seus acionistas e tambm com seus diferentes pblicos de interesse como funcionrios, fornecedores, sociedade, clientes e governo.

SUSTENTABILIDADE

Est baseada no Triple Bottom Line que busca o equilbrio entre resultados econmicos, sociais e ambientais, levando em conta tambm a questo da Governana Corporativa

RESPONSABILIDADE SOCIAL?

MARKETING OU COMPROMISSO SOCIAL?

EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSVEIS


Empresas Socialmente Responsveis esto melhor preparadas para assegurar a sustentabilidade a longo prazo dos negcios, por estarem sincronizadas com as novas dinmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial.

ISR Investimentos Socialmente Responsveis


O ceticismo e a desconfiana com relao a forma convencional de fazer negcios esto jogando os investidores diretamente para os braos dos fundos socialmente responsveis.
Atualmente, os filtros ISR tambm medem direitos humanos, diversidade e governana corporativa

VALORIZAO DAS EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSVEIS


Em cinco meses o nico fundo que s aplica em empresas politicamente corretas acumulou ganho de 25,2%, enquanto o Ibovespa mdio subiu 20,2%.

As empresas com projetos na rea social obtiveram valorizao no ndice Dow Jones, entre Dez/93 a Jun/99, de 313,5%, contra 197,7% das demais.

MENSAGEM FINAL
A DEMANDA PELA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA NUNCA FOI TO GRANDE. A NECESSIDADE DE VINCULAR A GOVERNANA CORPORATIVA NTEGRA S ATIVIDADES DE CONTROLE EFICAZES NUNCA FOI MAIS CLARA. E, EM TERMOS DE RECUPERAO DA CONFIANA PBLICA NOS MERCADOS FINANCEIROS, NUNCA HOUVE TANTO EM RISCO.

Potrebbero piacerti anche