Sei sulla pagina 1di 29

HOMERO, ILADA

UM IDERIO HERICO - a guerra perspectivada como fonte de glria e mecanismo que pe em movimento o poema pico UM IDERIO MORAL E HUMANO no canto I, Aquiles apresenta a sua me, a deusa Ttis, uma situao de injustia: entre os despojos de uma cidade recentemente saqueada, aliada de Tria, encontram-se duas jovens, Criseida e Briseida, distribudas a Agammnon (rei dos Aqueus) e a Aquiles, como escravas e concubinas; o pai de Criseida, o sacerdote Crises, vem ao acampamento dos Aqueus resgatar a filha, mas escorraado por Agammnon -------------- no canto XXIV, Pramo, pai de Heitor, vai tenda de Aquiles implorar o resgate do cadver do seu filho Heitor acolhimento em esprito de humanidade e compaixo APAZIGUAMENTO DA CLERA.

A ILADA DESCREVE E PROBLEMATIZA AS TRGICAS CONSEQUNCIAS E RAMIFICAES DA CLERA.

VALORES MORAIS E HUMANOS DA ILADA


Ainda no canto I, Crises suplica ao deus Apolo que castigue os Aqueus. O exrcito assolado por uma epidemia de peste, o que leva convocao de uma assembleia nela, o adivinho Calcas declara que s restituindo Criseida ao pai possvel aplacar a ira dos deuses. Agammnon enfurece-se, enquanto Aquiles defende a posio do adivinho logo aqui se coloca um dos problemas humanos fundamentais do poema: Agammnon o soberano mximo, o pastor do povo, mas sente inveja perante Aquiles, o maior de todos os heris. Agammnon comete o erro de hostilizar o guerreiro supremo do exrcito de que ele o chefe supremo, apropriando-se de Briseida. Depois de insultar Agammnon, Aquiles acaba por colocar o rei numa posio inferior sua.

DIMENSES MORAL E HUMANA DA ILADA


* O enaltecimento do lado troiano; + Os dramas das personagens: Heitor a impossibilidade de escolha; o dever de defesa dos pais idosos, da mulher, do filho, dos concidados, da cidade a morte de Heitor a morte de Tria; + Aquiles uma personagem s avessas com o mundo que o rodeia e com a sua prpria me, Ttis diferentes projectos para a vida do heri guerreiro a presena inelutvel do Destino (MOIRA / TYCH) Mais do que todos os outros sofrers, diz Ttis a Aquiles a capacidade de sentir mais dor do que o comum dos mortais apangio do homem homrico. Na Ilada, os prprios deuses no escapam ao sofrimento: Ares ferido por um mortal; Afrodite, a deusa do amor, tambm.

AQUILES, O HERI DA ILADA


Conceito de aret excelncia herica impele os heris ao combate pelo renome e pela glria; O desmoronamento do conceito de herosmo homrico canto IX Aquiles deixa de acreditar na guerra, no herosmo, na glria substituio de motivaes prprias da aret por razes pessoais e ntimas reinveno do conceito de herosmo.

ILADA, TRAGDIA DE AQUILES


O conhecimento da vida e da dor humanas (Aquiles); A heroicidade sobrehumana

A INTENO TICA DA ILADA CONCEITO DE ARET


Aret designa o homem que se rege, em privado e em pblico, por normas / cdigos de conduta que no atingem o comum dos mortais.

Caractersticas: - Sentido do dever aidos (vs. nemesis) dois ideais constitutivos da tica aristocrtica; Superao fsica do adversrio luta e vitria e exercitao de qualidades naturais aristeia;

CONCEITO DE ARET
Honra Aristteles, tica a Nicmaco: sabido que os homens aspiram honra para assegurar o seu valor prprio, a sua aret. Deste modo, aspiram a serem honrados pelas pessoas sensatas que os conhecem, e por causa do seu prprio e real valor. Reconhecem assim como mais alto esse mesmo valor

A PERENIDADE DOS IDEAIS HOMRICOS


RECONHECIMENTO (BOM HOMEM AQUELE QUE DOTADO DE PHRONESIS SENSATEZ, CAPACIDADE DE JUDICAR DE FORMA EQUILABRADA (ARISTTELES, TICA A NICMACO) QUANDO ALGUM NO RECONHECIDO COMO CIDADO DESENCADEIA TODO O TIPO DE PAIXES (IRA, FRIA) UMA DAS MAIORES FONTES DE CONFLITO SOCIAL O INDIVDUO QUE NO RECONHECIDO PELOS OUTROS (IMAGEM ENGRANDECIDA DE SI PRPRIO FRUSTRAO; MINIMIZAO PELOS OUTROS) O NO RECONHECIMENTO UMA FONTE PASSIONAL ARISTTELES EM LINHA DE CONTINUIDADE COM OS IDEIAIS HOMRICOS tica a Nicmaco - no sculo XX, recuperao das ticas neo-aristotlicas uma tica centrada na educao das virtudes (coragem, temperana, prudncia ou phronesis) uma tica fundada sobre virtudes, que o Cristianismo vai absorver muito bem: a educao do cristo sobretudo uma educao para as virtudes. TICAS TICA CONSEQUENCIALISTA OU UTILITARISTA As boas ou ms aces so avaliadas em funo dos seus resultados ou consequncias. PROBLEMA o que conta nos resultados o que for melhor para a maioria. Por exemplo, se a maioria achar satisfatria a reintroduo da escravatura, ela deve ser recuperada UMA TICA DESVINCULADA DE PRINCPIOS TICA DEONTOLOGISTA OU KANTIANA Baseada em princpios e no em resultados = Fiat justitia, pereat mundus PROBLEMA porventura um sistema tico impossvel para seres humanos, pela ausncia de casustica O PRINCPIO FUNDAMENTAL DA TICA KANTIANA O PRINCPIO DO RESPEITO, AO CONTRRIO DO ANTERIOR (NO QUAL PREVALECE A LEI GERAL) TICA GREGA A TICA DE UMA CULTURA DA AURORA (NIETZSCHE) BASEADA NA PHRONESIS CULTURA GREGA ANTIGA CULTURA DA AURORA NIETZSCHE OS GREGOS NO PADECERAM DO MESMO MAL QUE AGORA PADECEMOS: CULTURALMENTE, FICAMOS INTIMIDADOS COM O NOSSO PASSADO CULTURAL, UM LEGADO CULTURAL IMENSO. MAS QUAL O LEGADO CULTURAL QUE CHEGOU AOS DEUSES? Quase nada? Os Gregos so os genunos criadores (poca de aurora) mas os prprios gregos sentiram-se to desamparados com a falta de legado cultural que inventaram um passado. Por exemplo, Plato recorre aos egpcios o mito de Toth (mito d inveno da linguagem) de origem egpcia. Nietzsche os gregos foram pensadores muito felizes no tinham a angstia do legado, mas tinham uma outra. CONTINUIDADE NAS ESCOLAS PS-ARISTOTLICAS (O ESTOICISMO E O EPICURISMO., CEPTICISMO. MICHEL FOUCAULT, HISTRIA DA SEXUALIDADE Martha Nussbaum,

LENDA DE AQUILES
Lenda de Aquiles Como relatou Homero na Odisseia , Aquiles era o mais valoroso de todos os guerreiros gregos e distinguiu-se pela sua coragem na Guerra de Tria. Filho de Ttis, deusa do mar, e de Peleu, rei dos Mirmdones, na Tesslia, Aquiles foi criado pelo centauro Quron. Ainda em criana, Ttis mergulhou-o nas guas do rio Estige para lhe dar imortalidade mas, como o segurou pelo calcanhar, esta parte do seu corpo ficou vulnervel. Quando tinha nove anos, o profeta Calcas previu, em orculo, que Aquiles conquistaria sozinho Tria. Ttis, temendo por Aquiles, pois sabia que ele iria ser morto em Tria, disfarou-o de menina e escondeu-o no palcio de Licomedes, na ilha de Ciros. Os Gregos, que precisavam de Aquiles para combaterem a guerra de Tria, descobriram-no, por entre as donzelas, atravs de uma artimanha. Ulisses dirigiu-se ao palcio de Licomedes e ofereceu prendas, entre as quais incluiu uma espada e um escudo, s filhas do rei; em seguida, juntamente com o seu squito, deu gritos de alerta e de perigo de invaso, e Aquiles, pensando que estavam a ser atacados, correu a segurar as armas. Desta forma, os Gregos identificaram-no e levaram-no com eles, no podendo Aquiles escapar ao seu destino. Este jovem heri participou em muitas batalhas durante a Guerra de Tria, conquistando doze cidades mas, quando o rei Agammnon de Micenas raptou a sua amada, a virgem Briseida, Aquiles retirou os Mirmidnes da batalha e recolheu-se, desgostoso, na sua tenda. Os Troianos, animados pela sua ausncia, atacaram os Gregos, fazendo-os retirar. Foi ento que o seu amigo Ptrocles implorou a Aquiles que lhe emprestasse a armadura e que o deixasse conduzir os Mirmidnes, no que Aquiles consentiu. Ptrocles foi morto pelo prncipe troiano Heitor, e Aquiles voltou batalha para vingar o amigo, matando Heitor. Depois liderou os Gregos para mais um ataque s muralhas de Tria, sendo atingido mortalmente por Pris, irmo de Heitor, com uma seta, que, guiada por Apolo, atingiu o calcanhar de Aquiles. Diz a lenda que Ttis recolheu o corpo de Aquiles e o levou para a ilha de Leuke, na foz do Danbio, onde, renascido, se casou com Efignia e com ela governou a regio. Como filho de um mortal e de uma deusa do mar, Aquiles tinha um estatuto especial entre os heris gregos da Guerra de Tria. Em criana, Ttis tinha-lhe revelado que tinha dois destinos sua escolha: uma vida longa sem glria ou uma vida curta com glria. Assim sendo, sua opo por voltar batalha para vingar Ptrocles foi uma viragem consciente no seu destino de heri.

ILADA anlise do canto I


Estrutura: proposio, invocao Canta, deusa, a clera de Aquiles, o Pelida e incio in medias res: o sacerdote de Apolo, Calcas, exige a restituio da filha Criseida Agammnon recusa devolver a cativa de guerra e responde desabridamente ao sacerdote; Calcas dirige uma splica a Apolo e atendido os exrcitos aqueus so dizimados pela peste. Interveno de Aquiles, de ps velozes, predilecto de Zeus convocao da assembleia de chefes e audio do adivinho Calcas (ira de Apolo porque o seu sacerdote foi desrespeitado). Condio imposta por Agammnon: a devoluo de Criseida s acontecer se lhe for entregue Briseida, essa que te [a Aquiles] calhou como prmio. Revolta de Aquiles afronta sua honra militar e usurpao de Briseida, levada por dois enviados de Agammnon;

Splica a Ttis e promessa de desafronta junto de Zeus: Dizer esta tua palavra a Zeus, que com o trovo se deleita, Irei pois at ao Olimpo coberto de neve; talvez ele me oia. Mas fica tu agora junto s tuas naus velozes na tua ira Contra os Aqueus, e completamente te abstm da refrega (419-421)
Restituio de Criseida ao pai, por Ulisses de mil ardis; Fim da peste;

Discusso no Olimpo entre Zeus e Hera (apaziguamento de Hefestos).


O festim dos bem-aventurados canto e msica de Apolo e das Musas.

Ilada canto II
O sonho enganador de Agammnon (mandado por Zeus) impulso para o ataque. Enumerao do catlogo das naus. Identificao de Heitor como comandante dos Troianos.

Ilada canto III


Repreenso de Heitor ao irmo Pris: Pris devasso, nobre guerreiro somente na cuidada aparncia, desvairado por mulheres e bajulador! (II, 38-39). No te aguentarias em combate contra Menelau dilecto de Ares? Ficarias a saber de que tmpera o homem cuja linda mulher possuis (52-53). Descrio de Helena: heterocaracterizao: (LEITURA DOS VERSOS 146-160) a) do poeta: Helena de alvos braos (121) b) dos regentes dos Troianos: No ignomnia que Troianos e Aqueus de belas cnmides Sofram durante tanto tempo dores por causa de uma mulher destas! Maravilhosamente se assemelha s deusas imortais. Mas apesar de ela ser quem , que regresse s naus; Que aqui no fique como flagelo para ns e nossos filhos. ((156-160). c) de Pramo, o sogro, a Helena: pois no meu entender no tens culpa, mas tm-na os deuses (164). Duelo entre Pris e Menelau Necessidade de pr termo ao conflito atravs de uma luta entre os dois principais interessados. Proteco de Afrodite a Pris (ocultamento no nevoeiro opaco e conduo a um perfumado leito nupcial (181). Reivindicao de vitria reclamada por Agammnon a Menelau e exigncia de devoluo de Helena ao marido.

Ilada cantos IV e V
Recomeo de uma batalha sangrenta entre Troianos e Aqueus no final, muitas mortes dos dois lados (canto IV).

Feitos valorosos de Diomedes (acusado de cobardia, por Agammnon, no canto anterior) e protagonismo entre os Aqueus continua a descrio da batalha entre Gregos e Troianos (canto V).

Ilada canto VI
Despedida de Heitor e Andrmaca; Nova crtica de Heitor a Pris: Estranha criatura! No te fica bem estares para a amuado. As tropas morrem em torno da cidade e da ngreme muralha, Em combate; e por ti que a guerra e o grito da refrega Lavram em volta da cidade. Tu prprio te zangarias com outro Qualquer, que visses a tentar retirar-se da guerra odiosa. V, levanta-te, antes que a cidade se abrase em fogo ardente (VI, 326-331) Andrmaca tenta sem xito convencer Heitor a desistir da batalha: muito eu me envergonharia dos Troianos e das Troianas de longos vestidos, Se tal como um cobarde me mantivesse longe da guerra. Nem meu corao tal consentia, pois aprendi a ser sempre Corajoso e a combater entre os dianteiros dos Troianos, Esforando-me pelo grande renome de meu pai e pelo meu. Pois isto eu bem sei no esprito e no corao: Vir o dia em que ser destruda a sacra lion (VI, 441-448) muito mais me importa o teu sofrimento, quando em lgrimas Fores levada por um dos Aqueus vestidos de bronze, Privada da liberdade que vives no dia a dia: Em Argos tecers ao tear, s ordens de outra mulher (454-457)

Ilada cantos VII, VIII e IX


Novo duelo, desta vez entre jax e Heitor (canto VII)

Zeus probe os deuses de intervirem na contenda e comea ento verdadeiramente a cumprir a promessa feita a Ttis, mandando grandes reveses aos Aqueus (canto VIII).
As convices de Agammnon: 1 - os Aqueus devem regressar sua ptria, porque Zeus congeminou um dolo maldoso e manda-me voltar sem glria para Argos; 2 - Tria no ser conquistada (No tomaremos Tria, a cidade de amplas ruas 25) posio contrria de Diomedes os demais Aqueus de longos cabelos permanecero, / at que destruamos Tria (45-46). Envio de uma embaixada comandada por Ulisses destinada a solicitar a reconciliao: a recusa colrica de Aquiles: No penso que o Atrida Agammnon me persuadir, Nem os outros Dnaos, visto que no h considerao Para quem luta permanentemente contra homens inimigos (315) canto IX

Ilada cantos X a XVII


Canto X Dlon, o espio que Heitor mandara de noite, morto por Diomedes.

Canto XI Sobressaem os feitos blicos de Agammnon.


Canto XII Os Troianos atacam com xito a muralha e a trincheira defensiva dos Aqueus. Canto XIII Combate junto s naus. Canto XIV o dolo de Zeus: Hera consegue seduzir e adormecer Zeus, de modo a desviar as suas atenes do campo de batalha, para que Posidon possa socorrer os Aqueus. Mas Zeus, uma vez desperto, continua a favorecer os Troianos, segundo a promessa feita a Ttis, e o seu avano tal que se preparam para incendiar as naus dos Aqueus, o que equivale a cortar-lhes a retirada (canto XV).

Canto XVI feitos gloriosos e morte de Ptroclo, s mos de Heitor.


Canto XVII Menelau defende o cadver do amigo de Aquiles.

Ilada canto XVIII O escudo de Aquiles versos 478-608


A vingana da morte de Ptroclo conduz Aquiles a pedir ao deus Hefestos que lhe forje umas armas em ouro.

Descrio do escudo de Aquiles: Fez primeiro um escudo grande e robusto () Levando da parte de Hefesto as armas refulgentes.

O escudo de Aquiles Angelo Monticelli (1820)

O escudo de Aquiles uma descrio em tempo de paz e o resumo de uma cultura (M Helena da Rocha Pereira)

Descrio do escudo de Aquiles Ilada canto XVIII


Concepo pica do homem: 1 A Terra, o Cu, o Mar, a Lua e as constelaes (484-489); 2 As imagens contrastantes de duas cidades dos homens: na cidade em paz, realizam-se bodas, festas cortejos nupciais e epitalmios; os jovens danam ao som das flautas e das liras; as mulheres, parte, contemplam-nos com admirao; a cidade em guerra est cercada por dois numerosos exrcitos, de brilhantes armaduras, dispostos destruio e ao saque os seus habitantes recusam renderse e, junto das muralhas, protegem crianas, mulheres e idosos. Saem secretamente e assaltam um rebanho batalha com o inimigo interveno de ris e Kydoimos, demnios da guerra, e de Ker, demnio da morte, arrastando pelos ps mortos e feridos. 3 Um campo onde os lavradores abrem sulcos com as juntas de bois e um homem que deita vinho numa taa; uma herdade no tempo das colheitas; os ceifeiros que levam na mo as foices e atam em molhos as espigas; os servos preparam a comida e o proprietrio permanece calado, de corao alegre; (541-549). 4 Um vinhedo e os seus alegres vindimadores; um rebanho de bois com pastores e ces; umas pastagem no fundo dum vale; uma dana de moos e moas; 5 O Oceano que abraa esta pintura exaustiva da vida humana (607-609).

O que revela o escudo de Aquiles?


1 - A harmonia perfeita da natureza e da vida humana; 2 - A dualidade humana cidade em guerra / cidade em paz; 3 - Actividades humanas ceifa, lavra, pastoreio, vindima; 4 - Divertimentos e danas; 5 - Conhecimentos geogrficos e astronmicos da poca: a terra plana circundada pelo rio Oceano; o Sol, a Lua e as suas constelaes principais. 6 - AS FIGURAES DO ESCUDO SO UM MICROCOSMOS DA SOCIEDADE HOMRICA;

Ilada cantos XIX a XXIII


Reconciliao de Aquiles com Agammnon, a conselho de Ttis ao filho: renuncia clera contra Agammnon (35) canto XIX. Vrios combates em que destaca o troiano Eneias canto XX. Combate junto ao rio e morte de Heitor, depois de uma longa perseguio em volta das muralhas de Troia cantos XXI e XXII. Cremao e jogos em honra de Ptroclo (canto XXIII.

Ilada canto XXIV


O velho rei de Tria, Pramo, ousa ir tenda de Aquiles, pedir-lhe, com ricos presentes, a restituio do corpo de seu filho Heitor. O heri aceita a concede umas trguas de doze dias para se realizarem os funerais de Heitor, acto com o qual termina o poema.

A splica de Pramo a Aquiles, de Alexander Ivanov (1824)

AS PERSONAGENS DA ILADA
Aquiles o heri modelo, nobre e valente, mas impulsivo. Agammnon o comandante supremo da expedio, arrogante, prepotente, mas pronto a retratar-se quando errou. jax o guerreiro forte e persistente, mas que s vale pela fora fsica. o baluarte dos Aqueus, que caminha para a luta com um sorriso no rosto aterrorizador. Diomedes que ataca os Troianos na falta de Aquiles, cavalheiresco, forte no combate e o melhor da sua idade no conselho. o heri que ousa medir-se com os deuses. Ptroclo o amigo fiel de Aquiles, que se revela um valente contendor no canto que tem o seu nome, apreciado por todos pela sua bondade e doura. Menelau o causador da expedio. Embora lhe caiba um s canto para contar os seus feitos de armas, no comeo do canto VII, os outros Aqueus julgam-no incapaz de se medir com Heitor. Nestor velho rei de Pilos, que muito aconselha, mas pouco ouvido. ele quem sugere a embaixada a Aquiles a pedir a reconciliao e quem aconselha Ptroclo a pedir quele heri que o deixe ir para o combate frente dos Mirmides. No canto I (248), diz-se sobre ele: Nestor das doces palavras, o lmpido orador de Pilos; / da sua lngua flua um discurso mais doce que o mel. () Bem intencionado. Ulisses ao mesmo tempo o guerreiro valente e o homem prudente e avisado, escolhido para as misses delicadas como a de restituir Criseida ao pai e a de chefiar a embaixada a Aquiles. quem, no canto II, impede os Aqueus, de se precipitarem numa fuga desordenada, e a sua sensatez por vezes comparada de Zeus. GREGOS

As personagens da ILADA (cont.)


TROIANOS
Sobressai a figura herica e humana de Heitor: modelo de filho, de pai e de cidado; guerreiro que procura no s a honra pessoal (como Aquiles), mas a defesa do seu territrio e da sua famlia.

VS.
Pris: embora capaz de se debater com Menelau, revela traos efeminados e alguma cobardia, preferindo proteger-se no seu quarto. Pramo, velho rei digno e respeitado, convocado como garantia dos juramentos que precedem o combate singular de Menelau e Pris. Sofrimento de uma dupla tragdia com a morte de Heitor (a dor de pai e a dor de chefe de Estado).

As personagens da Ilada (concluso)


Personagens femininas (troianas): Hcuba, a esposa de Pramo; Andrmaca, a mulher solcita e dedicada; Helena, a antiga rainha de Esparta, admirada pela beleza divina (justificativa de sofrimentos) hostilizada pelos ancios, defendida apenas por Pramo e Heitor.

HELENA DE ESPARTA A RUNA DE TRIA


Filha de Zeus e de Leda, irm de Castor e Plux e esposa do rei Menelau de Esparta. Aos onze anos, foi raptada por Teseu e resgatada pelos irmos. Considerada a mulher mais formosa do mundo, era pretendida por muitos heris gregos por deciso de Ulisses, rei de taca, que impe a todos os pretendentes um juramento de proteco de Helena e do marido por ela escolhido, acaba por casar com Menelau (irmo de Agammnon) nascimento de Hermone. O encontro de Helena e Pris acontece numa viagem do troiano a Esparta fuga para Tria e incio da guerra (para resgatar Helena e para aumentar o poder econmico). O fim de Helena: - Expulso do reino aps a morte de Menelau (Pausnias); - Enforcamento em Rodes (ordem da rainha para que as servas, vestidas de Ernias, matem Helena quando toma banho); Reencontro com Pris e proteco auspiciosa de Afrodite e de Apolo.

PERODOS DA HISTRIA GREGA


A.C. 1500
1200 1100 1000 900 800 700 600 500 400 300 323 morte de A. Magno diviso do Imprio Romano; conquista da Grcia por Roma em 146 a.C.

Perodo Micnico ou Aqueu (PrHomrico)

Perodo das Trevas ou Idade Mdia Grega (Homrico)

Perodo arcaico

Perodo clssico 1 parte domnio de Atenas (sculo V) 2 parte domnio de Esparta (sculo IV)

Perodo helenstico Desvio do centro de influncia cultural de Atenas, passando para Esparta e Alexandria. Conquista Romana

Potrebbero piacerti anche