Sei sulla pagina 1di 8

Porte de Arma

Art. 22. O Porte de Arma de Fogo de uso permitido, vinculado ao prvio registro da arma e ao cadastro no SINARM, ser expedido pela Polcia Federal, em todo o territrio nacional, em carter excepcional, desde que atendidos os requisitos previstos nos incisos I, II e III do 1o do art. 10 da Lei no 10.826, de 2003

o documento, com validade de at 5 anos, que autoriza o cidado a portar, transportar e trazer consigo uma arma de fogo, de forma discreta, fora das dependncias de sua residncia ou local de trabalho.

Ter idade mnima de 25 anos; Cpias autenticadas ou original e cpia do RG, CPF e comprovante de residncia; Declarao escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstncias que justifiquem o pedido, principalmente no tocante ao exerccio de atividade profissional de risco ou de ameaa sua integridade fsica; Comprovao de idoneidade, com a apresentao de certides negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justia Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de no estar respondendo a inqurito policial ou a processo criminal, que podero ser fornecidas por meios eletrnicos; Apresentao de documento comprobatrio de ocupao lcita e de residncia certa; Comprovao de capacidade tcnica e de aptido psicolgica para o manuseio de arma de fogo; Cpia do certificado de registro de arma de fogo; foto 3x4 recente.

O art. 6o. da Lei 10.826/03 dispe que o porte de arma de fogo proibido em todo o territrio nacional, salvo em casos excepcionais. Portanto, excepcionalmente a Polcia Federal poder conceder porte de arma de fogo desde que o requerente demonstre a sua efetiva necessidade por exerccio de atividade profissional de risco ou de ameaa sua integridade fsica, alm de atender as demais exigncias do art. 10 da Lei 10.826/03. O porte de arma de fogo tem natureza jurdica de autorizao, sendo unilateral, precrio e discricionrio. No basta a apresentao dos documentos previstos em lei se o requerente no demonstrar sua necessidade por exerccio de atividade profissional de risco ou de ameaa sua integridade fsica. O comprovante de capacidade tcnica e de aptido psicolgica para o manuseio de arma de fogo deve ser fornecido por profissional credenciado pela Policia Federal.

A autorizao de porte de arma de fogo perder automaticamente sua eficcia caso o portador dela seja detido ou abordado em estado de embriaguez ou sob efeito de substncias qumicas ou alucingenas. O titular de porte de arma de fogo para defesa pessoal no poder conduzi-la ostensivamente ou com ela adentrar ou permanecer em locais pblicos, tais como igrejas, escolas, estdios desportivos, clubes, agncias bancrias ou outros locais onde haja aglomerao de pessoas em virtude de eventos de qualquer natureza. O Porte de Arma de Fogo pessoal, intransfervel e revogvel a qualquer tempo, sendo vlido apenas com relao arma nele especificada e com a apresentao do documento de identificao do portador.

Art. 25. O titular do Porte de Arma de Fogo dever comunicar imediatamente: I - a mudana de domiclio, ao rgo expedidor do Porte de Arma de Fogo; II - o extravio, furto ou roubo da arma de fogo, Unidade Policial mais prxima e, posteriormente, Polcia Federal. Pargrafo nico. A inobservncia do disposto neste artigo implicar na suspenso do Porte de Arma de Fogo, por prazo a ser estipulado pela autoridade concedente.

http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/port e-de-arma-de-fogo/ Decreto Lei 5.123, de 1 de julho de 2004

Potrebbero piacerti anche