Sei sulla pagina 1di 15

Universidade da Regio da Campanha Centro de Cincias da Sade CCS Nutrio

Vitamina D (Calciferol)

Acadmica: Smela Hernandes

Vitamina D o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolveis obtida a partir do colesterol como precursor metablico atravs da luz do sol, e de fontes dietticas. que so essenciais para manter o equilbrio mineral no corpo. tambm conhecida como calciferol e Vitamina Dntiraqutica. As formas principais so conhecidas como vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal). O colecalciferol sintetizado na pele atravs da ao da luz ultra-violeta no 7-dehidrocolesterol, um derivado do colesterol que est distribudo de forma generalizada na gordura animal, a vitamina D no est de acordo com a definio clssica de vitamina.

Fontes:

leos de fgado e de peixe; Peixes de gua salgada como: sardinha, arenque, salmo e atum; Ovos, carne, leite e manteiga; Leite materno (contm pouca quantidade).

Estabilidade:

A vitamina D relativamente estvel nos alimentos, a armazenagem, o processamento e a cozedura tm pouco efeito na sua atividade, embora no leite fortificado, possa ser perdida at cerca de 40% da vitamina D adicionada, como resultado da exposio luz.

Importncia da ingesto adequada de Vit.D.

Essencial para a homeostase; Necessria para a absoro de clcio e fsforo no intestino grosso, para sua mobilizao a partir dos ossos e para a sua reabsoro nos rins; Atua no sistema imune, no corao, no crebro e na secreo de insulina pelo pncreas; Regula o metabolismo sseo e a deposio de clcio nos ossos; Importante tambm para gestantes, lactantes e crianas por fornecer o crescimento; Tecido Muscular e Sistema Nervoso.

Deficincia

Deficincia marginalNveis sricos reduzidos de clcio e fsforo; Fraqueza muscular, tetania, riscos de desenvolver processos infecciosos; A hipovitaminose D marginal pode contribuir para os ossos quebradios nos idosos.

Deficincia francaRaquitismo(crianas); Osteomalcia(adultos); Osteoporose.

A deficincia de vitamina D causada sobretudo pela falta de exposio luz solar e no tanto com vitamina D na dieta, como demonstram novos estudos independentes. Essa deficincia pode ocorrer em indivduos idosos porque a pele produz menos vitamina D, mesmo quando exposta luz solar, mas tambm pelas erradas recomendaes dos mdicos em aconselhar suplementos de vitamina D ao invs da exposio solar, ou pelo excesso de protetor solar. A deficincia de vitamina D durante a gravidez pode causar osteomalcia na mulher e raquitismo no feto.

Risco de deficincia: O risco de deficincia de vitamina D mais elevado entre as crianas e os idosos, especialmente aqueles com baixa exposio luz solar. Em prematuros e bebs com baixo peso, as funes hepticas e renais podem ser inadequadas para um metabolismo timo da vitamina D e o leite humano uma m fonte de vitamina D. Nos idosos as restries alimentares so um fator de risco adicional. Pessoas com doenas que afetam o fgado, os rins e a glndula tiride ou a absoro de gorduras, os vegetarianos, os alcolicos e os epilpticos em terapia de longa durao de anticonvulsionantes, bem como as pessoas que esto retidas em casa, tm um maior risco de deficincia.

Excesso:

O consumo excessivo de Vit.D pode causar: calcificao ssea excessiva; clculos renais; calcificao metstica de partes moles(rins e pulmes); Hipercalcemia; Cefalia; Fraqueza, vmitos, constipao, poliria e polidipsia.

Complexo Vit. D:

A Vitamina D1 a mais importante e a que regula o metabolismo do Clcio, ou seja, a calcificao ssea.

A Vitamina D2 chamada de Ergocalciferol, tem como precursor o ergosterol presente nos vegetais, centeio e leveduras.
A vitamina D3 ou Colecalciferol a sintetizada na pele sob ao dos raios U.V. do sol em contato com o 7-dehidrocolesterol secretado pelas glndulas sebceas presentes na nossa pele.

Recomendaes dirias:

Crianas de 0-12 meses: 5 g - (25 g);


Crianas de 1- 8 anos: 5 g - (50 g);

Homens de 9- 30 anos: 5 g - (50 g)


Homens de 31- 50 anos: 5 g - (50 g) Homens de 50- 70 anos: 10 g - (50 g) Homens mais de 70 anos: 15 g - (50 g)

Mulheres de 9- 30 anos: 5g - (50 g); Mulheres de 31-50 anos: 5 g - (50 g); Mulheres de 50- 70 anos: 10 g - (50 g); Mulheres mais de 70 anos: 15 g - (50 g); Gestantes: 5 g - (50 g) Lactantes: 5 g - (50 g)

Potrebbero piacerti anche