Sei sulla pagina 1di 13

1

Do final do sculo II a.C. at o sculo VI depois de Cristo. Nesse perodos a Filosofia se ocupa com as questes do(a): tica Conhecimento humano Relaes entre o homem e a Natureza Relaes entre o homem e Deus Relaes entre a Natureza e Deus

Discpulo de Plato Considerava-se platnico e manifestava grande respeito e admirao pelo mestre. Preceptor de Soberanos Preceptor de Alexandre Magno. Fundador da Escola Peripattica Abriu por conta prpria um escola.

Aristteles escreveu sobre diversos assuntos: Cincias: sobre as plantas e os animais Lgica: Seus escritos nesse campo foram reunidos numa obra denominada rganon Filosofia: a Metafsica, a Fsica, a tica a Nicmaco, a Poltica, o Da Alma, o Da gerao e da corrupo, a Potica (livro incompleto).

Definio da natureza, dos deveres e das propriedades do saber filosfico. Primeira definio de metafsica:
Segunda definio de metafsica:

a potncia que se est atuando. O movimento no pode ser reduzido a potncia ou ao ato. Uma coisa pode estar em potncia sem estar em movimento. Uma coisa pode estar em ato sem estar em movimento.

Aprofundando no fenmeno do vir-a-ser, Aristteles chega descoberta dos princpios de ato e potncia. Potncia: qualquer realidade indeterminada, passiva e de forma varivel. Ato: toda realidade determinada, finita, perfeita e completa

Aristteles procurou descobrir as propriedades dos conceitos (idias), enquanto produzidos pela nossa mente. Os resultados dessa pesquisa encontram-se no rganon. Para Aristteles a idias podem ser reduzidas a dez grupos: substncia, qualidade,quantidade, ao, paixo, relao, tempo, lugar, posio, hbito. Todas as idias tm compreenso, extenso e predicabilidade. Aristteles elaborou o silogismo para deduzir conceitos novos de conceitos anteriormente conhecidos. Aristteles fala tambm da induo que parte de casos particulares para chegar a proposies mais universais.

Para Aristteles, a felicidade consiste na plena realizao das prprias capacidades. A verdadeira felicidade do homem deve consistir na contemplao (atuao da razo) junto com a satisfao (prazer). A riqueza necessria para que o homem entregue-se a contemplao sem ser perturbado por outras preocupaes. O meio para conseguir a felicidade a virtude, o hbito de escolher o justo meio.

Aristteles divide a virtude em dois grupos principais: - Virtudes dianoticas: so as que concorrem para o desenvolvimento das faculdade intelectivas. - Virtudes morais: so as que presidem o controle dos impulsos a escolha dos meios aptos para a consecuo do fim. So elas: a prudncia, a temperana e a justia. Aristteles examinou a amizade como uma virtude muito importante. Quem se contenta com o exerccio das virtudes morais feliz.

10

Os homens unem-se para formar a sociedade porque de outro modo no poderiam satisfazer todas as suas necessidade fsicas e intelectuais. Diz Aristteles, que o Estado criao da natureza. O Estado surge para tornar possvel a vida feliz. A finalidade do Estado facilitar a consecuo do bem comum.

11

Aristteles divide as constituies possveis em justas e injustas. Constituies justas: so as que servem ao bem-comum. Tais so: a monarquia, aristocracia e a repblica. Constituies injustas: so as que servem ao bem dos governantes. Tais so: a tirania, a oligarquia e a democracia.

12

MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. 15 ed. So Paulo: Paulus, 2008 CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 10 ed. So Paulo: tica, 1998.

13

Potrebbero piacerti anche