Sei sulla pagina 1di 29

Islamismo

Carlos Fragali - Julio Ragazini - Lucas Rinaldi - Luiz Quintal Vitor Aguiar

Isl ou Islamismo
Religio que surgiu na Pennsula Arbica, no sculo VII. Seu profeta Mohammed (Maom, Muhhammad) e teria recebido os ensinamentos de Allah (Deus) atravs das revelaoes do anjo Gabriel, que foram reunidos num livro o Alcoro. slam em rabe = submisso. Mulumano deriva de muslim = aquele que se submete. O islamismo no compreende apenas a esfera espiritual, mas todo aspecto da vida humana e social. As cerimnias so realizadas nas mesquitas. No existe um sacerdcio organizado.

Islamismo

Mesquita Azul em Istambul - Turquia

Islamismo no Mundo
a segunda maior nmero de fiis, entre 1,5 a 1,8 bilho de crentes. Apesar de sua origem, apenas 18% de seus fiis vivem no mundo rabe. A maior comunidade nacional encontra-se na Indonsia.

Na Europa Ocidental a maior comunidade encontra-se na Frana.


a religio que mais cresce no mundo.

Distribuio do Islamismo no Mundo

Islamismo no Brasil
Trazido pelos imigrantes srios e libaneses, durante a Primeira Guerra Mundial. Maior nmero de fiis nos estados de SP e PR. Com importantes concentraes em MS e RS. Foz do Iguau tem, proporcionalmente, a maior comunidade islmica do pas. Na cidade de So Paulo, tem cerca de 10 mesquitas, sendo a Mesquita Brasil a primeira a ser edificada na Amrica Latina. Censo 2000 27.239 mulumanos. A Federao Islmica Brasileira, considerava que em 2006, esse nmero j passava de 1,5 milhes de fiis e 50 mesquitas.

Islamismo

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguau, Paran

Mesquita Brasil, em So Paulo

Maom - Mohamed

Maom - Mohamed
O isl, a mais recente das grandes religies mundiais remonta a Maom, que nasceu em Meca que era um importante centro comercial e posto de parada para as caravanas que transitavam pela pennsula Arbica no final do sculo VI, por volta de 570 d.C. Meca era no apensar um importante centro comercial, mas tambm uns dos centros religiosos da Arbia. Na poca de Maom, em muitos lugares a transio da sociedade beduna nmade para uma sociedade urbana mais fixa ia causando a extino da religio tradicional.

Maom - Mohamed

Deus se revela a Maom

Alcoro

O Alcoro (Coro) o livro sagrado dos muulmanos

De Meca a Medina
Em Medina, Maom logo se tornou um lder religioso e poltico.

Quando Maom morreu, os muulmanos passaram a ser liderados por califas.

A Difuso do Isl

Cruzadas

As Cruzadas foram expedies organizadas pela nobreza sob a inspirao do Papado para libertar a Terra Santa

Cruzadas
Causas. 1 Cruzada (1095-1099) 2 Cruzada (1147-1149) 3 Cruzada (1189-1192) 4 Cruzada (1202-1204) A Cruzada das crianas (1212) 5 Cruzada (1217-1221) 6 Cruzada (1228-1229) 7 Cruzada (1248-1250) 8 Cruzada (1270)

Cruzadas

Jihad

Inimigos dos Cruzados, por Gustave Dor.

Credo
O credo do isl est resumido na curta declarao de f: No h Deus seno Al, e Maom seu Profeta. Al no se trata de um nome pessoal, e sim da palavra rabe que significa Deus. O isl no probe que se desfrute a vida na terra, mas lembra que se deve ter sempre em mente o fato de que esta no passa de uma preparao para a vida que comear depois do julgamento divino. Deus no apenas um juiz onipotente. Alm disso, repleto de amor e compaixo. Todas as suras do Coro comeam com as palavras: Em nome de Al, o Misericordioso, o Compassivo. Uma expresso islmica que repetida no chamado s preces, Al hu Akbar.

Obrigaes Religiosas Os Cinco Pilares


O credo. A orao. A caridade.

O jejum.
A peregrinao a Meca.

Xaria
Cdigo de leis sagradas do Isl. O Alcoro e a Suna, formam o Cdigo Bsico Imutvel. Completa-se com o fiqh. (Jurisprudncia)

Lida com diversos aspectos da vida cotidiana como a poltica, economia, e questes sociais.

Islamismo
Poltica

- No h separao entre poltica e religio.


Economia - No questiona o direito a propriedade privada, mais h algumas limitaes riqueza Filosofia - Averris de Crdoba (em rabe Ibn Ruchd).

A Mulher no Isl
Citaes contraditrias do Coro: - Os homens tm autoridade sobre as mulheres porque Deus os fez superiores a elas. (sura 4:31) - As mulheres devem, por justia, ter direitos semelhantes aqueles exercidos contra elas. (sura 2:228) Poligamia: - "Se vs temeis no serdes capazes de conviver justamente com os rfos, casai com mulheres de sua escolha, 2 ou 3 ou 4 vezes; mas se temerdes que que no sereis capazes de conviver justamente com elas, ento casai somente com uma. (4:13) O divrcio possvel, mas apenas quando iniciado pelo marido: - Mas, se vos decidirdes tomar outra esposa no lugar da primeira, mesmo que vs tenhais dado a primeira o maior tesouro como dote, no o diminua em um pedao. Tom-lo-eis de volta, como uma falsa imputao de erro manifesto? (4:20)

A Mulher no Isl
O marido tem direito de punir fisicamente a esposa:

- Quando aquelas de quem temes desobedincia deves admoest-las, envi-las a uma cama separada e bater nelas. (sura: 4)
Hijab: - Profeta, dizei a tuas esposas, tuas filhas e as mulheres dos crentes que quando sarem que se cubram com suas mantas, isto mais conveniente, para que se distinguem das demais e no sejam molestadas; sabei que Deus indulgente, Misericordiosssimo.

Fundamentalismo
Fundamentalismo o termo usado para se referir crena na interpretao literal dos livros sagrados. Fundamentalistas so encontrados entre religiosos diversos e pregam que os dogmas de seus livros sagrados sejam seguidos risca. Primeiros movimentos considerados como fundamentalistas no isl: Movimento Deobandi na ndia, Irmandade Mulumana no Egito, Jihad Islmica Egpcia, Wahhabismo na Arbia Saudita. Revoluo Iraniana liderada por Khomeini, transformao do Ir em um estado teocrtico. Fundamentalismo Moderno: Surgimento de grupos Islmicos inspirados na revoluo de Khomeini tais como Al-Qaeda, Talib e etc.

Fundamentalismo
Abu Sayyaf: Grupo, ligado Al Qaeda, que tem por objetivo criar um Estado islmico nas Filipinas. Agem atravs de ataques terroristas. acusado de ter matado 100 pessoas no ataque a um barco, em fevereiro de 2004. No dia 14 de fevereiro de 2005, dia dos namorados nas Filipinas, 3 atentados bomba mataram 11 pessoas. Os ataques seriam para chamar a ateno da presidente Gloria Arroyo. Hizbollah: Organizao de atuao poltica e paramilitar xiita sediada no Lbano. Surge aps a invaso Israelense no Lbano (Operao Paz para a Galilia) e continua resistindo por toda a guerra civil Libanesa. Em 1985 publicaram um manifesto onde listavam suas trs metas: colocar um fim a qualquer entidade colonialista no Lbano, Levar os Falangistas justia e estabelecer um regime Islmico no pas.

Revoluo Iraniana 1979


Na dcada de 1960 o Ir inicia um processo de modernizao econmica liderada pelo x Reza Pahlevi, aliado dos Estados Unidos. O processo no bem aceito pela populao islmica xiita do pas e pelo clero pois junto com a modernizao econmica acabavam acontecendo transformaes culturais como a liberalizao do trabalho feminino, criao de um mercado de consumo, urbanizao e etc. Em 1964 o lder de oposio, aiatol Khomeini, que afirmava que o regime do x era uma tirania preso e isolado. Em 1975 ocorre a revoluo branca. Com algumas reformas o x visava diminuir a o papel do islamismo e ressaltar as conquistas pr-islmicas.

Revoluo Iraniana 1979


Em 1978 ocorrem uma serie de protestos que levam cerca de 2 milhes de pessoas as ruas. O exercito comea a se desintegrar a medida que soldados se recusam a atirar nos manifestantes.

Em 1979 o x obrigado a abandonar o pas. Ocorre o retorno de Khomeini que rapidamente cria uma republica Islmica onde ele se torna lder supremo.
Costumes ocidentais como msica, vesturio, maquiagem, jogo, cinema e etc. so proibidos. Castigos corporais para quem violasse os preceitos da shaira so reintroduzidos e pena de morte aplicada para os defensores do x, prostitutas, homossexuais e marxistas.

Reza Pahlevi e Khomeini

Bibliografia
GAARDER, Jostein / HELLERN, Victor / NOTAKER, Henry O Livro das Religies. CCERES, Florival Histria Geral.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2006/08/17/285309299.asp (Consultado em 01/06/2011)


http://www.islam.org.br http://www.mesquitabrasil.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada#A_jihad Imagens http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl

Potrebbero piacerti anche