Sei sulla pagina 1di 66

LOCALIZAO DO CORAO

O corao situa se entre os dois pulmes, no mediastino,,a regio entre os pulmes que vai do esterno at a coluna vertebral.

Aproximadamente dois teros do corao ficam a esquerda da linha mediana do corpo. O corao tem a forma de um cone de ponta arredondada do tamanho aproximado de uma mo fechada.
Sua extremidade pontuda, o pice formada pela ponta do ventrculo esquerdo, e repousa no diafragma. Os principais vasos sangneos entram e saem da base do corao, formada pelos trios, principalmente o trio esquerdo

Pericrdio

O corao recoberto e mantido no lugar pelo pericrdio. Este consiste de duas pores, o pericrdio fibroso e o pericrdio seroso. O pericrdio fibroso, mais externo, um tecido conjuntivo irregular denso que evita que o corao distenda-se excessivamente, proporciona uma membrana protetora reforada ao redor do corao sustentando-o no mediastino. O pericrdio seroso, interno, uma membrana mais delicada que forma uma bicamada em torno do corao: (1) lmina parietal, mais externa, do pericrdio seroso est imediatamente abaixo do pericrdio fibroso 2) a lmina visceral, mais interna, do pericrdio seroso tambm denominada de epicrdio , est abaixo da lamina aderida ao miocrdio.

Pericrdio

Entre as lminas parietal e visceral do pericrdio seroso existe um fino filme de fluido seroso. Este fluido, conhecido como fluido pericrdico, evita a frico entre as lminas quando o corao se move. O espao ocupado pelo fluido pericrdico chamado de cavidade do pericrdio. Uma inflamao do pericrdio conhecida como pericardite. Se no bem tratada, a pericardite pode ser fatal. Como o pericrdio no consegue distender-se para acomodar o excesso de fluido ou acmulo de sangue, o corao fica sujeito compresso. Esta compresso, conhecida como tamponamento cardaco, pode resultar em insuficincia cardaca.

PAREDE DO CORAO

A parede do corao composta de trs camadas: (1) epicrdio (camada externa). (2) miocrdio (camada mdia) e (3) endocrdio (camada interna). O epicrdio, que a camada visceral do pericrdio seroso, a lmina externa, fina, transparente da parede. composto de mesotlio e tecido conjuntivo.

PAREDE DO CORAO

O miocrdio consiste de tecido muscular cardaco e perfaz a maior parte do corao. Este tecido e encontrado unicamente no corao e tem funo e estrutura especializadas.
responsvel pela ao de bombeamento do corao. As fibras (clulas) do msculo cardaco so involuntrias, estriadas e ramificadas. e o tecido est organizado em feixes entrelaados de fibras. O endocrdio uma camada fina de epitlio escamoso simples (endotlio) que reveste o interior do miocrdio e recobre as valvas do corao e as cordas tendneas ligadas a elas. contnuo com o epitlio que reveste os grandes vasos sangneos.

As inflamaes do epicrdio, do miocrdio e do endocrdio so chamadas. respectivamente, de epicardite, miocardite e endocardite.

Cmaras do Corao

O interior do corao dividido em quatro cmaras que recebem e bombeiam sangue. As duas cmaras superiores so chamadas de trios direto e esquerdo. Os trios so separados por uma parede divisria denominada de septo interatrial.

As duas cmaras inferiores so os ventrculos direito e esquerdo.


Eles so separados por um septo interventricular. Externamente, o sulco coronrio separa os trios e ventrculos.

Ele circunda o corao e contm gordura e vasos sangneos coronarianos.

Cmaras do Corao
Veia cava superior Arta

Artria pulmonar D.
Tronco pulmonar

Artria pulmonar E. Veias pulmonares E. trio E. Vlvula mitral Vlvula artiva

Veias pulmonares D. Septo interatrial Vlvula pulmonar Vlvula tricuspide trio D

Septo interventricular

Veia cava inferior

Grandes Vasos do Corao


O trio direito recebe sangue venoso (sangue que cedeu o seu oxignio s clulas) atravs de trs veias. Veias so vasos sangneos que conduzem sangue de volta ao corao. A veia cava superior (VCS) traz sangue principalmente das partes do corpo que ficam acima do corao; a veia cava inferior (VCl) traz sangue principalmente das partes do corpo que ficam abaixo do corao; e o seio coronrio drena o sangue da maioria dos vasos da parede do corao. O trio direito, ento, envia o sangue venoso para o ventrculo direito, que o bombeia para o tronco pulmonar. O tronco pulmonar divide-se em artrias pulmonares direita e esquerda, cada uma levando o sangue ao pulmo correspondente.

Grandes Vasos do Corao

Artrias so vasos sangneos que conduzem o sangue para longe do corao Nos pulmes, o sangue venoso libera o seu dixido de carbono e absorve oxignio. O sangue oxigenado, ou arterial, (sangue que ainda no transferiu seu oxignio para as clulas) transportado ao trio esquerdo por quatro veias pulmonares. O sangue passa, ento, ao ventrculo esquerdo, que bombeia o sangue para a aorta ascendente. Desta, o sangue arterial passa s artrias coronrias, ao arco da artica e s partes torcica e abdominal da aorta descendente. Estes vasos sangneos e suas ramificaes transportam o sangue a todas as partes do corpo.

Valvas do Corao

Quando cada cmara do corao contrai-se, ela impulsiona uma poro de sangue para dentro do ventrculo ou para fora do corao por uma artria.
Para evitar que haja refluxo (retorno) de sangue, o corao tem quatro valvas compostas de tecido conjuntivo denso. Tais valvas abrem e fecham em resposta a mudanas de presso quando o corao contrai e relaxa.

Valvas Atrioventriculares As valvas atrioventriculares (AV) ficam entre os trios e os ventrculos.

A valva atrioventricular entre o trio direito e o ventrculo direito tambm chamada de valva tricspide porque consiste de trs cspides, ou vlvulas (projees).
Estas cspides so de tecido fibroso revestido por endocrdio. As extremidades pontiagudas das cspides projetam se pala dentro do ventrculo. Cordes semelhantes a tendes chamados de cordas tendneas conectam as extremidades de cada vlvula a projees do msculo cardaca, localizadas na superfcie interna dos ventrculos, chamadas de msculos papilares. As cordas tendneas no permitem que as vlvulas movam se para cima, entrando no trio quando o ventrculo contrai.

Valvas Atrioventriculares
A valva atrioventricular entre o trio esquerdo e o ventrculo esquerdo chamada de valva bicspide (mitral). Possui cspides com funcionamento semelhante ao da valva tricspide Para que o sangue passe de um trio a um ventrculo, uma valva atrioventricular (AV) deve abrir-se. A abertura e o fechamento das valvas so causados por diferenas de presso de uma cavidade para outra. Quando o sangue move-se de um trio a um ventrculo, ele empurra as cspides, que abrem, os msculos papilares relaxam e as cordas tendneas afrouxam.

Quando o ventrculo contrai, a presso sangue ventricular move as cspides pala cima at que suas extremidades se encontrem e fechem o stio. Ao mesmo tempo, a contrao dos msculos papilares e a tenso nas cordas tendneas ajudam a evitar que as cspides movam-se para cima, entrando no trio.

Valvas semilunares

Perto da origem do tronco pulmonar e da aorta encontramos valvas com funo de evitar que o sangue reflua (retorne) pata o corao. Estas valvas so constitudas por valvas chamadas de semilunares. A valva do tronco pulmonar fica no stio onde o tronco pulmonar deixa o ventrculo direito. A valva da aorta est situada no stio onde a aorta inicia, deixando o ventrculo esquerdo. Cada valva consiste de trs vlvulas semilunares (na forma de uma meia lua). Cada vlvula e fixada parede da artria. Como as valvas atrioventriculares, as vlvulas semilunares permitem que o sangue flua apenas em uma direo neste caso, dos ventrculos para as artrias.

Valvas semilunares

Doena cardaca valvular refere se a qualquer condio na qual uma ou mais valvas cardacas no operam apropriadamente. Estas valvas incompetentes podem causar a regurgitao, o refluxo de sangue atravs de uma valva incompletamente fecha da.

Isto pode levar a insuficincia cardaca congestiva, na qual o corao no mais capaz de suprir a demanda de oxignio do corpo

Valvas do corao

Suprimento Sangneo do Corao

A parede do corao, como qualquer outro tecido, tem seus prprios vasos sangneos. O fluxo de sangue por esses numerosos vasos do miocrdio chamado de circulao coronria (cardaca). Os vasos coronrios os principais so as artrias coronrias direita e esquerda, que se originam da aorta ascendente. Cada ramo arterial ramifica-se para suprir o tecido de oxignio e de nutrientes. A maior parte do sangue venoso, que transporta dixido de carbono e resduos, e coletada por uma veia grande na parte posterior do corao, o seio coronrio, que o transfere para o trio direito.

Suprimento Sangneo do Corao

A maioria dos problemas cardacos resulta de circulao coronria deficiente.


Se um suprimento deficiente de oxignio enfraquece as clulas, mas no as mata, a condio e chamada de isquemia. Angina pectoris, que significa dor no peito", resulta de isquemia do miocrdio. As causas mais comuns incluem estresse, trabalho fsico excessos o aps uma refeio pesada, estreitamento das artrias coronrias, presso alta e febre. Os sintomas incluem dor no trax, acompanhada de aperto ou presso e dificuldade de respirar. Algumas vezes, pode ocorrer fraqueza, tontura e transpirao.

Suprimento Sangneo do Corao Um problema bem mais srio o infarto do miocrdio, ou IM, comumente chamado de ataque cardaco. Infarto a morre de uma rea de tecido pela interrupo do suprimento de sangue. O infarto do miocrdio pode resultar de um coagulo em uma das artrias coronrias. O tecido morre e substitudo por uma cicatriz de tecido no-contrtil, que faz com que o msculo cardaco perca fora. Os efeitos ps-infarto dependem, em parte, do tamanho e da localizao da rea infartada. Alm da morte do tecido cardaco normal, o infarto pode interferir no fluxo dos potenciais de ao que fazem o corao bater. Isto pode causar morte sbita (fibrilao ventricular), mas pode ser revertido se for feito ressuscitamento cardiopulmonar (RCP) a tempo. Os indivduos que sobrevivem a um IM podem desenvolver novos vasos sangneos, que levam sangue atravs de vasos secundrios aps a obstruo de um vaso principal.

Sistema Condutor (de Conduo) do Corao


O corao inervado pelo sistema nervoso autnomo, que aumenta ou diminui a freqncia de batimentos, mas no inicia a contrao. O corao pode continuar batendo sem qualquer estmulo direto do sistema nervoso porque tem um sistema intrnseco de regulao chamado de sistema condutor O sistema condutor composto de tecido muscular especializado que gera e distribui potenciais de ao, que estimulam a contrao das fibras musculares cardacas. Todos os msculos cardacos so capazes de auto-excitao; isto , gerar, espontnea e ritmicamente, potenciais de ao que resultam na contrao do msculo. Os componentes do sistema condutor so o n (nodo) sinoatrial, n (nodo) atrioventricular; fascculo atrioventricular, ramos direito e esquerdo e ramos subendocrdicos.

Sistema Condutor (de Conduo) do Corao

O n (nodo) sinoatrial (SA) est localizado na parede do trio direito logo abaixo do stio da veia cava superior. O n (nodo) SA inicia cada batimento e, assim, marca o ritmo bsico para a freqncia cardaca. Por esta razo, chamado de "marca passo". A freqncia normal de auto-excitao no n (nodo) SA de 75 vezes por minuto em adultos em repouso. Como o n (nodo) SA gera potenciais de ao espontaneamente muito mais rpido que qualquer outro componente do sistema condutor, os impulsos nervosos do n (nodo) SA espalham se para as demais reas e as estimulam com tal freqncia que elas no conseguem gerar potenciais de ao com suas prprias freqncias inerentes. Assim, o n (nodo) SA marca o ritmo do restante do corao. Este ritmo pode ser alterado por diversos fatores.

EXCITAO E CONDUO ELTRICA

Ndulo sinusal Ndulo AV

Feixe de Hiss
ramo direito ramo esquerdo anterior Posterior - Rede de Purkinge

Eletrocardiograma (ECG)

A transmisso de potenciais de ao pelo sistema condutor gera correntes eltricas que podem ser detectadas na superfcie do corpo. Um registro das mudanas eltricas que acompanham os batimentos cardacos chamado de eletrocardiograma, que pode ser abreviado por ECG

Eletrocardiograma (ECG)

Cada segmento de um batimento cardaco produz um potencial de ao diferente. Estes potenciais de ao so pIotados em um grfico, como uma srie de ondas que sobem e descem, durante um ECG. Trs ondas so reconhecidas claramente acompanhando, normalmente, cada ciclo cardaco.

A primeira, chamada onda P, indica a despolarizao atrial a propagao de um potencial de ao do n (nodo) SA aos dois trios. Uma frao de segundo aps o incio da onda P os trios contraem se. A segunda onda, chamada de onda QRS, representa a despolarizao ventricular, ou seja, a propagao do potencial de ao pelos ventrculos. A terceira onda, a onda T, indica a repolarizao ventricular No h onda que mostre a repolarizao atrial. Porque a onda QRS muito forte e mascara este evento.

Onda P,

indica a despolarizao atrial a propagao de um potencial de ao do n (nodo) SA aos dois trios

A segunda onda QRS, representa a despolarizao ventricular, ou seja, a propagao do potencial de ao pelos ventrculos.

A terceira onda, a onda T, indica a repolarizao ventricular

Ciclo Cardaco (Batimentos Cardacos)

SSTOLE refere-se fase de contrao de uma cmara do corao

DISTOLE a fase de relaxamento.


O ciclo cardaco pode ser dividido nas seguintes fases: PERODO DE RELAXAMENTO ENCHIMENTO VENTRICULAR SSTOLE VENTRICULAR

Ciclo Cardaco (Batimentos Cardacos)

Perodo de relaxamento

Ao final do ciclo cardaco, quando os ventrculos comeam a relaxar, todas as quatro cmaras esto em distole. Isto o incio do relaxamento.
A repolarizao das fibras musculares ventriculares (onda T no EGC) inicia o relaxamento. A medida que o ventrculo relaxa, a presso dentro das cmaras cai, e o sangue comea a fluir do tronco pulmonar e da aorta de volta aos ventrculos. Como o sangue fica retido nas vlvulas semilunares, estas fechamse. Enquanto os ventrculos continuam relaxados, o espao interno expande-se e a presso cai. Quando a presso ventricular ca abaixo da presso atrial, as valvas AV abrem-se e os ventrculos comeam a encher.

Ciclo Cardaco (Batimentos Cardacos)

Enchimento ventricular.

A maior parte do enchimento ventricular (75%) ocorre logo aps a abertura das valvas Mi Isto ocorre sem contrao atrial. O estmulo do n (nodo) SA resulta em despolarizao atrial, que aparece como a onda P no ECG, que tambm marca o final do perodo de relaxamento. A contrao atrial responsvel pelos 25% de sangue que faltam para encher os ventrculos. Durante o perodo de enchimento ventricular, as valvas AV esto abertas e as vlvulas semilunares das valvas do tronco pulmonar e da aorta esto fechadas.

Ciclo Cardaco (Batimentos Cardacos)

Sstole ventricular (contrao). O estmulo do n (nodo) AV causa a despolarizao ventricular, representada pelo complexo QRS no ECG. Ento, inicia se a contrao ventricular e o sangue impulsionado contra as valvas AV forando o seu fechamento. Por um breve perodo de tempo, todas as quatro valvas se fecham. A medida que a contrao ventricular continua, a presso dentro das cmaras aumenta drasticamente. Quando a presso ventricular esquerda fica acima da presso nas artrias. as vlvulas semilunares abrem-se e comea a ejeo de sangue do corao. Isto dura at que os ventrculos comecem a relaxar. Ento, as vlvulas semilunares fecham e inicia-se um novo perodo de relaxamento.

Espao PQ (Contrao atrial)

Espao ST (Contrao ventricular) (Sstole ventricular))

Incio do relaxamento ventricular

75%

25%
Enchimento ventricular

BATIMENTO CARDACO

Ciclo Cardaco (Batimentos Cardacos)


Duraes Se freqncia cardaca , na mdia, de 75 batimentos por minuto. Se cada ciclo cardaco necessita de aproximadamente 0,8 segundo. Em um ciclo completo, os trios esto em sstole durante 0,1 segundo e, em distole, durante 0,7 segundo. Os ventrculos esto em sstole durante 0,3 segundo e, em distole, durante 0,5 segundo.

O ltimo 0,4 segundo do ciclo o perodo de relaxamento e todas as cmaras esto em distole. Quando o corao bate mais rpido que o normal, o perodo de relaxamento diminui proporcionalmente.

Ciclo Cardaco (Batimentos Cardacos)


Sons O som dos batimentos cardacos origina-se principalmente da turbulncia no fluxo de sangue criada pelo fechamento das valvas, e no da contrao do msculo cardaco. O primeiro som (S1), "lubb', um som longo, um som de batida, do fechamento das valvas AV aps o incio da sstole ventricular. O segundo som (S2), "dupp", das vlvulas semilunares fechando se ao final da sstole ventricular; H uma pausa entre os ciclos. Assim, o ciclo cardaco ouvido como "lupp dupp", pausa; "lubb-dupp", pausa; "lupp dupp", pausa.

Dbito Cardaco (DC)

A quantidade de sangue expelida do ventrculo esquerdo para a aorta (ou ventrculo direito para o tronco pulmonar) por minuto chamada de dbito cardaco (DC). O dbito cardaco determinado:

(1) pela quantidade de sangue bombeada pelo ventrculo esquerdo (ou direito) durante cada batimento e (2) pelo nmero de batimentos cardacos por minuto.
A quantidade de sangue expelida por um ventrculo a cada contrao chamada de volume sistlico (VS). Em um adulto em repouso, o volume sistlico , em mdia, de 70 ml e a freqncia cardaca em torno de 75 batimentos por minuto. Assim, o dbito cardaco mdio em um adulto em repouso :

Dbito Cardaco = Volume Sistlico X Freqncia DC = 70 ml X 75 bat/mim = 5,25 Litro/mim

Freqncia Cardaca

O dbito cardaco depende tanto da freqncia cardaca quanto do volume sistlico. Na verdade, a mudana na freqncia cardaca o mecanismo principal do corpo, a curto prazo, para controle do dbito cardaco e da presso sangnea. O n (nodo) sinoatrial (SA), que inicia a contrao, estabeleceria, se deixado por si mesmo, uma freqncia cardaca invarivel. Entretanto, as necessidades sangneas do como variam sob diferentes condies, de maneira que existem vrios mecanismos regulatrios. Estes so estimulados por fatores tais como as substncias qumicas existentes no corpo, a temperatura, o estado emocional e a idade.

Circulao Sistmica (Grande circulao)

CO2
AD VD Veias Cavas (VCS e VCI)

O2
AE
VE Artria Aorta

CO2
Corpo

O2

Circulao Pulmonar (Pequena circulao)

CO2
AD
Artria Pulmonar VD AE VE

O2

Veias Pulmonares

CO2
PULMES

O2

CIRCULAO

Corao direito

Corao esquerdo

Grande circulao

Pequena circulao

Fatores de Risco na Doena Cardaca Alto nvel de colesterol no sangue Presso alta Fumo. Obesidade.

Diabete melito.

Falta de exerccio regular

Predisposio gentica

Sexo masculino

Potrebbero piacerti anche