Sei sulla pagina 1di 11

Europa ps - 1945

Europa arruinada, contundida e dilacerada


Fim da 2 Guerra Mundial: - A Europa estava destruda. A produo industrial e agrcola estavam consideravelmente reduzidas. - Redes ferrovirias e rodovirias estavam em runas. - As runas materiais tinham sido acompanhadas de tremendas perdas de vidas humanas. A Europa precisava de medidas que promovessem a reconstruo e a paz.

Conferncias de Paz

Conferncia de Ialta:
Definiram-se as fronteiras da Polnia. Estabeleceu-se a diviso provisria da Alemanha em quatro reas de ocupao. Decidiu-se a reunio da conferncia preparatria da Organizao das Naes Unidas. Estabeleceu-se uma quantia para as reparaes da guerra a pagar pela Alemanha.

Conferncia de Potsdam:

Aqui eu falo que a conferencia de Potsdam aconteceu uns meses mais tarde , num clima mais tenso que a de Ialta e que serviu para reforar as decises j tomadas na conferencia de Ialta.

- A perda provisria de soberania da Alemanha e a sua diviso em quatro reas de ocupao; - A administrao conjunta da cidade de Berlim, igualmente dividida em quatro sectores de ocupao; - O montante e os tipos de indemnizaes a pagar pela Alemanha; - O julgamento dos criminosos de guerra nazis por um tribunal internacional; - A diviso, ocupao e desnazificao da ustria, em moldes semelhantes aos estabelecidos para a Alemanha.

A poltica da URSS para uma nova geografia da Europa

Aps a guerra a Unio Sovitica detinha uma clara vantagem estratgica no Leste Europeu. Embora os acordos de Ialta previssem o respeito pela vontade dos povos, expressa em eleies livres supervisionadas pelas trs potncias, na prtica tornava-se impossvel contrariar a hegemonia sovitica, que no tardou a impor-se: entre 1946 e 1948 todos os pases libertados e reconstitudos da Europa oriental foram forados a assinar com a URSS tratados de no agresso e de assistncia mtua.

- Esse rpido processo de sovietizao foi contestado de imediato pelos ocidentais.


Aqui eu falo que Churchill denunciou publicamente a criao, por parte da URSS, de uma rea de influncia impenetrvel, isolada do ocidente por uma cortna de ferro.

- A expanso do comunismo na Europa faz com que os Estados Unidos invertam sua tradicional postura de isolacionismo. O presidente Harry Truman considerava o mundo dividido em dois sistemas antagnicos: um baseia-se na liberdade, o outro na opresso. Compete aos Americanos conter o comunismo no mundo, a clebre Doutrina Truman.

A questo alem
A expanso do comunismo no primeiro ano da paz fez com que Ingleses e Americanos olhassem a Alemanha, no mais como inimigo, mas como um aliado imprescindvel conteno do avano sovitico. - Os americanos criaram ento, uma repblica federal constituda pelos territrios sob ocupao das trs potncias ocidentais, a Repblica Federal Alem (RFA). - A Unio Sovitica protestou mas, perante os acontecimentos, acabou desenvolvendo uma actuao semelhante, que conduziu criao de um Estado paralelo, sob a alada sovitica, a Repblica Democrtica Alem (RDA). - Assim, os antigos aliados tinham-se tornado rivais e sua rivalidade dividia o mundo em dois blocos antagnicos: de um lado, os pases capitalistas, liderado pelos EUA; do outro, as naes socialistas, lideradas pela URSS.

- Na Conferncia de So Francisco, no dia 26 de Junho de 1945, foi assinada a Carta fundadora da ONU. ...Os fins das Naes Unidas so: - Manter a paz e a segurana internacionais, [...] - Desenvolver relaes amistosas entre as naes [...] - Conseguir uma cooperao internacional para resolver os problemas internacionais de carcter econmico, social, cultural ou humanitrio [...] - Ser um centro destinado a harmonizar a aco das naes para a consecuo desses objectivos comuns.

A organizao das Naes Unidas

Eu falo que o planeamento do ps-guerra no se processou apenas a nvel poltico.

As novas regras da Economia Internacional

- Em Julho de 1944, um grupo de conceituados economistas de 44 pases reuniu-se nos EUA com o fim de prever e estruturar a situao monetria e financeira do perodo de paz. Os Estados Unidos prepararam-se para liderar uma nova ordem econmica, baseada na cooperao internacional. - Com o fim da guerra, tornava-se necessrio regularizar o comrcio mundial, os pagamentos e a circulao de capitais. Foi criado um sistema em que Criaram-se dois importantes organismos: - O Fundo Monetrio Internacional (FMI), ao qual os bancos centrais dos pases com dificuldades em manter a paridade fixa da moeda ou equilibrar a sua balana de pagamentos recorriam. - O Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento (IBRD), tambm conhecido como Banco Mundial, destinado a financiar projectos de fomento econmico a longo prazo. - Uma terceira pretenso americana era estabelecer um organizao internacional de comrcio. Esta ideia de um espao econmico alargado, em que os pases abriam mutuamente as suas fronteiras, frutificou na Europa, dando origem ao BENELUX.
o dlar se comparava com o ouro e existia uma paridade fixa das outras moedas perante o dlar.

A ajuda americana e a contraposio sovitica


- Apesar das medidas tomadas para a reorganizao do ps-guerra, a Europa viu-se incapaz de reerguer, sozinha, a sua economia. - neste contexto que o secretrio de Estado americano George Marshall anuncia, em Junho de 1947, um gigantesco plano de ajuda econmica Europa. Este programa de auxlio, conhecido como Plano Marshall, foi acolhido com entusiasmo por todos os pases ocidentais. - O Plano Marshall foi oferecido a toda a Europa, incluindo os pases que se encontravam sob influncia sovitica. - Apanhada de surpresa, a URSS classifica a projectada ajuda financeira de manobra imperialista e aconselha aos pases de Leste a no aderirem ao Plano.- Em Janeiro de 1949, Moscovo responde ao Plano Marshall com o Plano Molotov, que estabelece as estruturas de cooperao econmica da Europa Oriental. - Foi no mbito deste plano que se criou o COMECON (Conselho de Ajuda Econmica Mtua), instituio destinada a promover o desenvolvimento integrado dos pases comunistas, sob o comando da Unio Sovitica.

- Depois de quase A ascenso da Europa grandes guerras, a se auto destruir em duas Europa reconheceu a necessidade de se unir para reencontrar a prosperidade econmica e a sua influncia poltica. - Em 1946, Churchill lana o apelo ao renascimento europeu, alicerado numa espcie de Estados Unidos da Europa Da CECA CEE: - O primeiro passo consistente para a cooperao europeia resultou da Declarao Shuman (1950), que previa a cooperao entre a Frana e a Alemanha no domnio da produo de carvo e ao, pondo assim uma pedra na rivalidade entre os dois pases. Desta iniciativa resultou a CECA - Comunidade Europeia do Carvo e do Ao. A CECA estabelecia uma zona conjunta minero-siderrgica sob a orientao de uma Alta Autoridade supranacional. - A CECA foi o embrio de uma unio econmica mais ampla, a CEE - Comunidade Econmica Europeia, criada em 1957 pelo Tratado de Roma. - O Tratado de Roma, firmado pelos mesmos seis pases que integravam a CECA, considerado o ponto de partida da actual Unio Europeia.

Potrebbero piacerti anche