Sei sulla pagina 1di 16

gua potvel obtida por tratamento da gua retirada de mananciais, por meio de processos adequados para atender s especificaes

es da legislao brasileira relativa aos parmetros fsicos, qumicos, microbiolgicos e radioativos, para um determinado padro de potabilidade. Devem ser feitos testes fsico-qumicos e microbiolgicos, no mnimo a cada seis meses, para monitorar a qualidade da gua de abastecimento, mantendo-se os respectivos registros. Anlises gua Potvel pH Cor aparente Turbidez Cloro residual livre Slidos totais dissolvidos Contagem total de bactrias Coliformes totais Presena de E. coli. Coliformes termorresistentes

pH O termo pH representa a concentrao de ons hidrognio em uma soluo. Na gua, este fator de excepcional importncia, principalmente nos processos de tratamento. Na rotina dos laboratrios das estaes de tratamento ele medido e ajustado sempre que necessrio para melhorar o processo de coagulao/floculao da gua e tambm o controle da desinfeco. O valor do pH varia de 0 a 14. Abaixo de 7 a gua considerada cida e acima de 7, alcalina. gua com pH 7 neutra. Cor A cor da gua proveniente da matria orgnica como, por exemplo, substncias hmicas, taninos e tambm por metais como o ferro e o mangans e resduos industriais fortemente coloridos. A cor, em sistemas pblicos de abastecimento de gua, esteticamente indesejvel. A sua medida de fundamental importncia, visto que, gua de cor elevada provoca a sua rejeio por parte do consumidor e o leva a procurar outras fontes de suprimento muitas vezes inseguras.

Turbidez A turbidez da gua devida presena de materiais slidos em suspenso, que reduzem a sua transparncia. Pode ser provocada tambm pela presena de algas, plncton, matria orgnica e muitas outras substncias como o zinco, ferro, mangans e areia, resultantes do processo natural de eroso ou de despejos domsticos e industriais. A turbidez tem sua importncia no processo de tratamento da gua. gua com turbidez elevada e dependendo de sua natureza, forma flocos pesados que decantam mais rapidamente do que gua com baixa turbidez. Tambm tem suas desvantagens como no caso da desinfeco que pode ser dificultada pela proteo que pode dar aos microorganismos no contato direto com os desinfetantes. um indicador sanitrio e padro de aceitao da gua de consumo humano.

Cloro residual livre O cloro um produto qumico utilizado na desinfeco da gua. Sua medida importante e serve para controlar a dosagem que est sendo aplicada e tambm para acompanhar sua evoluo durante o tratamento. Os principais produtos utilizados so: hipoclorito de clcio, cal clorada, hipoclorito de sdio e cloro gasoso.

Slidos Totais Dissolvidos (STD): a soma dos teores de todos os constituintes minerais presentes na gua. O conjunto de sais dissolvidos na gua (cloretos, bicarbonatos, sulfatos e outros em menor proporo) formam o conjuntos dos slidos dissolvidos totais na gua. Eles podem conferir sabor salino gua e propriedades laxativas. O teor de cloretos um indicador de poluio das guas naturais por esgotos domsticos. O on sulfato possui propriedades laxativas maior do que a dos outros sais; o sulfato associado ao clcio, promove dureza permanente, sendo tambm indicador de poluio por decomposio da matria orgnica, no ciclo do enxofre. Numerosas guas residurias industriais, como as provenientes de curtumes, fbricas de celulose, papel e tecelagem, lanam sulfatos nos corpos receptores. Contagem do Nmero Total de Bactrias feito pela contagem do nmero de bactrias por cm3 ou ml da gua. Um nmero elevado indicativo de poluio.

Coliformes Totais - Denomina-se de bactrias do grupo coliforme bacilos gramnegativos, em forma de bastonetes, aerbios ou anaerbios facultativos que fermentam a lactose a 35-37C, produzindo cido, gs e aldedo em um prazo de 24-48 horas. So tambm oxidase-negativos e no formam esporos. A maioria das bactrias do grupo coliforme pertence aos gneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, embora vrios outros gneros e espcies pertenam ao grupo. Coliformes Termotolerantes (Termorresistentes) - subgrupo das bactrias do grupo coliforme que fermentam a lactose a 44,5 0,2oC em 24 horas; tendo como principal representante a Escherichia coli. Escherichia Coli considerada o mais especfico indicador de contaminao fecal recente e de eventual presena de organismos patognicos.

A razo da escolha desse grupo de bactrias como indicador de contaminao da gua deve-se aos seguintes fatores: esto presentes nas fezes de animais de sangue quente, inclusive os seres humanos; sua presena na gua possui uma relao direta com o grau de contaminao fecal; so facilmente detectveis e quantificveis por tcnicas simples e economicamente viveis, em qualquer tipo de gua; possuem maior tempo de vida na gua que as bactrias patognicas intestinais, por serem menos exigentes em termos nutricionais, alm de ser incapazes de se multiplicarem no ambiente aqutico; so mais resistentes ao dos agentes desinfetantes do que os germes patognicos.

gua purificada a gua potvel que passou por algum tipo de tratamento para retirar os possveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos. obtida por uma combinao de sistemas de purificao ou outro processo capaz de atender, com a eficincia desejada, aos limites especificados para os diversos contaminantes. Devem ser feitos testes fsico-qumicos e microbiolgicos da gua purificada, no mnimo mensalmente. Anlises gua Purificada Descrio/Caracteres fsicos/Aparncia Acidez e alcalinidade Substncias oxidveis Condutividade Amnio Clcio e magnsio Cloretos Nitratos Sulfatos Metais pesados Resduo por evaporao Carbono Orgnico Total Contagem microbiana

Descrio/Caracteres fsicos/Aparncia: Neste ensaio sero avaliadas a cor, odor e a limpidez. Motivos para no-conformidade: Presena de ons ou substncias; Presena de fragmentos; Presena de biofilme no sistema de purificao; Condies de armazenamento.
Substncias oxidveis: A reao ocorre entre o permanganato (agente oxidante) e molculas orgnica (agente redutor), ou seja, se na gua purificada houver a presena de lcool, acetona, aldedo ou outras molculas orgnicas o permanganato de potssio ir oxid-las e tornar a soluo rsea. Motivos para no-conformidade: Resduo de molculas orgnicas (detergente) empregado na limpeza; Presena de biofilme no sistema de purificao; Filtro com falta de manuteno ou limpeza insatisfatria; Presena de amnio na gua.

Sulfatos: O on brio reagir com os ons sulfatos livre na gua purificada produzindo o sulfato de brio, o qual um slido branco. A formao do sulfato de brio favorecida na presena de cido clordrico diludo. Motivos para no-conformidade: Resduo de molculas orgnicas (detergente) empregado na limpeza; Filtro com falta de manuteno ou limpeza insatisfatria. Amnio: A presena de biofilme no sistema de gua purificada ou potvel pode levar a liberao de substncias nitrogenadas, dentre elas a amnia, que conforme o pH da gua purificada pode encontrar-se em concentraes no permitidas. Motivos para no-conformidade: Formao de biofilme no sistema de gua purificada ou potvel; Presena de resduo de substncia de limpeza; Vedao do reservatrio.

Carbono Orgnico Total: Carbono Orgnico Total (TOC) uma medio indireta das molculas orgnicas presentes na gua farmacutica medidas atravs de carbono. As molculas orgnicas so introduzidas na gua atravs da fonte dgua, dos materiais do sistema de purificao e distribuio, e crescimento de biofilme no sistema. Motivos para no-conformidade: Formao de biofilme no sistema; Presena de substncias orgnicas (detergente) Nitratos: A difenilamina oxidada a difenil-benzidina pelo cido sulfrico, e posteriormente em um composto de colorao azul, essa reao se processa preferencialmente na presena de cloretos, por isso adicionado soluo saturada de cloreto de potssio. Se a amostra de gua apresentar nitratos acima da concentrao permitida a colorao azul final ser mais intensa do que a soluo padro. Motivos para no-conformidade: Resduo de produto de limpeza; Contaminao microbiana.

Acidez e alcalinidade: um ensaio semiquantitativo, pois indica a faixa de acidez ou alcalinidade que a substncia se encontra. Para realizar o ensaio empregado o indicador vermelho de metila, que vermelho em pH abaixo de 4,4, amarelo em pH acima de 6,2, e laranja entre estes valores. Ou seja, como a especificao exige que a gua no adquira a cor vermelha o pH no pode ser inferior a 4,4. Outro indicador empregado o azul de bromotimol, que amarelo em pH inferior a 6,0, azul em pH superior a 7,6, e verde entre esses valores. Como a especificao exige que a gua no adquira a cor azul o pH no pode ser superior a 7,6. Conhecendo o comportamento dos indicadores vermelho de metila e azul de bromotimol conclui-se que a acidez/alcalinidade da gua purificada pode estar entre 4,4 e 7,6. Motivos para no-conformidade: Efeito do CO2, caso aps a destilao a gua permanea em recipiente com deficincia de vedao, haver a incorporao de quantidade elevada de CO2, que pode alterar a relao de ons H+/OH-; Presena de on amnio; Presena de resduo de substncia de limpeza.

Metais pesados: O reagente de tioacetamida em meio cido (tampo acetato) produz cido sulfrico, que por sua vez reage com os metais pesados formando slidos pretos, ou de colorao escura. Motivos para no-conformidade: Problema da solda da resistncia; Desprendimento de cobre da cuba de destilao.
Cloretos: O on prata reagir com os ons cloretos presentes na gua purificada. Caso a concentrao de ons cloreto seja aceitvel no haver alterao da soluo, no prazo de 15 minutos. Caso a concentrao de ons cloreto seja superior a aceitvel haver a formao de slido branco, que devido a densidade precipitar, ou apresentar uma aparncia turva. Motivos para no-conformidade: Formao de microcrostas no sistema de purificao devido dureza da gua potvel; Filtro com falta de manuteno ou limpeza insatisfatria; Resduo de produto de limpeza no sistema de purificao; Mangueiras.

Clcio e magnsio: A adio do indicador gua purificada, tem como primeiro efeito o de complexar uma frao equivalente dos ons metlicos presentes. Em seguida, a adio da soluo de EDTA 0,01 M, que inicialmente complexar os ons metlicos livres, e posteriormente reage com os ons metlicos complexados pelo indicador, uma vez que o complexo menos estvel. Assim, a segunda complexao libera o indicador e, conseqentemente, a soluo dever se tornar azul lmpida no final. Caso a quantidade de ons Ca+2 e Mg+2 esteja acima do esperado a soluo de EDTA 0,01 M no conseguir complexar todos esses ons, ficando uma quantidade complexada com o indicador, e conseqente a colorao final da soluo no ser azul lmpida. Motivos para no-conformidade: Formao de microcrostas no sistema de purificao devido dureza da gua potvel.

Contagem microbiana: O ensaio visa avaliar a qualidade microbiolgica da gua purificada, para isso so determinadas a carga de bactrias, fungos e leveduras. A presena de bactrias pode ser um indcio de formao de biofilme no sistema de purificao, ou limpeza no sistema de purificao ineficiente. O ensaio deve ser realizado o mais brevemente possvel aps a coleta da gua purificada, uma vez que quanto maior o tempo entre a coleta e a incio do ensaio maior a probabilidade de contaminao por microorganismos. Motivos para no-conformidade: Formao de biofilme no sistema de gua purificada; Tempo superior a 24 horas entre a produo da gua purificada e sua anlise; Limpeza insatisfatria do sistema de purificao.

Resduo por evaporao: O ensaio de resduo por evaporao deve ser visto com um ensaio de pureza, ou seja, no temos limite inferior apenas superior. Todas as impurezas da gua, com exceo dos gases dissolvidos contribuem para a carga de slidos presentes nos recursos hdricos. Uma no conformidade no ensaio pode ser devido liberao de fragmentos pelo sistema (mangueiras, barrilete, filtro) limpeza nos componentes do sistema de purificao, contaminao do reservatrio. Motivos para no-conformidade: Filtro com falta de manuteno ou limpeza insatisfatria; Formao de biofilme no sistema de gua purificada; Desprendimento de fragmento no sistema de gua purificada (solda, mangueira ressecada); Presena de ons ou substncias em excesso.

Condutividade: A condutividade eltrica da gua uma medida do fluxo de eltrons o qual facilitado pela presena de ons. Na primeira etapa corrige a especificao da condutividade conforme a temperatura do ensaio. Na segunda etapa a condutividade no pode ser superior a 2,1 uS/cm. Na terceira etapa corrige a especificao da condutividade conforme o pH do meio. Motivos para no-conformidade: Presena de microcrosta ou crosta no sistema de purificao; Abastecimento do estabelecimento com gua potvel com dureza elevada; Filtro com falta de manuteno ou limpeza insatisfatria; Presena de ons na gua como cloreto, amnio; Presena de molculas dissociadas; Acidez ou alcalinidade fora dos nveis aceitveis.
Referncias: Informe Tcnico gua Purificada. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/55110190/Informe-Tecnico-Agua-Purificada. Acesso em 30 de Agosto de 2011. Farmacopia Brasileira. Volume I 5 Edio (2010). Disponvel cd_farmacopeia/pdf/volume1%2020110216.pdf . Acesso em 30 de Agosto de 2011. em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/

BRASIL. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. RDC N 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007. Dispe sobre Boas Prticas de Manipulao de Preparaes Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmcias. Disponvel em: http://dab.saude.gov.br/docs/legislacao/resolucao67_08_10_07.pdf . Acesso em 30 de Agosto de 2011. BRASIL. Fundao Nacional de Sade (FUNASA). Manual prtico de anlise de gua. 2 ed. rev. - Braslia: 2006. Disponvel em: http://www.funasa.gov.br/internet/arquivos/biblioteca/eng/eng_analAgua.pdf . Acesso em 30 de Agosto de 2011. MORGADO, Ayres Ferreira. Apostila de guas naturais, Junho de http://lema.enq.ufsc.br/Arquivos/AGUAS%20NATURAIS.htm . Acesso em 30 de Agosto de 2011. 1999. Disponvel em:

BRASIL. PORTARIA N 518/GM, de 25 de maro de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade, e d outras providncias. Disponvel em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/GM/GM-518.htm . Acesso em 30 de Agosto de 2011.

Potrebbero piacerti anche