Sei sulla pagina 1di 15

Stios Arqueolgicos de Lagoa Santa - MG

O que ?
Sitio Arqueolgico um local, ou grupo de locais, onde ficam preservadas evidencias de atividades do passado histrico e que so avaliados e estudados segundo a arqueologia. Nos stios arqueolgicos podem se encontradas cidades antigas, sepultamentos, necrpoles, etc. So as heranas mais valiosas deixadas por nossos antepassados.

Atravs destes, possvel entender um pouco mais dos hbitos, crenas e costumes dos povos que habitaram determinados lugares nesse mundo. Claro que muitos vestgios so perdidos pela prpria ao do tempo e outros agentes de origem natural. A madeira, couro de animais, penas, ossos e muitos outros produtos da natureza que certamente foram muito utilizados pelos homens no resistiram decomposio completa, salvo em casos especficos, onde o prprio ambiente ajuda na preservao.

O que vem acontecendo com eles?


Infelizmente os arquelogos e a sociedade tm perdido informaes importantes e valiosas para o meio cientifico, devido destruio de muitos stios arqueolgicos, por parte do maior interessado no assunto, o prprio Homem.

Suas aes visam na maioria das vezes o lucro em detrimento do valor cultural do patrimnio arqueolgico brasileiro. s vezes, o que pior, pela simples falta de informao da importncia de tais registros deixados no passado, tem prejudicado e muito, a pesquisa e a preservao dos stios arqueolgicos.

Os stios arqueolgicos so encontrados nas grutas, nas encostas de colinas ou em casas subterrneas. Neles podemos encontrar: Instrumentos de pedra (pontas de flechas, machadinhas, batedores, etc.); Peas de cermica (panelas, urnas funerrias, vasos e cachimbos); Desenhos rupestres (pinturas feitas nas paredes das cavernas); Sepulturas.

Pontas de flechas feitas de pedra lascada

Arte rupestre

Foi descoberto em 2003, 14 sepultamentos realizados h cerca de 8500 anos atrs, na regio de Lagoa Santa - MG. Entre esses 14 sepultamentos, 11 eram de crianas. A descoberta comprova que o stio foi usado intensivamente como cemitrio dos paleondios (como so chamados os ndios da poca).

Sepultamento sendo escavado

Ossada de um sepultamento

Nos rituais realizados h oito milnios, os corpos eram enterrados diretamente no cho, em posio fetal, geralmente de lado. O acervo arqueolgico da regio de Lagoa Santa muito rico devido as inmeras grutas que serviam de abrigo, oficinas e cemitrios que se constituem em stios arqueolgicos de grande valor.

Acervo do museu da Lapinha em Lagoa Santa

Gruta da Lapinha, onde foram encontrados muitos fosseis.

No faas da tua vida um rascunho, pois pode no haver tempo de passar a limpo. (Andr Rossato)

Grupo: Denise, Eliseu e Vagner.

Potrebbero piacerti anche