Sei sulla pagina 1di 12

Prof. Me.

Diego Ferber

1. Teoria Macroeconmica
- Tem como objetivo analisar como so determinados os preos e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produo. - Preocupa-se com questes conjunturais, de curto prazo: desemprego e inflao. - Preocupa-se com questes estruturais: desenvolvimento econmico, distribuio de renda, globalizao, progresso tecnolgico.

2. Metas de Poltica Macroeconmica


Alto nvel de Emprego - Desemprego: diferena entre a produo efetivamente realizada e a produo potencial da economia, quando todos os recursos estejam totalmente empregados. 2. Estabilidade de Preos - Inflao: aumento contnuo e generalizado no nvel geral de preos.
1.

Distribuio equitativa de renda - Diminuio do grau de concentrao de renda. 4. Crescimento Econmico - Crescimento da renda per capita: colocada disposio da coletividade uma quantidade de mercadorias e servios que supere o crescimento populacional.
3.

3. Estrutura da Anlise Macroeconmica


A macroeconomia enfoca a Economia como se fosse

constituda por uma parte real e uma parte monetria, dividida em 4 mercados:
1. Parte Real da Economia

- Mercados de Bens e Servios: produto nacional, nvel de preos. - Mercado de Trabalho: nvel de emprego, salrios nominais. 2. Parte Monetria da Economia - Mercado Financeiro: taxa de juros, estoque de moeda. - Mercado de Divisas: taxa de cmbio.

4. Principais Agregados Macroeconmicos


Fluxo Circular de Renda

- Formao e distribuio de produto e renda gerados pela atividade econmica.


Componentes do fluxo

- Remunerao dos fatores de produo: - Salrio = dos servios do fator trabalho - Aluguel (renda) = dos servios do fator terra - Lucro = dos servios do fator capital fsico - Juro = dos servios do fator capital monetrio.

- Produto Nacional (PN) - o valor de todos os bens e servios finais produzidos em determinado perodo de tempo. (setor primrio + secundrio + tercirio)

- Despesa Nacional (DN) - o valor das despesas dos vrios agentes na compra de bens e servios finais. Despesa de consumo. - Renda Nacional (RN) - a soma dos rendimentos pagos s famlias, que so proprietrias dos fatores de produo, pela utilizao de seus servios produtivos, em determinado perodo de tempo. - RN = salrios + juros + aluguis + lucros

4.2 Economia a dois setores com formao de capital


Agentes:

- Empresas: produzem bens e servios - Famlias: consomem os produtos e auferem rendimentos pela prestao de servios. - Surgimento da Poupana e Investimento Poupana: parcela da RN no consumida no perodo, ou seja, da renda gerada (salrios, juros, aluguis e lucros), parte no gasta em bens de consumo. Investimento: gasto em bens produzidos, que no foram consumidos no prprio perodo e que sero utilizados para consumo futuro. - gasto em bens que representam aumento da capacidade produtiva da economia, de gerar rendas futuras. Bens de investimento ou de capital

Exemplo:

Supondo que PN = RN = 100. Com a venda do PN, as empresas remuneram as famlias (RN). Se as famlias decidem consumir apenas 80, sobra uma Poupana de 20. Parte do PN = 100 no foi comprada porque as famlias no gastaram tudo. Sobram, ento, estoque de 20. Mas os estoques (variao) tambm so investimentos. Ento, P = I = 20

4.3. Economia a trs setores: setor pblico


Receita Fiscal do Governo

- A arrecadao fiscal do governo constitui-se das seguintes receitas: a) Impostos Indiretos (Ti): incidem sobre bens e servios: ICMS, IPI, ISS. b) Impostos Diretos (Td): incidem sobre as pessoas, fsicas e jurdicas: Imposto de renda, IPTU, IPVA. c) Contribuio a Previdncia Social: encargos trabalhistas recolhidos de empregados e empregadores. d) Outras receitas do governo: taxas , multas, aluguis.

Gastos do Governo

- Nas contas Nacionais, so considerados trs tipos de gastos governamentais: 1 - Gastos dos ministrios, secretarias e autarquias. - receitas provm de dotaes oramentrias. - os servios do governo no tem preo de venda, o produto gerado pelo governo medido por suas despesas correntes ou de custeio (salrios, compras de materiais) para a manuteno administrativa e pelas despesas de capital (aquisio de equipamentos, construo de estradas, hospitais, escolas, prises)

2 Gastos das empresas pblicas e sociedades de economia mista. - suas receitas provm da venda de bens e servios no mercado. - so consideradas, nas Contas Nacionais, dentro do setor de produo (junto com as empresas privadas). - Ex: Cesp, Petrobrs. 3 Gastos com transferncias e subsdios. - representam uma transferncia financeira do setor pblico ao setor privado (no uma remunerao a fator de produo) - So os pagamentos a aposentados, bolsas de estudo, subsdios ao setor privado, com o objetivo de baratear o preo de algum produto bsico (trigo, leite, aucar)

Supervit Primrio ou Fiscal

- Arrecadao fiscal superar os gastos pblicos


Dficit primrios ou Fiscal

- Os gastos pblicos superarem a arrecadao fiscal.

Potrebbero piacerti anche