Sei sulla pagina 1di 47

Relao professor/aluno:

a afetividade na arte de educar.

Corao de estudante
Quero falar de uma coisa Adivinha onde ela anda Deve estar dentro do peito Ou caminha pelo ar Pode estar aqui do lado Bem mais perto que pensamos A folha da juventude o nome certo desse amor J podaram seus momentos Desviaram seu destino Seu sorriso de menino Tantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperana Nova aurora a cada dia E h que se cuidar do broto Pra que a vida nos d flor e fruto Corao de estudante H que se cuidar da vida H que se cuidar do amor Tomar conta da amizade Alegria e muito sonho Espalhados no caminho Verde, planta, sentimento Folha, corao, juventude e f

A Afetividade na Arte de Educar

Todo educador (ns, pais e professores!) sabe que tem em mos enormes RESPONSABILIDADES que vo alm do domnio dos currculos, teorias e prticas. preciso ajudar crianas e jovens a encontrar o seu prprio caminho na vida para que se transformem em pessoas CUMPRIDORAS dos seus deveres, DEFENSORAS dos seus direitos e de todos os cidados, BUSCADORAS incansveis da razo da vida e de sua existncia, EMPREENDEDORAS da ordem e da paz mundial. Vamos conversar sobre o papel institucional da famlia, da instituio escola, do professor, do querer bem a quem ensina e aprende. Enfim, vamos conversar sobre a AFETIVIDADE na ARTE DE EDUCAR.

A SOCIEDADE ATUAL

Ter Aparecer Ser TRILOGIA

A SOCIEDADE ATUAL

Corrupo na economia, na poltica e na legislao. Violncia corporal, psquica e moral. Volpia vlvula de escape para os sofrimentos.

A SOCIEDADE ATUAL

Lgica globalizante da Mdia


a

ordem consumir corrida pelo maior ndice de audincia informaes substanciais deixadas de lado fortalecer a ideologia vigente homogeneizao das identidades realidade mostrada de forma distorcida a mdia respira sob o patrocnio capitalista ditames da indstria cultural sensacionalismo implcito ou explcito

A SOCIEDADE ATUAL

Os nossos sistemas
Educacionais
DESTRUIO. SOMOS ADEQUADOS SOCIEDADE E USAMOS DAS INSTRUES DA EDUCAO PARA NOSSA MTUA

Polticos

CRIAM LEIS MATERIALISTAS E DE INTERESSE PESSOAL QUE NOS DOMINAM, EXPLORAM E CHACINAM, DIZENDO ADMINISTRAR A NOSSA VIDA.

Religiosos

ATRAVS DE SEUS DOGMAS, RITUAIS E

CRENAS, EM VEZ DE NOS LIGAR A DEUS, DESLIGA; USANDO DA TEMERIDADE, DOS MISTRIO E DA SUPERSTIO.

Imagine
Imaginar que o mundo Possa viver em paz No h inferno, no h cu s tentar imaginar Somente o firmamento Feito apenas pra sonhar Pessoas sem fronteiras Vivendo pra viver Nenhuma dor nem guerras Nada porque morrer Haver um Deus apenas Como bom imaginar!

No loucura nem sonho Alm de mim h mais algum Junte-se a quem pensa assim tambm Que esse mundo vai ser um s Imaginar que a Terra Possa ser bem melhor Pra permitir sementes Sem dividir o cho Imaginar a fome Dando lugar ao po

Definindo papeis na educao

A Famlia deve participar:


Oferecendo

os modelos (exemplos); Transmitindo os valores; Na prtica da higiene, da boa convivncia, da boa alimentao, dos bons hbitos e bons costumes; Dando orientao integral, acompanhando todos os passos em todos os aspectos do desenvolvimento da criana e do adolescente. Enfim, oferecendo afetividade.

Definindo papeis na educao

A Escola: lugar onde a interveno pedaggica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem; lugar coletivo, de encontros, de diferenas.

Definindo papeis na educao

O Professor:
tem

o papel explcito de interferir no processo diferentemente das situaes informais nas quais o discente aprende por estar imerso em um ambiente cultural. Portanto, o papel do docente, provocar os avanos nos alunos, levando em conta a sua realidade; ser humilde e reconhecer que tanto o contedo quanto ele prprio so incompletos; compromisso profissional com a sociedade; agir e refletir com comprometimento; capaz de dialogar.

Definindo papeis na educao

O aluno:
no

to somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende (e ensina), junto com o outro, aquilo que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o prprio conhecimento.

Relao Famlia e escola Famlia: Transmisso de valores morais e culturais. Escola: Associar esses valores mxima evoluo moral.

A escola
ERA UMA ESCOLA MUITO MALVADA NO TINHA AFETO, NO TINHA NADA NINGUM QUERIA ENTRAR NELA NO S SE FALAVA EM REPROVAO NINGUM PODIA FALAR SEM MEDO PORQUE O CLIMA ERA MUITO AZEDO NINGUM PODIA BRINCAR, SORRIR, FELICIDADE NO TINHA ALI MAS ESSA ESCOLA MUDAR EU QUERO ESQUECER O TEMPO DA NOTA ZERO

Relao professor/aluno

Justificada pelo ato de aprender: no h docncia sem discncia.(Freire) Relao dialtica em oposio a concepo bancria.

Dialogar para que ambos tenham uma leitura crtica sobre as causas.

Considerar a diversidade. A posio social no dever representar condio de subalternidade ou superioridade. Considerar todo indivduo como agente de transformao, sujeito histrico inserido na realidade de forma crtica.

Dessa forma, produzindo sua prpria compreenso.

Relao professor/aluno

Possibilitar a leitura do texto e do contexto (leitura de mundo). A prtica educativa deve ser desocultadora de verdades escondidas. Relao horizontal em detrimento da relao vertical.
Respeito

ao conhecimento prvio do aluno. Propor e nunca impor. Ambos aprendem e ensinam juntos. Questionamentos e comparaes dos enriquecem o processo.

alunos

Relao professor/aluno

preciso saber como ouvir.


Se

no aprendemos como ouvir no saberemos como falar. Quem no ouve, impe as suas ideias. Muitos negam o que os alunos tm a dizer com medo de ir alm de suas respostas prontas.

Respeitar a curiosidade e o gosto do aluno.


Respeitar

sua inquietude, a sua linguagem. Reforar a capacidade crtica do educando, sua curiosidade e sua insubmisso.

Relao professor/aluno

Respeitar os conhecimentos e saberes que os educandos trazem do seu cotidiano e suas vivncias anteriores e paralelas escola. Educadores e educandos devem ser:
criativos instigadores inquietos curiosos humildes persistentes

Relao professor/aluno
Um pensar sempre verdadeiro para um dilogo verdadeiro e crtico. Respeito permanente de um pelo outro. O educador deve manter a sua autoridade sem autoritarismo.

Ela

necessria para o processo educacional e para a liberdade mtua.

Precisamos saber que:


a justia uma importante virtude; direitos sem deveres geram a licenciosidade e deveres sem direitos geram a escravido. a humildade o primeiro passo para a sabedoria; se cada um fizer a sua parte, honrando os seus compromissos, tudo funcionar.

Observncia s necessidades

Necessidades bsicas Alimento:


do corpo comida sadia, hidratao e atividades fsicas; da alma a espiritualidade, a afetividade e a arte; da mente atividades intelectuais, conhecimento; do ser o autoconhecimento e a auto-realizao.

Repouso:

descanso relaxamento, repouso e meditao; lazer.

Desejos:

Se no forem satisfeitos, no ameaam a vida.


Desejo Desejo Desejo

consciente VONTADE. inconsciente no tem acesso pela razo. desenfreado denota desequilbrio.

No podemos COIBIR ou PROIBIR que o ser humano sinta desejos. Mas, educar com e para os limites poder regular as aes e reaes que derivam destes desejos.
Flvio Gikovate

Os limites: Trs dimenses educacionais

preciso saber viver Quem espera que a vida Seja feita de iluso Pode at ficar maluco Ou morrer na solido preciso ter cuidado Pra mais tarde no sofrer preciso saber viver Toda pedra no caminho Voc deve retirar Numa flor que tem espinhos Voc pode se arranhar Se o bem e o mal existem Voc pode escolher preciso saber viver preciso saber viver

o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gosto a relao dialgica em que se confirma como inquietao e curiosidade, como inconcluso em permanente movimento na histria.
Paulo Freire

Disciplina, indisciplina: Postura ou Desafio?

Conceitos de disciplina

A voz da (In) Disciplina


Motivos:

Batendo na mesa
ENQUANTO VOC SE ESFORA PRA SER UM ALUNO INFERNAL E APRENDER MUITO MAL EU ESTRESSADO, SEM TEMPO E J ROUCO UM DOCENTE LEGAL NA FISSURA TOTAL CONTROLANDO MINHA MALUQUEZ E A VONTADE DE MATAR UNS TRS VOU GRITAR, GRITAR COM CERTEZA BATENDO NA MESA E ESSE CAMINHO EU NEM MESMO ESCOLHI FUI PARAR POR AQUI MAS J QUERO FUGIR EU ESTRESSADO, SEM TEMPO E J ROUCO UM DOCENTE LEGAL NA FISSURA TOTAL

Reflita

Reflita

Verdadeira disciplina

No se d no silncio dos silenciados ou na estagnao.


Existe no alvoroo dos inquietos. Na dvida que instiga. No mtuo respeito entre educador e educando. O respeito nasce nas relaes justas, srias, humildes e generosas. Autoridade docente e liberdade dos alunos se assumem eticamente.

Ensinar a pensar

Pensar ao da mente humana.


Imagina Memoriza Idealiza Raciocina Cria Intui Transcende Reflete Contempla Medita Pensa

Ensinar a pensar (por qu?)

Cadeia das aes:


O

pensar precede o agir; O agir o efeito do pensar sobre o sentir.


Logo, o pensar a causa maior de toda ao que se fomenta no sentir. Quanto melhor for meu pensamento, melhor meu sentimento e minha ao.

Ensinar a pensar

No apenas ensinar contedos, tambm possibilitar o pensar certo:


ir

alm do que se ler, alm das ideias apresentadas pelo autor. oferecer condio para a produo do conhecimento ainda no existente.

Como uma onda Nada do que foi ser De novo do jeito que j foi um dia Tudo passa, tudo sempre passar A vida vem em ondas como o mar Num indo e vindo infinito Tudo que se v no igual ao que a gente viu a um segundo Tudo muda o tempo todo no mundo No adianta fugir nem mentir pra si mesmo Agora h tanta vida l fora, aqui dentro, sempre Como uma onda no mar

digna de nota a capacidade que tem a experincia pedaggica para despertar, estimular e desenvolver em ns o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prtica educativa perde o sentido.
Paulo Freire

A afetividade no ato de educar

Conceitos:
Afeio

inclinao afetiva, amizade. Afeto sentimento de amizade e carinho. Afetividade qualidade que estimula relaes pautadas na amizade e no carinho.

A afetividade no ato de educar

A no satisfao das necessidades afetivas, cognitivas e motoras prejudica tanto o aluno quanto o professor.
No

aluno: dificuldades de aprendizagem. No professor: insatisfao, descompromisso, apatia, podendo chegar ao burnout (estresse laboral)

A afetividade no ato de educar

A pessoa
Conjunto

afetivo funes responsveis pelas emoes, sentimentos e paixo. Conjunto ato motor possibilita deslocamento do corpo no tempo e no espao. Conjunto cognitivo funes que permitem a aquisio e manuteno do conhecimento. A pessoa a integrao desses conjuntos em todas as suas possibilidades.

A afetividade no ato de educar

Emoes e outro processos afetivos.


A

emoo:

a exteriorizao da afetividade; sua expresso corporal, motora; uma forma primitiva de comunho.

O sentimento:
a expresso representacional da afetividade; o adulto tem mais recursos de expresso representacional reflete antes de agir, sabe quando, onde e como se expressar e traduz intelectualmente os sentimentos.

A afetividade no ato de educar

Emoes e outro processos afetivos.


A

paixo:

revela o aparecimento do autocontrole para dominar uma situao: tenta para isso silenciar a emoo; caracteriza-se por cimes, exigncias, exclusividade.

A afetividade no ato de educar

A afetividade na puberdade e adolescncia


Explorao

de si mesmo. Busca de uma identidade autnoma. Auto-afirmao. Questionamentos. Contraposio aos valores dados pelos adultos com quem convive. Maior nvel de abstrao. Limitao clara entre sua dependncia e sua autonomia.

A afetividade no ato de educar

Ensino-aprendizagem com afetividade


Permite

a expresso e discusso das diferenas; Que elas sejam levadas em considerao; Desde que sejam respeitados os limites para garantir relaes solidrias; Requer, enquanto exigncia, a colocao de limites.

r c A

r a it d e

O SONHO

Ag ir

Eu vou seguir
Eu sei que os sonhos so pra sempre Eu sei aqui no corao Eu vou ser mais do que eu sou Para cumprir as promessas que eu fiz Porque eu sei que assim Que os meus sonhos dependem de mim Eu vou tentar sempre E acreditar que sou capaz De levantar uma vez mais Eu vou seguir sempre Saber que ao menos eu tentei E vou tentar mais uma vez Eu vou seguir No sei se os dias so pra sempre Guardei voc no corao Eu vou correndo atrs Aprendi que nunca demais Vale a pena insistir Minha guerra encontrar minha paz Eu vou tentar sempre E acreditar que sou capaz De levantar uma vez mais Eu vou seguir sempre Saber que ao menos eu tentei E vou tentar mais uma vez Eu vou seguir

Potrebbero piacerti anche