Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM ENFERMAGEM PROGRAMA DE EDUCAO PELO TRABALHO PARA A SADE (PET) SADE DA MULHER

I COLQUIO CIENTFICO DE SADE DA MULHER

FATORES QUE INFLUENCIAM A NO REALIZAO DO EXAME PAPANICOLAU: REVISO INTEGRATIVA DA LITERATURA


SILVA, Kauany Almeida Costa ARRUDA, Sabrinna Fernanda de Andrade CHAVES, Ana Elisa Pereira

INTRODUO
O exame de preveno do cncer cervicouterino um procedimento importante de deteco precoce de leses pr-invasivas e, consequentemente, instrumento essencial para a diminuio da mortalidade por cncer de colo de tero; Apresenta elevada taxa de incidncia e de mortalidade, passvel de deteco precoce e de cura quando realizado diagnstico em seu incio (FERREIRA, 2009); O exame preventivo de Papanicolaou uma tecnologia simples, eficaz e de baixo custo para a preveno do cncer crvico-uterino e de suas leses precursoras (OLIVEIRA et al, 2006).

INTRODUO
Um dos fatores relacionados ao baixo impacto do preventivo o uso tardio dos servios de sade pelas mulheres em risco. Outros motivos seriam a falta de seguimento, de tratamento adequado para todas as mulheres que foram rastreadas. Pouco conhecimento a respeito do preventivo e medo associado sua realizao tm sido outros fatores implicados. (OLIVEIRA, 2006) Na atualidade, a infeco pelo papilomavrus humano reveste-se de grande relevncia, por ser agente potencialmente desencadeador de neoplasias intra-epiteliais e invasivas do trato genital inferior da mulher. Fatores de risco para esta infeco esto presentes em jovens com atividade sexual, maior nmero de parceiros, com algum grau de imunossupresso, expostas a outras ISTs, fumantes e usurias de anticoncepcionais hormonais (LEAL, 2003).

OBJETIVO
Realizar uma anlise, sobre os principais aspectos scio-culturais que levam as mulheres a no realizao do exame colpocitolgico.

METODOLOGIA
Estudo de reviso baseado na literatura especializada atravs de consulta a artigos cientficos selecionados atravs de busca no banco de dados do Scielo e da Bireme.
Foram utilizados 11 artigos relacionados ao exame Papanicolau, cncer de colo uterino e fatores que influenciam a no realizao do exame preventivo de cncer de colo do tero.

Adicionalmente, foram selecionados por busca ativa outros artigos que eram pertinentes ao tema, a partir das referncias bibliogrficas presentes nas pesquisas encontradas.

RESULTADOS
A relutncia em procurar atendimento est relacionada, entre outros, aos seguintes impedimentos: pudor, pela exposio de seu corpo a um (a) estranho (a); preconceito do companheiro; responsabilidade sobre o cuidado com as crianas e baixo poder aquisitivo; informao de que seriam atendidas por um profissional do sexo masculino; o medo do resultado positivo para cncer; e a desinformao sobre o exame (DUAVY et al, 2007).
O conhecimento sobre o exame preventivo, a importncia e a necessidade de realiz-lo mostra-se deficiente na maioria dos estudos, comprovando que apesar da variedade de campanhas divulgadas para maiores esclarecimentos sobre o assunto, parte do publico alvo no foi devidamente atingido.

CONSIDERAES FINAIS
O exame de Papanicolau, embora acessvel nas unidades de sade da famlia, parece ainda distante da compreenso das mulheres, que mesmo o realizando periodicamente o idealizam como algo desconhecido (SOUZA & BORBA, 2008).
Aos profissionais de sade fazem-se necessrio o desenvolvimento de prticas de educao em sade que destaquem as medidas preventivas, considerando crenas e valores da mulher, para sua sensibilizao e consequente prtica rotineira do exame citolgico.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASIL, Ministrio da Sade. Controle dos cnceres do Colo do tero e da Mama. Caderno de Ateno Bsica n 13, Braslia-DF, 2006. FERREIRA, M. L. S. M. Motivos que influenciam a no-realizao do exame de papanicolaou segundo a percepo de mulheres. Esc Anna Nery Rev Enferm abrjun; v. 13 p. 378-84, 2009. LEAL, E. A. S. Leses precursoras do cncer de colo em mulheres adolescentes e adultas jovens do municpio de Rio Branco Acre. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. v.25 n.2 Rio de Janeiro, Mar. 2003. LEITE, R. A. F. Direito informao em sade: anlise do conhecimento do paciente acerca de seus direitos. (Dissertao de mestrado), Universidade de So Paulo, 2010. 118 f OLIVEIRA, M. M. H. N. et al. Cobertura e fatores associados no realizao do exame preventivo de Papanicolaou em So Lus, Maranho. Rev. Bras. Epidemiol. , So Paulo, v. 9, n. 3, 2006. SOUZA, A. B.; BORBA, P. C. Exame citolgico e os fatores determinantes na adeso de mulheres na estratgia sade da famlia do municpio de assar. Cad. Cult. Cinc. v.2, n. 1, p. 36-45, 2008. VASCONCELOS, C. T. M. Anlise da cobertura e dos exames colpocitolgicos no retirados de uma Unidade Bsica de Sade. Rev Esc Enferm USP; v.44, n.2, p. 32430, 2010. VASCONCELOS, E. V. et al. Esse tal Nicolau: representaes sociais de mulheres sobre o exame preventivo do cncer crvico-uterino. Rev Esc Enferm USP; v.44, n.3, p.554-60, 2010.

Potrebbero piacerti anche