Sei sulla pagina 1di 26

Aula 01

Produo Eletrnica em RTV

Prof Carla Gulka Hoeldtke

Ementa

Pr-produo, produo, e direo de peas publicitrias para TV e rdio. Roteirizao e releitura de peas publicitrias. Avaliao de peas publicitrias veiculadas nas mdias eletrnicas.

Objetivo

Conhecer e exercer os processos bsicos de construo de peas publicitrias para os meios de comunicao que utilizam a imagem em movimento (vdeo) e som (udio).

Plano de ensino
-Reconhecimento do laboratrio de vdeo; -Captao de imagens; -Enquadramento; -Iluminao; -Movimento; -Produo; -Direo; -Seleo de imagens decupagem; -Edio; -Finalizao; -Ps-produo.

Avaliaes

-Trabalhos prticos e em grupo -Avaliaes individuais

Bibliografia
BSICA: CAMPOS, Flavio de. Roteiro de Cinema e Televiso: a Arte e a Tcnica de Imaginar. Jorge Zahar, 2007. ORTIZ. M. A, MARCHAMALO, J.Tcnicas de comunicao pelo rdio. A prtica radiofnica. So Paulo. Ed. Loyola, 2005. COMPLEMENTAR: BERTOMEU, Joo Vicente Cegato. Criao em Filmes Publicitrios. Cengage Learning, 2010 CSAR, Cyro. Rdio: A mdia da emoo. So Paulo: Summus, 2005 KELLISON, Cathrine. Produo e Direo para TV e Vdeo. Campus, 2006.

Histria da TV no Brasil
Estria em 03 de abril de 1950 com a apresentao do Frei Jos Mojica. 18 de setembro de 1950 - Assis Chateaubriand - TV Tupi Outros canais pioneiros dos anos 1950 foram: - TV Paulista, canal 5 de So Paulo, inaugurada em maro de 1952; - TV Record, canal 7 de So Paulo, inaugurada em setembro de 1953;

Histria da TV no Brasil
Dcada de 60 Videotape. Setembro/1960 inaugurao da TV Cultura. 1962 Tv a cores.
Dcada de 70 Consolidao da TV a cores Copa do Mundo de 70. 1972 1 transmisso em cores no Brasil Festa da Uva de Caxias do Sul /RS. Queda da Tv Tupi e ascenso da Tv Globo.

Histria da TV no Brasil
Dcada de 80 Criao do Sistema Brasileiro de Televiso. Rede Manchete Tv Bandeirantes
7 de julho de 1983, represso TV Bandeirantes. No incio de 1984, a TV Globo evitou transmitir os comcios do movimento Diretas J, que pedia o restabelecimento das eleies diretas para presidente da Repblica. O boicote da TV Globo, que teria sofrido presso por parte dos militares para no noticiar os comcios, fez com que parte de sua audincia migrasse para os telejornais de outras emissoras. Somente a partir de abril daquele ano, sob presso da opinio pblica, a Globo passou a veicular os comcios em rede nacional.

Histria da TV no Brasil
Dcada de 90 Aumento das redes UHF MTV, Rede Vida, Rede Mulher

TV Cultura e TV Record 1994 Plano Real - Banalizao do contedo televisivo. 1999 - Falncia da Rede Manchete, no lugar entra a Rede TV.

Histria da TV no Brasil
Anos 2000
Presena dos Reality-shows. 2007 TV Digital O governo brasileiro optou por uma verso modificada do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial) - Padro japons, criando o ISDB-TB, sistema de TV digital nico no mundo, incompatvel com o padro utilizado no Japo. A TV Digital no Brasil teve sua estria oficial s 20:30 do dia 2 de dezembro de 2007, na cidade de So Paulo, aps cerca de seis meses de transmisses experimentais. A inaugurao da nova transmisso foi transmitida por todas as emissoras.

Produo em Televiso

Comerciais Premiados

Fases da Produo
- Atividades necessrias transformao da ideia bsica em conceito ou roteiro prtico. - Detalhes: locao, equipes, equipamentos.

Pr-produo

Produo

- Inclui todas as atividades necessrias gravao em vdeo ou transmisso de um evento.

Ps-Produo

- Edio de udio e video. Trilha sonora, cores, efeitos especiais.

Pr-produo
DA IDIA AO ROTEIRO

VALE A PENA FAZER?

IDIA

MENSAGEM DO PROCESSO

NGULO

VIVEL?

Pr-produo
Proposta de Programa
Ttulo Objetivo (mensagem do processo) Pblico-alvo Formato do programa Tratamento Mtodo de produo Proposta de oramento

Pr-produo

TTULO
ELABORE UM TTULO CURTO, MAS FCIL DE GRAVAR.

AS AFLIES E TRIBULAES DE UM ESTUDANTE UNIVERSITRIO. TENSES DE UM UNIVERSITRIO.

Pr-produo

OBJETIVO DO PROGRAMA
Descrio do que se pretende fazer. Sntese.

Pr-produo
PBLICO-ALVO
Um programa com uma mensagem adequadamente formulada oferece uma pista excelente de quem o pblico-alvo.
Mesmo quando voc quer alcanar uma audincia to grande quanto possvel, seja especfico na descrio do pblico potencial. Ao entrar na fase da produo, voc poder definir o pblicoalvo mais detalhadamente em termos demogrficos ou psicogrficos.

Pr-produo
FORMATO DO PROGRAMA

O que voc prope? Qual a durao?

Pr-produo
TRATAMENTO DO PROGRAMA
O tratamento no deve apenas descrever a natureza do programa proposto, mas tambm explicar o ngulo e refletir, em seu texto, o estilo. Elabore um tratamento breve e conciso, mas no omita aspectos importantes da trama.
Alguns exemplos de tratamentos mais elaborados incluem ilustraes no formato de Storyboards.

Pr-produo
MTODO DE PRODUO
Um objetivo bem definido indica onde a produo deve ocorrer e como realiz-la com mais eficincia.
Que opo adotar? Produo em estdio? Produo em campo? Que tipos de artistas ou atores? Que materiais figurinos, cenografia sero utilizados?

Pr-produo
PROPOSTA DE ORAMENTO
Os custos devem ser avaliados no apenas em relao aos itens bvios roteiro, artistas, equipe de produo, aluguel de estdio, equipamentos e edio e psproduo mas tambm em relao aos itens aparentemente no to bvios, como mdias de gravao, itens cenogrficos, alimentao, hospedagem, transporte, taxas, etc.

modelo

Pr-produo
PESSOAS E COMUNICAO
A deciso sobre quem dever participar das etapas psroteiro depende de seu objetivo bsico e da mensagem do processo. A tarefa aqui criar um banco de dados com informaes essenciais como nomes, cargos, e-mails, endereos residenciais e comerciais, e os nmeros de telefone.

modelo

Pr-produo
Recursos de informao
- Internet, listas telefnicas, lista de empresas locais.

Sindicatos
- A maioria dos diretores, roteiristas e artistas pertencem a uma associao ou a um sindicato.

Direitos autorais e permisses


- Se o programa utilizar material protegido por direitos autorais, obtenha as devidas autorizaes.

Atividade
Identificar a pr-produo em um comercial de televiso
Ttulo Objetivo Pblico-alvo Formato do programa Tratamento Mtodo de produo

Potrebbero piacerti anche