Sei sulla pagina 1di 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CINCIAS DA SADE DE ALAGOAS CURSO GRADUAO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SADE DO ADULTO E DO IDOSO I

Alteraes Fisiolgicas no Processo de Envelhecimento

Laryane Cunha Menezes

O QUE ENVELHECIMENTO?
O envelhecimento um processo normal, individual e gradativo, que caracteriza uma etapa da vida onde ocorrem modificaes fisiolgicas, bioqumicas e psicolgicas em conseqncia da ao do tempo. uma fase onde ocorrem manifestaes somticas no ciclo natural da vida, pois se caracteriza pela perda progressiva da capacidade de adaptao e de reserva do organismo diante das mudanas que iro influenciar de maneira decisiva na vida do idoso.

FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
Composio e Forma do Corpo
Estatura Reduo de 1cm por dcada a partir dos 40 anos Devido a: -Reduo dos arcos dos ps; -Aumento da curvatura da coluna; -Alterao dos discos intervertebrais; -No h alteraes no tamanho dos ossos longos; Aumento dos dimetros da caixa torcica e do crnio

Pele e Anexos
Perda da elasticidade da pele: rugas, perda de firmeza, ressecamento, facilidade de lacerao; Alteraes de pigmentao; Atrofia glandular: leo, umidade, glndulas sudorparas; Diminuio de pelos; Perda da pigmentao dos pelos: cabelos brancos; Crescimento mais lento das unhas: Tornam-se frgeis com perda de brilho e surgimento de estriaes longitudinais e descolamento.

Sistemas Articular e Muscular


Todos os msculos do organismo em especial os dos troncos e das extremidades se atrofiam com o tempo, o que leva a uma deteriorao do tnus muscular e a uma perda da potncia, fora e agilidade; Descalcificao dos ossos; Alteraes articulares degenerativas; Desidratao dos disco intervertebrais: diminuio da altura; Os ossos sofrem modificaes, o processo de reabsoro do clcio sofre um desequilbrio e o tecido sseo se torna mais poroso e frgil por uma desminerilizao constante de massa e densidade ssea: osteoporose.

Sistema Neurolgico
Atrofia cerebral: reduo de 5% 10% do

peso cerebral; Degenerao das clulas nervosas; Diminuio de neurotransmissores; Diminuio da velocidade de conduo de impulsos.

Sistema Cardaco e Vascular


Espessamento das paredes dos vasos sanguineos; Estreitamento da luz dos vasos; Perda da elasticidade dos vasos; Menor dbito cardaco; Diminuio do nmero de fibras musculares cardacas; Diminuio da elasticidade e calcificao das valvas cardacas; Diminuio da sensibilidade de barorreceptores; Menor eficincia das valvas venosas; Aumento da tenso vascular pulmonar; Aumento da presso arterial sistlica; Diminuio da circulao perifrica.

Sistema Respiratrio
Diminuio do reflexo de tosse; Diminuio da remoo de muco e poeira irritantes das vias areas; Diminuio dos clios; Diminuio da capacidade vital: aumento do dimetro torcico ntero-posterior; Aumento da rigidez da parede torcica; Menos alvolos; Aumento da resistncia das vias areas; Maior risco de infeces respiratrias Reduo do peso pulmonar em cerca de 21%; Estreitamento dos bronquolos.

Sistema Gastrointestinal e Abdome


Doena periodontal;
Diminuio da saliva; Secrees gstricas e enzimas pancreticas; Reduo das papilas gustativas: diminuio do paladar; Alteraes da musculatura lisa com diminuio do peristaltismo esofgico e da motilidade do intestino delgado.

Sistema Urinrio
Menor nmero de nfrons; Diminuio de 50% no fluxo renal aos 80 anos de idade; Diminuio da capacidade vesical; Reduo da filtrao glomerular; Esclerose dos vasos renais; Reduo do peso renal: cerca de 30 %; Reduo da capacidade de armazenar urina; Maior risco de infeces urinrias; Aumento de incontinncias urinrias.

Sistema Reprodutivo
HOMENS: Diminuio do nmero de espermatozides; Testculos menores; Erees menos firmes e de desenvolvimento lento; Reduo da frequncia sexual; MULHERES:

Diminuio da produo de estrgeno; Degenerao do ovrio; Atrofia da vagina, tero e mamas; Reduo do libido; Reduo da lubrificao vaginal.

SNDROMES GERITRICAS
As sndromes geritricas esto geralmente relacionadas ao envelhecimento dos rgos e sistemas, e podem ser agravados de acordo com o estilo de vida adotado pelo idoso. Em relao aos problemas musculoesquelticos observa-se a prevalncia de osteopenia, osteoporose, osteoartrite, reumatismos, instabilidade postural e quedas. Alm das alteraes de carter fsico com o envelhecimento pode-se verificar modificaes nas reaes emocionais, como o acmulo de perdas e separaes, solido, isolamento e marginalizao social. As principais caractersticas do envelhecimento emocional so a reduo da tolerncia aos estmulos, vulnerabilidade ansiedade e depresso, sintomas hipocondracos, autodepreciativos, de passividade, conservadorismo de carter e de idias, e acentuao de traos obsessivos.

O EXERCCIO FSICO E O IDOSO


A atividade fsica se constitui em um excelente instrumento de sade em qualquer faixa etria, em especial no idoso, induzindo vrias adaptaes fisiolgicas e psicolgicas, tais como: aumento do O2 mx; maiores benefcios circulatrios perifricos; aumento da massa muscular; melhor controle da glicemia; melhora do perfil lipdico; reduo do peso corporal; melhor controle da presso arterial de repouso; melhora da funo pulmonar; melhora do equilbrio e da marcha; menor dependncia para realizao de atividades dirias; melhora da auto-estima e da autoconfiana; alm de uma significativa melhora da qualidade de vida.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Diagnsticos de Enfermagem Presso sangunea alterada; Viso em nvel diminudo; Risco para queda; Incontinncia urinria atual; Padro de sono comprometido; Obstipao atual; Mobilidade em nvel diminudo; Dor ssea atual; Risco para fratura; Eliminao urinria comprometida; Comunicao em nvel diminudo; Risco para leses; Audio comprometida; Dbito cardaco diminudo; Ritmo respiratrio anormal. Intervenes de Enfermagem Instruir ingesto de lquidos; Solicitar servio de fisioterapia; Desempenhar exerccios; Promover auto-cuidado; Medir e pesar o paciente; Manter nutrio adequada; Massagear corpo; Monitorar sinais vitais em 6/6h; Caminhar com o paciente. Resultados Esperados Obstipao em nvel diminudo; Padro de sono normal; Mobilidade melhorada; Nenhuma fratura; Integridade da pele em nvel aumentado; Padro alimentar melhorado; Eliminaes urinrias melhoradas; Nenhuma queda; Ritmo respiratrio melhorado; Dbito cardaco normal.

CONCLUSO
preciso que os profissionais estejam devidamente preparados para prestar cuidados ao idoso, pois esta faixa etria apresenta uma instalao muito rpida dos processos patolgicos. Porm, os profissionais da sade no visualizam o idoso como um indivduo que apresenta necessidades diferentes dos demais adultos, portanto, torna-se necessrio o desenvolvimento de atividades que no apenas informem a respeito do envelhecimento, mas que faam esses profissionais respeitar os limites e as peculiaridades decorrentes do envelhecimento, tornandoos capazes de reconhecer as modificaes fsicas, emocionais e sociais do idoso.

REFERNCIAS 1. Tibo MGM. Alteraes anatmicas e fisiolgicas do idoso. Revista Mdica Ana Costa. Abr/Jun 2007, 12(2). Disponvel em: http://www.revistamedicaanacosta.com.br/12(2)/artigo_4.htm 2. Potter Perry. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2009; 7 Ed. Cap. 14; 198-200. 3. Concurso e Fisioterapia: o que voc procura em um s lugar. O impacto do envelhecimento no organismo humano. 2011. Disponvel em: http://www.concursoefisioterapia.com/2009/01/principaisalteracoes-fisiologicas-no.html 4. CIPE. Verso 1.0

Se meu andar hesitante e minhas mos trmulas, ampare-me... Se minha audio no boa e tenho de me esforar para ouvir o que voc est dizendo, procure entender-me... Se minha viso imperfeita e o meu entendimento escasso, ajude-me com pacincia... Se minhas mos tremem e derrubam comida na mesa ou no cho, por favor no se irrite, tentei fazer o melhor que pude... Se voc me encontrar na rua, no faa de conta que no me viu, pare para conversar comigo, sinto-me to s... Se voc na sua sensibilidade me v triste e s, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidrio... Se lhe contei pela terceira vez a mesma "histria" num s dia, no me repreenda, simplesmente oua-me... Se me comporto como criana, cerque-me de carinho... Se estou com medo da morte e tento neg-la, ajude-me na preparao para o adeus... Se estou doente e sou um peso em sua vida, no me abandone, um dia voc ter a minha idade... A nica coisa que desejo neste meu final da jornada, um pouco de respeito e de amor... Um pouco... Do muito que te dei um dia !!! Autor desconhecido

Obrigada!

Potrebbero piacerti anche