Sei sulla pagina 1di 12

Universidade de Passo Fundo

Faculdade de Engenharia e Arquitetura Engenharia Mecnica

Introduo
A corroso dos metais, principalmente, o ferro est bastante presente em nosso dia-a-dia, isso pode ser notado ao nosso redor, nas latarias dos automveis, nas cadeiras metlicas, nos portes e em outras superfcies metlicas desprotegidas. Num aspecto muito difundido e aceito universalmente pode-se definir corroso como a deteriorao de um material, geralmente metlico por ao qumica ou eletroqumica do meio ambiente aliada ou no ao esforo mecnico. A deteriorao representa alteraes prejudiciais indesejveis, sofridas pelo material, tais como desgaste,variaes qumicas ou modificaes estruturais.

Ensaios
Ensaios que Para que servem?
Servem para caracterizar a agressividade de um determinado meio corrosivo e fornecer fundamentos bsicos para controle da corroso. Visam determinar a resistncia de um material metlico degradao por ao de agentes qumicos ou por oxidao

Como so aplicados os ensaios?


Ensaio de laboratrio: presena de corpos de prova, definio da composio do meio corrosivo, as condies so constantes e aceleradas para resultados mais rpidos. Ensaio de campo: corpos de prova em condies reais do meio corrosivo expostos a um longo perodo. As condies so variveis e incontrolveis s vezes.

Ensaios de Laboratrios mais utilizados Ensaios de imerso: contnua ou alternada Ensaios com lquidos: em ebulio, temp. elevadas, e presses elevadas Ensaios Conjugados: solicitaes mecnicas, presses elevadas e velocidades de corrente Cabine de umidade: variaes de temperatura ou SO2 Cabine de Nvoa Salina

Salt Spray
Dentre os vrios ensaios de corroso realizados em laboratrio, pode-se citar o Salt Spray como um dos mais utilizados devido a facilidade de realizao do ensaio e a existncia de Norma definida pela ABNT, a P-MB-775, a qual padroniza a realizao do ensaio. Corroso por exposio a nvoa salina.

Soluo do Ensaio
Ensaio SS Ensaio ASS Ensaio CASS 50 + - 5

Teor de cloreto de sdio, g/l


Soluo Aditivos

50 + - 5

50 + - 5

Nenhum

cido 0,26g/l de actico para CuCl22H2O o ajuste do para ajuste ph=3, 1-2,2 do ph=3, 1 25C 3,3 25C

Ar Comprimido
Deve ser isento de sujeiras, leos e de outras impurezas. Dever ser feita a saturao do ar comprimido com gua para evitar que ocorra um aumento da concentrao de cloreto de sdio na soluo nebulizada. Para assegurar uma temperatura do jato de pulverizao de 35C, o ar comprimido saturado com gua deve ter uma temperatura mais elevada.

Corpos de Prova
Os corpos de prova para ensaio devem ser limpos adequadamente, Durante todo o perodo de ensaio, os corpos de prova de controle devem ser armazenados em dessecadores ou sacos de polietileno. As bordas expostas devem ser protegidas com revestimentos resistentes s condies do ensaio como, por exemplo, cera de abelha, parafina ou vaselina. O nmero dos corpos de prova, em cada avaliao no deve ser inferior a trs. Os corpos de prova devem ser colocados somente na zona da cmara de ensaio onde o meio satisfaa a todas as exigncias especificadas para as condies da cmara.

Condies da Cmara
A superfcie do corpo de prova deve ficar preferencialmente paralela ao fluxo horizontal da nvoa, a fim de evitar impacto direto desta sobre a superfcie. No havendo especificaes, os corpos de prova planos devem ser colocados em ngulos de 15 a 30 com a vertical. No caso de peas com formas complexas, esse posicionamento deve ser feito considerando-se a regio a ser avaliada. Os corpos de prova no devem entrar em contato entre si, nem com qualquer outro material, metlico ou no, capaz de modificar as condies de corroso dos corpos de prova. Cada corpo de prova deve ser colocado na cmara de forma a permitir o livre acesso da nvoa a todo os outros em ensaio. A soluo de ensaio proveniente de um corpo de prova no deve gotejar sobre os outros corpos de prova. A rea de contato entre o corpo de prova e seu suporte deve ser o menor possvel.

Condies do Ensaio
Temperatura Quantidade de nvoa Condies da cmara Durao do ensaio Limpeza dos corpos de prova

Resultados
Aps a secagem dos corpos de prova, deve ser efetuada uma meticulosa anlise quanto a extenso da corroso e de outras falhas, conforme especificaes apropriadas.

Consideraes Finais
A corroso dos materiais influenciada por vrios fatores que modificam o ataque qumico ou eletroqumico, no havendo, portanto um nico mtodo de ensaio de corroso, pois, na prtica os fenmenos de corroso se multiplicam, obrigando a variedade de Ensaios.

Potrebbero piacerti anche