Sei sulla pagina 1di 25

Kung Fu Shen Zhen Tao 2 Curso de Instrutores

Avaliao Postural

Massoterapeuta e Instr.: Marcelo L. de Carvalho

Definio sobre Postura


David J. Magee (2005); Postura correta: a posio na qual um estresse mnimo imposto sobre cada articulao. Para o ser humano, a postura ereta a postura em p normal. Quando a postura ereta correta, a atividade muscular necessria para manter a posio mnima.

Postura defeituosa: qualquer posio que aumente o estresse sobre as articulaes.

Desenvolvimento da Postura
Curvaturas primrias: a curvatura observada ao nascimento, quando a coluna vertebral torcica e sacral ficam em formato cncavo ou ficam anteriormente flexionadas.
Curvatura secundria: comea a acontecer quando a criana comea a crescer ,por volta dos 3 meses de vida, onde ela comea a querer levantar a cabea para cima, produzindo curvas convexas anteriormente ou estendidas, sendo possvel v-las na regio cervical primeiramente e alguns meses mais tarde (de 6 a 8 meses) na regio lombar.

Estrutura da Coluna Vertebral

Regies e Curvaturas da Coluna Vertebral

Implicao da Postura no Dia-a-dia

Implicao da Postura no Dia-a-dia

Conceitos de Ergonomia e Biomecnica Ocupacional


Ergonomia a cincia que estuda a adaptao do trabalho ao homem e o comportamento humano no trabalho. Enfoca: * O ser humano: caractersticas fsicas, fisiolgicas, psicolgicas e sociais. * A mquina: equipamentos, ferramentas, mobilirios e instalaes. * O ambiente: efeitos da temperatura, rudo, vibrao, iluminao. A biomecnica ocupacional estuda as interaes entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos msculos esquelticos envolvidos no trabalho. Analisa basicamente a questo das posturas no trabalho e a aplicao das foras.

Conceitos de Ergonomia e Biomecnica Ocupacional

Conceitos de Ergonomia e Biomecnica Ocupacional

Mtodos de Avaliao Postural


Metodologia objetiva: uso de radiografia (solicitada pelo mdico que acompanha o programa), fotografias em pelos menos trs posies. Metodologia subjetiva: uso do tato e da viso, observando o aluno de costas, perfil direito, perfil esquerdo, frente e nteroflexo, frente do simetrgrafo

Mtodos de Avaliao Postural


Mtodo Subjetivo 1. Utilizar um formulrio, visando coletar informaes como: nome, idade, sexo, peso, altura, profisso, lateralidade, prtica de atividade fsica, atividades dirias de trabalho (Ficha de Anamnese). 2. O aluno(a) dever vestir traje de banho, de maneira a favorecer a viso do observador para uma melhor visualizao das alteraes posturais. 3. Fotografar ou realizar uma lista de checagem, com o auxlio do simetogrfo com as quadrculas nas dimenses de 10 x 5cm colocamos o indivduo a uma distncia de aproximadamente 3 metros do avaliador em quatro posies 4. Realizar testes de avaliao de flexibilidade articular (da cintura escapular e do quadril).

Pontos Anatmicos para a Avaliao Postural

Vista Anterior

Tipos de Constituio Fsica(Homem X Mulher

Tipos de Joelho

Geno Varum

Geno Valgum

Tipos de Joelho

Geno Flexo

Geno Recurvatum

Tipos de Escpulas

Vdeo
http://www.youtube.com/watch?v=RPRJPNCVRdE

Testes Especficos de Coluna

Testes Especficos de Coluna

Testes Especficos de Joelho (Apley)

Testes Especficos de Joelho (Estabilidade Ligamentar)

Testes Especficos de Joelho (LCA e LCP)

Posicionamento das Mos

Testes Especficos de Joelho (LCA e LCP)

Testes Especficos de Joelho (LCA e LCP)

Referncias Bibliogrficas

MAGEE D.J. 2005, Avaliao Musculoesqueltica; HOPPENFELD, Propedutica Ortopdica; http://pt.scribd.com/doc/53966375/avaljoelho; http://pt.scribd.com/doc/57366101/avallombar; http://www.auladeanatomia.com/

Potrebbero piacerti anche