Sei sulla pagina 1di 18

INTERPRETANDO A NR-10

CLERISTON PEREIRA GRAZIELA MATOS JEAN CARLOS JEAN CARLO

PANORAMA NACIONAL

1999 Cerca de 3000 acidentes de trabalho 10% no setor eltrico

90% na Distribuio de Energia Eltrica

Grande crescimento desse ndice ao longo

dos anos. Necessidade de colocar o Sistema Eltrico de Potncia (SEP) na NR10 antiga

INTRODUO
uma Norma Regulamentadora de Segurana

e Sade no Trabalho, fiscalizada pelo Ministrio do Trabalho, que trata da Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade
As Normas Regulamentadoras - NR, so de

observncia obrigatria para todas as empresas e o seu no-cumprimento acarretar ao empregador a aplicao das penalidades previstas na legislao pertinente;

INTRODUO
Nova Redao da NR10 Segurana em

Instalaes e Servios em Eletricidade de 1978, passa a adotar critrio internacionais de segurana e sade dos trabalhadores relativos aos riscos eltricos
Oficializada em Dirio Oficial 08/12/2004

Portaria 598 do Ministrio do Trabalho e Emprego -MTE

INTRODUO
Em linhas gerais a NR10 prega a segurana do

trabalhador, ou seja, qualquer empregado no deve correr riscos de choques eltricos, de queimaduras ou de qualquer outro efeito que os servios com eletricidade podem causar.

A partir da publicao de 08/12/2004 as

obrigaes estabelecidas na NR 10 so de cumprimento imediato, com exceo ao indicado no Anexo IV, para quais os prazos variam de 6 a 24 meses.

SUMRIO

10.1 -Objetivo e Campo de Aplicao 10.2 -Medidas de Controle 10.3 -Segurana no projeto 10.4 -Segurana, Construo, Montagem, Operao e Manuteno 10.5 -Segurana em Instalaes Desernegizadas 10.6 -Segurana em Instalaes Energizadas 10.7 -Trabalho envolvendo Alta tenso 10.8 -Habilitaes e Autorizao dos Profissionais 10.9 -Proteo contra Incndios e Exploso 10.10 -Sinalizao de Segurana 10.11 -Procedimentos de Trabalho 10.12 -Situao de emergncia 10.13 Responsabilidades 10.14 -Disposies Finais

10.1 Objetivo e Campo de Aplicao


10.1.1 - Esta Norma Regulamentadora

NR estabelece os requisitos e condies mnimas objetivando a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade.

10.1 Objetivo e Campo de Aplicao


10.1.2 -Esta NR se aplica s fases de

gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e, na ausncia ou omisso destas, as normas internacionais cabveis.

10.2 Medidas de Controle


10.2.1 - Em todas as intervenes em instalaes

eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e a sade no Trabalho.
integrar-se s demais iniciativas da empresa, no mbito da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo.

10.2.2 - As medidas de controle adotadas devem

10.2.3 - As empresas esto obrigadas a manter

10.2 Medidas de Controle


10.2.4 - Os estabelecimentos com carga instalada

superior a 75KW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, contendo, alm do disposto no subitem 10.2.3, no mnimo:
a)

b)

c)

conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas a esta NR e descrio das medidas de controles existentes; documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos; especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina esta NR;

10.2 Medidas de Controle


d)

e)

f)

g)

documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas; e relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes, cronogramas de adequaes, contemplando as alneas de a a f.

10.2 Medidas de Controle


10.2.5 - As empresas que operam em instalaes ou

equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia devem constituir pronturio com o contedo do item 10.2.4 e acrescentar ao pronturio os documentos a seguir listados:
a) b)

descrio dos procedimentos para emergncias; e certificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual.

10.2.5.1 - As empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Eltrico de Potncia devem constituir pronturio contemplando as alneas a, c, d e e, do item 10.2.4 e alneas a e b do item 10.2.5.

10.2 Medidas de Controle


10.2.6 - O Pronturio de Instalaes Eltricas deve

ser organizado e mantido organizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade.
10.2.7 - Os documentos tcnicos previstos no

Pronturio de Instalaes Eltricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

10.2.8 Medidas de Proteo Coletiva


10.2.8.1 - Em todos os servios executados em

instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteo coletiva aplicveis, mediante procedimentos, s atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores.
10.2.8.2 - As medidas de proteo coletiva

compreendem, prioritariamente, a desenergizao eltrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana.

10.2.8 Medidas de Proteo Coletiva


10.2.8.2.1 - Na impossibilidade de implementao do

estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteo coletiva, tais como: isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistemas de seccionamento automtico de alimentao, bloqueio no religamento automtico.

10.2.8.3 - O aterramento das instalaes eltricas

deve ser executado conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes e, na ausncia desta, deve atender as Normas Internacionais vigentes.

10.2.9 Medidas de Proteo Individual


10.2.9.1 - Nos trabalhos em instalaes eltricas,

quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. adequadas s atividades, devendo contemplar a condutividade, inflamabilidade e influncias eletromagnticas. trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades.

10.2.9.2 - As vestimentas de trabalho devem ser

10.2.9.2 - vedado o uso de adornos pessoais nos

FIM

Potrebbero piacerti anche