Sei sulla pagina 1di 12

Profa. Dra. Mirna Tonus Comunicao e Educao 1 sem.

2009 Curso de Comunicao Social Jornalismo UFU

1982 e 1984 - Instituto Metodista de Ensino Superior Linha de pesquisa Comunicao e Educao, coordenada por Onsimo de Oliveira Cardoso Limites e contedos de uma possvel Didtica ou Pedagogia da Comunicao.

Meados da dcada de 1990 - Universidade de So Paulo (USP)

Ncleo de Educao e Comunicao da ECA/USP, Ismar de Oliveira Soares,


junto a outros professores Estudos incluindo projetos junto a escolas da rede pblica paulista, a fim de pesquisar as diversas vertentes possveis na interseco educao/comunicao.

Conjunto das aes voltadas para a criao de ecossistemas


comunicativos abertos e criativos em espaos educativos, favorecedores tanto de relaes dialgicas entre pessoas e grupos humanos quanto de uma apropriao criativa dos recursos da informao nos processos de produo da cultura e da difuso do conhecimento. O novo campo apresenta-se como inter-discursivo, interdisciplinar e mediado pelas tecnologias da informao.
(SOARES, Ismar. EAD como prtica educomunicativa: emoo e racionalidade operativa. Disponvel em http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/)

No se confunde com prticas de ensino


No vinculado necessariamente educao formal Pesquisas revelam que iniciativas floresceram na sociedade civil, ONGs Conquista das escolas apesar da resistncia do ensino formal

Educao para a comunicao Colaborao na formao da conscincia crtica diante das mensagens veiculadas

Expresso comunicativa por meio das artes

Espao de fala e visibilidade para os sujeitos sociais, proporcionado por arteeducadores

Mediao tecnolgica nos espaos educativos

Identificao da natureza da interatividade e democratizao do acesso s TIC

Gesto da comunicao nos espaos educativos

Abordagem das relaes entre os recursos da comunicao e as atividades humanas para garantir a construo dos ecossistemas comunicativos

PALACIOS, Marcos; NOCI, Javier Das. Ciberperiodismo: mtodos de investigacin: una aproximacin multidisciplinar en perspectiva comparada. 2009. Disponvel para download. Link em http://interacoesdigitais.blogspot.com.

Convergncia das mdias (exemplos)


Educom.TV (Ismar Soares)

Educom.rdio (Maria Izabel de Arajo Leo e Jos


Manoel Rodrigues) Plataformas de EAD

Universo infotelecomunicacional, com base no que


diz Moraes (2001), com riqussimo acervo de audiovisuais (Youtube, BigThink etc.)

Comunicao depende do interesse gerado por novas informaes


Audiovisual permite a criao de um ambiente propcio para construo do conhecimento. Aprendiz passa de espectador a ator/produtor/construtor Desequilbrio e auto-regulao, ou seja, adaptao, levam conceitualizao Conseqncia da reflexo que acompanha o aprender fazendo.
RODRIGUES, Adriana; PIRES, Mrcia Regina; ABRO, Maria Brbara Soares; TONUS, Mirna. Educao a distncia: um desafio constante de comunicao. Roteiro de estudo. Curso de Ps-graduao em Educao a Distncia. Uniube, 2008.

Meios de comunicao como sensibilizadores e como contedo de ensino, mediante o exerccio de novas linguagens, empregando formatos e cdigos mais prximos da sensibilidade dos envolvidos, tanto educadores, quanto educandos.

Continuum de fazer, refletir e conceituar,

contemplando o trip tcnica-tica-esttica.


(TONUS, Mirna. A importncia das tecnologias de informao e comunicao para a educao. Disponvel em www.diariodearaxa.com.br)

Todo ato de pensar exige um sujeito que pensa, um objeto pensado, que mediatiza o primeiro sujeito do segundo, e a comunicao entre ambos, que se d atravs de signos lingsticos. O mundo humano , desta forma, um mundo de comunicao
(FREIRE, Paulo. Extenso ou comunicao? 12 ed. Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 66).

Quadro de mdia para fins educacionais

Mdia e tecnologias educativas hoje (Heinich, R; Molenda, M.e Russel, J. D. Instructional media. Nova York: Macmillan, 1993).
1. visuais no-projetados: objetos reais, modelos, excurses, grficos, fotos, imagens fixas etc. 2. visuais projetados: retroprojeo, slides, filmes fixos, projeo opaca etc. 3. udio: gravaes em fita, cassetes, discos (e CD) 4. mveis: vdeo educativo (videocassete, videodisco, filmes de cinema) 5. computadores 6. sistemas de multimeios: sem e com computador (CD-Rom), vdeo interativo 7. sistemas de telecomunicao: rdio e tv educativos, teleconferncia, conferncia por computador e similares) 8. simulaes e jogos educativos 9. tecnologias do ensino/aprendizagem: planejamento instrucional, anlise de estrutura de conhecimentos, elaborao de materiais de ensino e similares

Potrebbero piacerti anche