Sei sulla pagina 1di 19

Escola das Naes

Disciplina: Geografia

Economia da China
Mauro Grattapaglia 8 B Victor Basevi 8 B Paula Akemi 8 B Bautista Godoy 8 B
2008

1. Dados Principais

Capital - Pequim (Beijin) rea - 9.536.499 km

Populao - 1.306.313.000 habitantes


Lngua - Mandarim e Dialetos Religies - Budismo, Islamismo e Cristianismo Moeda - Yuan

Forma de Governo - Regime de partido nico


Renda per capita - US$ 4.057 PIB US$ 5,33 trilhes (3 maior do mundo)

2. Introduo

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo.
A mdia de crescimento econmico deste pas, nos ltimos anos de quase 10%. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu 5,33 trilhes de dlares em 2007. Quarta maior economia do mundo. A economia chinesa representa atualmente 13% da economia mundial.

3. Principais dados e caractersticas da economia chinesa

Produtos Agrcolas: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-acar, tabaco, algodo em pluma, batata, juta, legumes e verduras. Pecuria: eqinos, bovinos, bfalos, camelos, sunos, ovinos, caprinos, aves Minerao: carvo, petrleo, chumbo, minrio de ferro, enxofre, zinco, bauxita, asfalto natural, estanho, fosforito.

Indstria: txtil (algodo), materiais de construo (cimento), siderrgica (ao), equipamentos eletrnicos.

(continuao)

- A China o maior produtor mundial de alimentos: 500

milhes de sunos, 450 milhes de toneladas de gros; - Agricultura mecanizada; -Aumento nos investimentos na rea de educao; - Investimentos em infra-estrutura (construo de rodovias, ferrovias, aeroportos e prdios pblicos); - Investimentos nas reas de minerao(minrio de ferro, carvo mineral e petrleo);

(continuao)

-Controle governamental dos salrios e regras trabalhistas ; -Participao no bloco econmico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com Japo, Austrlia, Rssia, Estados Unidos, Canad, Chile e outros pases; -A China um dos maiores importadores mundiais de matriaprima. - Abertura da economia para a entrada do capital internacional.

4. Problemas

- Grande parte da populao ainda vive em situao de

pobreza, principalmente no campo;

- A utilizao em larga escala de combustveis fsseis (carvo mineral e petrleo) tem gerado um grande nvel de poluio do ar;
- Os salrios, controlados pelo governo, coloca os operrios chineses entre os que recebem uma das menores remuneraes do mundo; - Populao grande e falta de emprego para todos.

5. A Economia

- Depois dos Estados Unidos da Amrica, do Japo e da Alemanha.

a quarta maior economia do mundo ;

-70 % do produto interno bruto derivado do setor secundrio e tercirio.


-A economia do setor pblico dominado por cerca de 200 empresas estatais

- 60% da populao se dedica agricultura, que visa o atendimento do mercado interno: trigo, milho, arroz e cereais. As produes destinadas indstria so: algodo, tabaco, cana-de acar, ch e amoreira; -A China um pas rico em recursos minerais e energticos: ferro, mangans, tungstnio, estanho, carvo mineral e petrleo

6. Setor Agricultura

-Produz 450 milhes de toneladas de gros, - meio bilho de sunos, - o maior produtor de arroz, hortifrutigranjeiros, trigo e o segundo em milho , - A modernizao da agricultura permitiu que os chineses pudessem consumir alimentos que antes da revoluo verde era inimaginvel encontrar, - Quando em 1970 para cada 10 pores de alimentos consumidos, 8 eram de arroz, 01 de carne (porco e aves principalmente) e 01 era de hortalias em 2000 os chineses puderam consumir uma variedade enorme de alimentos.

7. Setor Indstria

-A China ultrapassou seus maiores concorrentes


- se tornou a maior potncia industrial do mundo (computadores, eletrodomsticos e ao) - Na minerao, o pas se tornou o maior produtor de carvo com mais de 1,7 bilho de toneladas , -Os fatores que mais contriburam para esse forte desenvolvimento econmico deve-se a forte centralizao da poltica nas mos do partido comunista , - Os maiores problemas da economia chinesa so a crescente falta de mo-deobra qualificada, o aumento da dependncia de recursos energticos externos e a instabilidade poltica, -Crescendo 9,5% ao ano, a China prev superar o EUA entre 2020 e 2040.

8. Xangai : aspectos econmicos

Duas Chinas convivem lado a lado em Xangai, o que mostra a realidade da China:

- a moderna, na regio do porto, pela futurista torre da televiso de 468 metros, pelos shoppings centers, pelos 4 mil prdios de mais de 30 andares em construo e pela presena das principais multinacionais
- a antiga, com seus nibus urbanos amassados, enferrujados e muito velhos, com centenas de milhares de bicicletas, entre um shopping center e um enorme prdio de escritrios.

9. Reformas econmicas

-As reformas na agricultura foram bem menores do que as realizadas na indstria;


-alguns passos a frente foram dados. - Antes, o agricultor, que trabalhava em terras pertencentes ao Estado, devia entregar tudo o que conseguisse produzir: fosse boa ou m a colheita, ele recebia sempre a mesma quantia que mal dava para sobreviver. - Agora, o Estado fixa o que deve entregar de tudo o que ele produzir e a quantia que vai receber. Do que sobrar, pode fazer o que bem entender; -geralmente, ele vende para arredondar a renda familiar.

10. Economia x Poltica

- O notvel crescimento chins resultado da reviravolta na

economia de mercado dada por Deng Xiao-Ping;

- Foi no ano de 1978, ano em que a China adotou uma estratgia de crescimento j experimentada na regio sia-Pacfico,
- O mesmo ocorreu com o Japo e seguida pelos quatro drages: Coria do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura;

- Consistia em sustentar o crescimento econmico em uma estratgia de forte exportao orientada aos mercados mundiais de alto nvel de consumo, entre as quais figuram, em primeiro lugar, os Estados Unidos.

Fotos

Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Rep%C3%BAblica_Popular_d a_China http://pt.wikipedia.org/wiki/Crescimento_do_PIB_chin%C3%AAs http://www.suapesquisa.com/paises/china/ Enciclopdia Barsa. http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=204 5

MUITO OBRIGADO!

Potrebbero piacerti anche