Sei sulla pagina 1di 25

Histria Da Grcia

A Histria da Grcia tradicionalmente compreende o estudo dos gregos, as reas por eles governadas e o territrio da atual Grcia.

O mbito da habitao e governo do povo grego sofreu vrias mudanas atravs dos anos e, como conseqncia, a histria da Grcia reflete essa elasticidade.

Cada era, cada perodo, tem suas prprias esferas de interesse.

Os primeiros gregos chegaram na Europa pouco antes de 1.500 a.C., Os primeiros gregos chegaram na Europa pouco antes de e durante seu apogeu, a civilizao 1.500 a.C., durante seu Europa a civilizao grega Os primeiros gregosechegaram na apogeu,pouco antes de 1.500 a.C., e Osgrega governara tudo o que seGrcia, o Egito e primeiros que se chegaram a durante governara tudo o gregosincluagovernaraEuropa poucoo seu apogeu, a civilizao grega entre na tudo o que se inclua entre a Grcia, Kush. entre a.C., e durante seu apogeu, a inclua Hindu o de 1.500 a Grcia, o Egito e o antes Egito e o Hindu Kush. Hindu Kush. civilizao grega governara tudo o que se inclua entre a Grcia, o Egito e o Hindu Kush.

Civilizao do Egeu: Grcia pr-histrica

A primeira civilizao a aparecer na Grcia foi a civilizao minica (ou minoana, ou mnia) no Mar Egeu. Essa cultura tomou lugar aproximadamente entre 2600 a.C. e 1450 a.C.

Comparativamente a perodos mais recentes da histria grega, pouco se sabe a respeito dos minoanos, de quem at mesmo o nome um termo moderno, provindo de Minos, lendrio rei de Creta

Os minicos eram um povo principalmente mercante, engajados no comrcio martimo, isto , eram de cultura talassocrtica.

Caractersticas da vida religiosa minica incluem principalmente o simbolismo, a ausncia de templos e a proeminncia de divindades femininas.

Perodo micnico (Idade do Bronze)


A Grcia Micnica, tambm conhecida como "Grcia da Idade do Bronze", o nome dado civilizao da Idade do Bronze do perodo Heldico Antigo(este ltimo, geralmente estabelecido como o intervalo 2.500-1.900 a.C.).

A cultura grega desse perodo durou desde a chegada dos gregos no Egeu, por volta de 1.600 a.C. at o colapso de sua civilizao da Idade do Bronze por volta de 1.100 a.C..

Por volta de 1.100 a.C. a civilizao micnica entrou em colapso. Vrias cidades foram saqueadas e a regio entrou no que os historiadores denominam Idade das Trevas. Durante esse perodo a Grcia viveu um declnio tanto populacional como literrio. Os prprios gregos costumavam atribuir a causa desse declnio invaso duma nova vaga de gregos, os Drios.

Idade mdia
A histria do Imprio Bizantino descrita pelo acadmico August Heisenberg como a histria "do Estado romano da nao grega que tornou-se cristo." A diviso do imprio em ocidente e oriente e o subseqente colapso do Imprio Romano do Ocidente foram desenvolvimentos que acentuaram constantemente a posio dos gregos no imprio e terminaram permitindo que fossem identificados com ele de forma completa

Dominao otomana e ascenso da Grcia moderna


A Batalha de Navarino, em outubro de 1827, marcou o fim definitivo do domnio Quando os otomanos chegaram, duas otomano na Grcia. migraes gregas tiveram lugar. A primeira compreendia a camada intelectual grega, que migrou para a Europa ocidental, influenciando o advento da Renascena. A segunda migrao foi a dos gregos deixando as plancies da pennsula da Grcia e instalando-se nas montanhas.

Criao do Estado grego moderno

O Massacre de Quios (1824), de Eugne Delacroix, quando os turcos reprimiram violentamente os gregos. Nos anos 1830, a Grcia obteve sua independncia

Os otomanos dominaram a Grcia at o incio do sculo XIX. Em 1821 os gregos insurgiram-se, declarando sua independncia na Guerra de Independncia da Grcia, apesar de s conseguiram real emancipao em 1829.

Idade das trevas


A Idade das Trevas na Grcia (c. 1200 a.C.-800 a.C.) refere-se ao perodo da pr-histria grega comeando com a presumida invaso drica, ocasionando o fim da civilizao micnica no sculo XI a.C., e terminando na ascenso das primeiras cidades-estados gregas no sculo IX a.C., com os poemas picos de Homero e com as primeiras instncias da escrita alfabtica grega no sculo VIII a.C.

Expanso Territorial

Expanso Territorial

Por volta dos sculos VII a.C e V a.C. acontecem vrias Por volta dos sculos VII a.C e migraes de povos gregos a V a.C. acontecem vrias vrios pontos do Mar migraes de povos gregos a Mediterrneo, como vrios pontos do Mar conseqncia do grande Mediterrneo, como crescimento populacional, dos conseqncia do grande conflitos internos e da crescimento populacional, dos necessidade de novos territrios conflitos internos e da para a prtica da agricultura. necessidade de novos territrios para a prtica da agricultura.

Cultura Grega:
Artes plsticas
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeio. Msculos, vestimentas, sentimentos e expresses eram retratados pelos escultores gregos. As artes plsticas da Grcia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

Filosofia
A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosfico durante a o Perodo Clssico da Grcia (sculo V AC). Os filsofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existncia humana, os comportamentos e sentimentos.

Filosofia
A cidade destacar como principais Podemos de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosfico durante a o filsofosClssico da Grcia (sculo V Perodo gregos:

Plato e Scrates

AC). Os filsofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existncia humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filsofos gregos Plato e Scrates.
Teles de -Mileto

Esportes
Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olmpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olmpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses).

Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natao, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heris.

Arte

os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peas eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando mscaras.

As comdias, dramas e stiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. squilo e Sfocles foram os dois mais importantes escritores de peas de teatro da Grcia Antiga.

Mitologia

Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vrios mitos e lendas.

As estrias eram transmitidas oralmente de gerao para gerao.

A mitologia grega era repleta de monstros, heris, deuses e outras figuras mitolgicas. Os mitos mais conhecidos so: Minotauro, Cavalo de Tria, Medusa e Os Doze trabalhos de Hrcules.

Democracia

Democracia

A cidade de Atenas considerada o A cidade de Atenas considerada o bero da bero da democracia. Os cidados atenienses (homens, nascidos democracia. Os cidados atenienses (homens,adultos e livres) eram aqueles que podiam na cidade, nascidos na cidade, adultos eparticipar das votaes que ocorriam na gora (praa livres) eram aqueles que podiam participar das votaes que ocorriam na pblica). Decidiam, de forma direta, os rumos da gora(praa pblica). Decidiam, de cidade-estado. forma direta, os rumos da cidade-estado.

Alunos:Thais Spadotti sidinei da silva martins junior

n:24 22

Disciplina:Histria Srie:2A Professor:Csar

Bibliografia
Site:Google

www.wikpedia.org
www.suapesquisa.com/grecia/

Potrebbero piacerti anche