Sei sulla pagina 1di 15

LITERATURA

PROFESSORA: Rosana Rodrigues

Os Gneros Literrios
A literatura, quanto forma, pode se manifestar em prosa ou verso. Quanto ao contedo e estrutura, podemos enquadrar as obras literrias em gneros. A diviso mais clssica dos gneros foi feita por Aristteles, cerca de 350 a.C; o filsofo dividiu a produo potica da poca em trs gneros: lrico, dramtico e pico (este ltimo gnero inclui todas as manifestaes narrativas). Entretanto, por nos parecer mais didtica, adotamos uma diviso em quatro gneros literrios, acrescentando o gnero narrativo, que compreende as narrativas em prosa.

Gnero lrico
Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, at o final da Idade Mdia, as poesias eram feitas para serem cantadas. Nas obras lricas, um "eu" nos passa uma emoo, um estado de esprito; nota-se assim o predomnio dos sentimentos, da emoo, o que as torna subjetivas. Pertencem a este gnero os poemas em geral, destacando-se: Ode e hino - os dois nomes vm da Grcia e significam canto. Ode a poesia entusistica, de exaltao. Hino a poesia destinada a glorificar a ptria ou dar louvores s divindades. Elegia - a poesia lrica em tom triste. Fala de acontecimentos tristes ou da morte de algum. O "Cntico do calvrio", de Fagundes Varela, , sem dvida, a mais famosa elegia da literatura brasileira, inspirada na morte prematura de seu filho. Idlio e cloga - so poesias pastoris, buclicas. A cloga difere do idlio por apresentar dilogo. Epitalmio - poesia feita em homenagem s npcias de algum. Stira - poesia que se prope corrigir os defeitos humanos, mostrando o ridculo de determinada situao.

Quanto ao aspecto formal, as poesias podem apresentar forma fixa ou livre. Das poesias de forma fixa, a que resistiu ao tempo, sendo cultivada at hoje, foi o soneto. O soneto uma composio potica de catorze versos distribudos em dois quartetos e dois tercetos. Apresenta sempre mtrica mais usualmente, versos decasslabos ou alexandrinos (12 slabas poticas) e rima. Soneto significa pequeno som; teria sido usado pela primeira vez por Jacopo de Lentini, da Escola Siciliana (sculo XIII), tendo sido, mais tarde, difundido por Petrarca (sculo XIV). Apesar de ser uma forma potica clssica, o soneto encontra adeptos no Modernismo, como bem nos mostra Vincius de Moraes:

SONETO DE FIDELIDADE
ao meu amor De tudo, com tal zelo, eserei atentotanto Antes, e sempre, e Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.

MORAES, Vincius de. In: Antologia potica. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1977. p. 77.

De olho no mundo do trabalho


CRTICO LITERRIO Todo mundo sabe comentar o que l. Mas claro que no todo comentrio que merece ser divulgado pela imprensa. Para que seja, respeitada, a critica tem de ser bem fundamentada. Assim o crtico literrio - que no precisa ser um escritor e geralmente formado em Letras ou Filosofia no se preocupa em dizer se este romance ou aquela poesia de seu agrado ou no. Seu julgamento no deve basear-se em critrios subjetivos, mas apoiar-se em pontos bem definidos tanto de forma quanto de contedo. Por isso, para dissecar a obra, ele tem de dominar mais do que diferentes estilos de romances, crnicas, contos ou poesia. Tem de saber ler nas entrelinhas as tendncias do autor e de sua poca; conhecer a histria da literatura, da arte e da humanidade, bem como as diversas linhas do pensamento humano. Ao escrever uma coluna especializada em revista ou jornal, o crtico literrio pretende contribuir para que o leitor tire o melhor proveito possvel da obra.

Gnero dramtico
Drama, em grego, significa ao. Ao gnero dramtico pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados, quando atores, num espao especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento. Compreende as seguintes modalidades: Tragdia - a representao de um fato trgico, apto a suscitar compaixo e terror. Comdia - a representao de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fcil, em geral criticando os costumes. Tragicomdia - a mistura do trgico com o cmico. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginrio. Farsa - pequena pea teatral, de carter ridculo e caricatural, criticando a sociedade e seus costumes; baseiase no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigamse os costumes).

Gnero narrativo
Como j afirmamos, o gnero narrativo visto como uma variante moderna do gnero pico, caracterizando-se por se apresentar em prosa. Manifesta-se nas seguintes modalidades: Romance - narrao de um fato imaginrio, mas verossmil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Podemos dividi-lo em romance de cavalaria, romance de costumes, romance policial, romance psicolgico, romance histrico, etc. Novela - breve mas viva narrao de um fato humano notvel, mais verossmil que imaginrio. como um pequeno quadro da vida, com um nico conflito. Em geral, apresentase dividida em alguns poucos captulos. Conto - narrao densa e breve de um episdio da vida; mais condensada do que a novela e o romance. Em geral, no apresenta diviso em captulos. Fbula - narrativa inverossmil, com fundo didtico; tem como objetivo transmitir uma lio de moral.

Crnica - seu nome j nos d uma dica: crnica deriva do radical latino crono, que significa tempo. Da seu carter: relato de acontecimentos do tempo de hoje, de fatos do cotidiano. Desde a consolidao da imprensa, a crnica se caracterizou como uma seo de jornal ou revista em que se comentam acontecimentos do dia-a-dia. Segundo Antnio Cndido, a crnica filha do jornal e da era da mquina, onde tudo acaba to depressa. Ela no foi feita originariamente para o livro, mas para essa publicao efmera que se compra num dia e no dia seguinte usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o cho da cozinha. Por essa razo, a crnica foi considerada um gnero menor. Modernamente, em funo da qualidade literria de cronistas como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz, Luis Fernando Verssimo, Loureno Diafria, entre outros, a crnica comparvel ao conto, sem perder, no entanto, o seu tom coloquial.

O gnero narrativo na pintura O gnero narrativo tambm est presente na pintura. Este quadro refere-se parbola de Cristo dirigida aos fariseus Se um cego guia outro cego, os dois caem num buraco e como tal remete a uma pequena narrativa. A composio pictrica propriamente dita contm elementos narrativos: a ambientao da cena; a movimentao dos personagens; a impresso de movimento na queda sucessiva dos cegos; o tempo (eles caem uns aps os outros).

Gnero pico
A epopia a narrao em versos de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a toda uma coletividade. H um narrador que resgata fatos j acabados da histria de um povo, o que transfere epopia um carter de objetividade, impessoalidade. Entre as mais famosas epopias, destacamos: Ilada e Odissia (Homero, Grcia); Eneida (Virglio, Roma); Paraso perdido (Milton, Inglaterra); Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itlia); Os Lusadas (Cames, Portugal). Na literatura brasileira, as principais epopias foram escritas no sculo XVIII: Caramuru (Santa Rita Duro); O Uraguai (Baslio da Gama); Vila Rica (Cludio Manuel da Costa).

Uma epopia apresenta-se dividida em cinco partes: Proposio ou exrdio - a apresentao do tema e do heri. Invocao - o poeta pede auxlio s musas inspiradoras. Dedicatria - o poeta dedica a obra a um protetor. Narrao - o desenvolvimento do tema e das aventuras do heri, com exposio de fatos histricos. Eplogo - o remate, o encerramento do poema.

O gnero pico na pintura O pico na pintura: cores vibrantes, intensa movimentao de corpos, gestos dramticos, feies tensas compem o herosmo dos homens na cena de batalha.

Importante:
As caractersticas dos gneros literrios apresentadas neste captulo revelam as atitudes fundamentais de cada gnero. No entanto, comum encontrarmos passagens ou mesmo textos inteiros em que os gneros se misturam. Por exemplo, so vrios os casos de passagens lricas em poemas picos; alguns romances modernos apresentam captulos que so verdadeiros contos, outros incorporam a poesia narrativa. Da mesma forma, temos vrios exemplos de poemas narrativos.

LEITURA O gnero narrativo


A essncia da fico , pois, a narrativa. a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir estrias, uma das mais rudimentares e populares formas de entretenimento. Mas nem todas as estrias so arte. Para que tenha valor artstico, a fico exige uma tcnica de arranjo e apresentao, que comunicar narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito. A fico distingue-se da histria e da biografia, por estas serem narrativas de fatos reais. A fico produto da imaginao criadora, embora, como toda arte, suas razes mergulhem na experincia humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa que ela uma transfigurao ou transmutao da realidade, feita pelo esprito do artista, este imprevisvel e inesgotvel laboratrio. A fico no pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretao, uma reviso. o espetculo da vida atravs do olhar interpretativo do artista, a interpretao artstica da realidade. COUTINHO, Afrnio. Notas de teoria literria. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao
Brasileira, 1978. p. 31

Potrebbero piacerti anche