Sei sulla pagina 1di 26

O que a filosofia?

Unidade 1. O que a filosofia. Uma resposta inicial.

O que a filosofia?
A filosofia surgiu pela primeira vez na Grcia antiga. difcil determinar o momento em que tal sucedeu, mas o matemtico Pitgoras ter sido uma das primeiras pessoas a usar o termo filsofos para designar aqueles que se dedicavam busca do conhecimento.

O que a filosofia?
Filosofia uma palavra composta que resulta das palavras gregas philia (que significa amizade ou amor) e sophia (que significa conhecimento ou sabedoria). No sentido original, a filosofia a actividade a que se dedicam todos os que amam ou procuram o saber.

O que a filosofia?
Os primeiros filsofos ocuparam-se com o estudo da natureza e contriburam para o desenvolvimento da matemtica e da geometria. Interrogarem-se sobre a predio dos eclipses, as dimenses do Sol e da Lua, a forma da Terra ou o movimento dos planetas. E propuseram teorias sobre a

O que a filosofia?
Tales de Mileto, que viveu no sculo VI a.C., argumentou que a gua era o elemento bsico a partir do qual o universo fora originado. Tales apelava observao cuidada dos fenmenos naturais com o objectivo de descobrir as causas que lhes do origem.

O que a filosofia?
Os primeiros filsofos foram os primeiros cientistas. Contudo, a sua curiosidade no se limitou investigao dos fenmenos naturais. A filosofia inclua a busca de conhecimento em todos os domnios.

O que a filosofia?
Xenfanes, que viveu no sculo V a.C., estava interessado em conhecer os fenmenos fsicos mas sobretudo em reflectir sobre religio e a natureza de Deus. Ao contrrio dos gregos da sua poca, que eram politestas, Xenfanes acreditava num Deus nico.

O que a filosofia?
O facto de os antigos gregos retratarem as suas divindades com os vcios e as virtudes tpicas dos seres humanas levou Xenfanes a desconfiar de que tais deuses eram apenas uma inveno humana.

O que a filosofia?
Se as vacas e os cavalos se interessassem por religio, disse Xenfanes, atribuiriam aos seus deuses a forma de vacas e de cavalos. A religio grega parecia-lhe um simples produto da imaginao humana.

O que a filosofia?
No sculo XIX, o filsofo alemo Ludwig Feuerbach teve uma ideia semelhante, mas aplicou-a ao monotesmo: argumentou que no foi Deus quem criou os homens mas sim os homens que criaram Deus.

O que a filosofia?
Xenfanes, ao contrrio do que pensavam os seus concidados, aceitava a existncia de um Deus infinito e eterno. Mas fazia-o porque concluiu ser essa a forma mais racional de entender a natureza de Deus. Feuerbach defendeu que a razo exclui todos os deuses.

O que a filosofia?
As reflexes de Xenfanes e de Feuerbach permanecem hoje com exemplo de liberdade de pensamento, amor pela verdade e sentido crtico. Estas, no entanto, so caractersticas de toda a filosofia.

O que a filosofia?
Scrates, que viveu na Grcia entre 469 a.C. e 399 a.C., apesar de nunca ter escrito qualquer livro, reflectiu longamente sobre questes de filosofia moral. Esclarecer em que consiste a justia, a virtude, o bem ou a coragem foram algumas das suas preocupaes.

O que a filosofia?
Scrates pensava que s a ignorncia podia levar as pessoas a praticar o mal e que alcanar o conhecimento era o objectivo mais importante da vida. A sua mxima, conhece-te a ti mesmo, reflexo disso.

O que a filosofia?
Scrates sabia que, em geral, as pessoas tm opinies sobre os difceis problemas que o faziam pensar. Muitos gregos julgavam saber o que o bem, a justia ou a virtude. Mas ter uma opinio e ter conhecimento so coisas muito diferentes, como Scrates demonstrou.

O que a filosofia?
Scrates utilizava a sua inteligncia e o seu sentido crtico para desmascarar o que eram apenas opinies morais sem razo de ser. Os seus contemporneos no lhe perdoaram a forma como colocava a busca da verdade acima das vaidades e preconceitos de cada um.

O que a filosofia?
A forma como Scrates enfrentou o julgamento a que a cidade de Atenas o sujeitou, bem como a sua recusa em fugir da priso onde o esperava a morte, fizeram do seu amor pela verdade um modelo de coerncia.

O que a filosofia?
Plato, um admirador e contemporneo de Scrates, escreveu uma vasta obra filosfica. No seu livro Repblica, Plato discutiu questes de filosofia moral, como o porqu de agir moralmente, e de filosofia poltica, como determinar o tipo de organizao da sociedade ideal.

O que a filosofia?
Plato tambm reflectiu sobre questes de ordem metafsica. A metafsica uma tentativa para esclarecer em que consiste a realidade ltima das coisas. Plato argumentou que o mundo sensvel o mundo que os nossos cinco sentidos captam no passa de aparncia.

O que a filosofia?
O espao e o tempo, o movimento e a mudana no so, de acordo com Plato, reais. Para conhecer a realidade e ir alm das aparncias, temos de pr de lado os sentidos e as iluses a que do origem. O conhecimento a obra de um s factor: o intelecto.

O que a filosofia?
Por detrs das aparncias, esconde-se uma realidade eterna e imutvel, que s o intelecto consegue captar, e que constitui o objecto do conhecimento. Esta realidade ideal situada fora do espao e do tempo , segundo Plato, a nica digna de ser contemplada.

O que a filosofia?
Em parte devido a estas ideias metafsicas, Plato pensava que a arte sob qualquer das suas formas no tinha lugar numa sociedade ideal. Ao reforar a ligao ao mundo dos sentidos, a arte afasta a alma da verdade, tornando-se um obstculo ao conhecimento.

O que a filosofia?
Para Plato, a arte imitao. Uma escultura no mais que a imitao de um objecto pertencente ao mundo sensvel, como o corpo humano. A arte uma imitao de uma aparncia. Mas por que haveria a alma racional de se interessar por simples aparncias?

O que a filosofia?
O desprezo de Plato pelo corpo e pelos sentidos no era partilhado por todos os filsofos do seu tempo. Aristteles, o seu discpulo mais famoso, argumentou que o mundo material no uma simples aparncia mas o objecto prprio da cincia e da arte.

O que a filosofia?
Aristteles considerava a arte essencial para a vida civilizada. A tragdia (um gnero teatral srio) e a msica, tinham um papel central na educao dos cidados. Permitia a descarga (funo catrtica) dos sentimentos mais intensos, e at potencialmente destrutivos.

O que a filosofia?
Tales, Xenfanes, Scrates, Plato e Aristteles revelam-nos a variedade de interesses que caracterizaram as reflexes dos primeiros filsofos. Entre os gregos e ns decorreram mais de dois mil anos. Mas muitos destes problemas continuam actuais e a ser discutidos.

Potrebbero piacerti anche