Sei sulla pagina 1di 15

Problemas

Os filsofos defrontam-se com problemas que procuram resolver atravs de

Argumentos Teorias
As teorias defendem-se atravs de O modo de defender as respostas dadas

Ex. Matar seres humanos inocentes errado O aborto mata seres humanos inocentes Logo, o aborto errado

Diariamente utilizamos frases para fazer perguntas, para dar ordens, para exprimir desejos, entre outros. Nem todas estas frases exprimem proposies.

Frases e proposies

Uma frase s exprime uma proposio quando declarativa e tem um valor de verdade
Ao ser declarativa a frase transmite uma declarao, e ao ter valor de verdade indica que pode ser verdadeira ou falsa. Ex. A guia o smbolo do Benfica uma proposio porque uma frase declarativa com valor de verdade, que neste caso sabemos que verdadeira. Ex. H vida para alm da morte uma proposio porque uma frase declarativa com valor de verdade mas neste caso no conseguimos classific-la como verdadeira ou falsa.

Para uma frase exprimir uma proposio:


necessrio que seja declarativa;
Alm de declarativa, tem de ter um valor de verdade,

ou seja, se poder ser classificada verdadeira ou falsa; Tem valor de verdade mesmo que no saibamos se verdadeira ou falsa.

Que tipo de proposies aparecem com mais frequncia nos argumentos filosficos?
As proposies mais correntes so as universais e as condicionais.

Universais
Nas proposies universais o sujeito representa todos os membros de uma categoria. Ex. Todos os jogadores de futebol so ricos. Nenhuma vaca d gua. universal porque se refere a todos os jogadores de futebol e a todas as vacas.

Condicionais
So todas as proposies que podemos representar na forma

Se A, ento B
Ex. Se estudo, passo.

Como contradizer proposies


Universal

Sendo a proposio universal verdadeira para todos os casos de uma dada espcie, basta apresentar um caso, em que ela no se verifique para a refutar. Ex. Todos os jogadores de futebol so ricos, contradiz-se se houver um jogador de futebol que no seja rico. Condicional Negar uma proposio da forma Se A ento B afirmar uma proposio da forma A mas no B.

Consistncia
Duas proposies: - so consistentes quando ambas so verdadeiras. - so inconsistentes quando s uma verdadeira. Uma nega a outra.

Contradio
Proposies que no podem ser ambas verdadeiras nem ambas falsas. Uma tem de ser a negao da outra e como o falso no nega o falso, nem o verdadeiro nega o verdadeiro, uma das proposies tem de ser verdadeira e outra falsa.

Conceitos
So elementos constituintes das proposies. Definir conceitos explicar o significado de um determinado termo. Para termos uma compreenso profunda de um conceito temos de explicar as condies necessrias e suficientes. Uma definio correcta aquela que apresenta as condies necessrias e suficientes para identificar o conceito. Ex. Ser um cravo uma condio suficiente para ser uma flor. Ser uma flor uma condio necessria para ser um cravo.

Argumento
Razes que justificam as teses. Defende-se uma tese ou ideia apresentando argumentos atravs de duas premissas e uma concluso.
Premissas Afirmaes que fundamentam ou justificam a concluso Concluso Aquilo que justificado pelas premissas

Tudo o que provoca a morte devia ser proibido A droga provoca a morte

Logo, a droga devia ser proibida

Alguns indicadores
De concluso:

Logo Portanto Ento De premissa: Dado que Porque Uma vez que

Validade dos argumentos


Validade dedutiva
Se as premissas forem verdadeiras e forem bem ligadas entre si, a concluso s pode ser verdadeira Ex. Todos os romanos so italianos Mnica Belluci romana Logo, italiana

Validade indutiva
A verdade das premissas no garante a verdade da concluso, mas torna-a altamente provvel Ex. At agora nunca nevou em Cabo Verde Logo, no nevar em Cabo Verde nos prximos dez anos

Criticar um argumento
Mediante uma experincia mental

Criar uma situao imaginria cujo objectivo determinar se uma tese ou concluso verdadeira. Mediante um contra-exemplo Criar um exemplo que entre em conflito com uma teoria e prova ou sugere que esta errada ou falsa. a mais usada pelos filsofos.

FIM

Potrebbero piacerti anche