Sei sulla pagina 1di 14

A dimenso pessoal e social da tica:

A justificao da moralidade
(Por que razo havemos de agir moralmente?)

Se certos actos so errados e outros correctos por que razo se deve fazer o que correcto e evitar o que errado? Por que razo havemos de ser morais?

Neste captulo, a questo j no consiste em esclarecer de que depende a correco moral de um acto mas em perguntar se h alguma razo para fazer o que correcto. Ficou a saber que, para um kantiano, roubar errado e que para um utilitarista roubar pode ser errado por no ter boas consequncias, ou seja, que nalguns casos roubar incorrecto. Uma coisa sabermos o que moralmente correcto ou incorrecto, outra tentarmos saber por que razo havemos de fazer o que correcto e evitar o que em termos morais errado.

Resposta 1

Resposta 2

Sermos morais uma obrigao Sermos morais uma obrigao que Bsica ou fundamental. temos perante Deus.

Resposta 3
O egosmo No h razes vlidas para adoptar um ponto de vista universal e imparcial nas minhas decises morais. S devo preocupar me com os meus interesses.

Resposta 4
Devemos ser morais porque ter um objectivo mais amplo do que os nossos interesses ter uma existncia com sentido.

Sermos morais uma obrigao bsica ou fundamental.


Por que razo no devo enganar a minha namorada? Por que razo no devo roubar que me confiou dinheiro? Porque errado. Mas por que razo errado? Porque devo agir bem se pode no ser do meu interesse? H quem responda que a pergunta absurda porque estaremos a dar razes morais para sermos morais: Devemos agir moralmente porque temos a obrigao moral de agir moralmente.

Sermos morais uma obrigao que temos perante Deus


Invocam se razes religiosas por vezes (Respeito e temor de Deus porque entendemos que as normas morais so mandamentos seus). O problema que esta justificao no vale para quem no acredita na existncia de Deus.

O egosmo No h razes vlidas para adoptar um ponto de vista universal e imparcial nas minhas decises morais. S devo preocupar me com os meus interesses.
A negao do ponto de vista moral baseia se numa dupla tese: 1. Somos egostas (egosmo psicolgico)

2. Devemos ser egostas (egosmo normativo)

Somos egostas (egosmo psicolgico)


Se fazemos bem aos outros porque queremos a sua simpatia e amizade ou eventual ajuda no futuro. Se no roubamos porque no queremos que nos roubem. Se criamos e educamos os filhos com cuidado e amor porque mais tarde desejamos ser por eles tratados com amor e cuidado. Em suma, para o egosta psicolgico, todos ns esperamos, no imediato ou a mdio e longo prazo, ganhar algo com o que fazemos. Segundo o egosmo psicolgico assim que somos e no podemos deixar de o ser. O prazer, o bem-estar, os nossos interesses tm sempre a ltima e decisiva palavra. Actos genuinamente altrustas so iluses.

Mas ser verdade? Pensemos no caso do casal que em tempo de privaes d os melhores alimentos disponveis aos filhos e passa fome. plausvel dizer que o seu prprio bemestar a motivao fundamental do seu comportamento? Ser admissvel dizer que agiram assim para no ficarem de conscincia pesada? Mas sentir problemas de conscincia neste caso no significa que o bem-estar dos outros a preocupao fundamental? E a me ou o pai que sacrifica a sua vida para preservar a do filho age por motivos egostas? Como o egosmo psicolgico afirma que todas as nossas aces so, em ultima anlise, determinadas pela preocupao com o nosso bem-estar ou o nosso interesse pessoal, suficiente encontrar um contra-exemplo plausvel para contestar a verdade de tal teoria.

Devemos ser egostas (egosmo normativo)


O egosmo normativo uma teoria de tipo consequencialista que diz que devemos agir sempre em funo do nosso interesse pessoal. Para o egosmo normativo cada um de ns tem a obrigao moral de promover o seu prprio interesse. Esta teoria rejeita que sacrifiquemos o nosso prprio bemestar para ajudar os outros e que os outros sacrifiquem o seu bem-estar para nos ajudar a ns. Se as pessoas devem agir sempre apenas motivadas pelo seu interesse pessoal ento moralmente aceitvel qualquer aco que no acarretando prejuzos ao agente satisfaa essa finalidade.
Uma vez que pode justificar actos profundamente imorais, o egosmo normativo para muitas pessoas uma teoria sem credibilidade.

O egosta adopta este princpio bsico: Deves pensar no que benfico para ti e no no que serve o interesse dos outros. E admite que esse princpio seja adoptado por todos. Isto significa que se s devo pensar no que bom para mim tambm devo admitir que os outros pensem unicamente no que bom para eles. esta posio sustentvel? Imagine que estou interessado numa mulher que tambm interessa a outro homem. Defendo a teoria do egosmo normativo. O que implica isso? Que ao mesmo tempo defendo que o meu rival deve procurar conquistar essa mulher porque do seu interesse e que no deve procurar conquist-la porque isso no do meu interesse.

O egosmo normativo parece incapaz de resolver conflitos de interesses dado basear-se no princpio de que todas as pessoas devem procurar satisfazer nica e exclusivamente os seus interesses pessoais. Se assim , eu devo satisfazer o meu interesse e os outros devem satisfazer os seus. Ora se a defesa dos meus interesses implicar que prejudique os outros no tenho tambm de admitir que os outros me prejudiquem para defenderem os seus. Um dos grandes problemas do egosmo tico ser uma teoria que alm de inconsistente, se auto-derrota quando procuramos convencer os outros de que um guia de aco. , quando muito, uma moral para uso privado, incapaz de resolver conflitos pblicos, que fomenta a hipocrisia e que torna difcil conceber como possveis relaes genunas de amizade, de amor e de solidariedade.

Devemos ser morais porque ter um objectivo mais amplo que os nossos interesses ter uma existncia com sentido.
Viver eticamente melhor do que ser egosta, preenche mais a nossa existncia. Interessar me pelo bem estar dos outros pode fazer me mais feliz do que viver centrado exclusivamente nos meus interesses. Adoptar o ponto de vista moral, agir por razes em que no est envolvido de forma determinante o meu interesse pessoal, nos torna seres humanos mais completos e mais auto-realizados, que uma vida sem aces genuna e espontaneamente altrustas no tem grande valor e pouco gratificante. Mais importante do que aquilo que obtemos com o que fazemos aquilo em que nos tornamos. Mais do que o interesse pessoal que as aces humanas em certa medida visam, importa que estas nos engrandeam como seres humanos. Talvez esta seja a melhor resposta.

A dimenso pessoal e social da tica:

A justificao da moralidade
(Por que razo havemos de agir moralmente?)

Potrebbero piacerti anche