Sei sulla pagina 1di 1

CONCRETO TRANSLCIDO MATERIAIS, PROPRIEDADES E COMPORTAMENTO

Alunos : Daniele Genovai Elaine R. de Arajo Fernando W. de Frana Heloisa Galdi Iviamara C. P. Danucalov Andr Pozo

1. Introduo
LiTraCon (light transmitting concrete ) concreto transmissor de luz foi inventado por ron Losonczi juntamente com um scio alemo, fundando uma firma com o mesmo nome que est localizada na Hungria, na cidade de Csongrd, a 160 km da capital Budapeste. Com fins de aperfeioar os mtodos de produo e comercializar seu novo produto que chegou ao mercado no final de 2004. Infelizmente o material ainda no comercializado no Brasil. A principal caracterstica do concreto translcido que a luz pode ser transmitida de um lado a outro de uma parede, sem distoro das cores. Pode ser usado tanto nas estruturas de uma construo como paredes interiores e exteriores, pavimentos, quanto na fabricao de objetos decorativos, como luminrias.

5. Desvantagens
15% a 20% mais caro.

Como um concreto resistente, sua demolio torna-se mais cara. Ainda no est regulamentada como concreto estrutural, o que significa que a carga no pode obter a utilizao exclusiva de forma arquitetnica, apesar das suas vantagens fsicas e qumicas. FIGURA 5.1 Exemplo que como a luz exibiria as formas a noite. Sendo um concreto novo, tem pouca prtica na sua preparao e colocao profissional, tornando o custo de mo-de-obra mais caro. Possui o inconveniente de a noite exibir tudo o que se passa dentro do recinto.

2. Composio
Graas s propriedades das fibras, as paredes podem ter at 20 metros de espessura sem degradao do efeito, e mantm a mesma resistncia de uma parede de concreto slido. Alm de transmitir at 70% de transparncia. O produto composto de aproximadamente 4% de fibras de vidro ticas colocadas em sua composio, atuando como um agregado, em paralelo dentro de uma mistura fina de concreto. O resultado um material homogneo que, da superfcie exterior ao centro retm as qualidades da fora compressiva do concreto. O material ativado na iluminao ou na sombra. As fibras de vidro ticas paralelas so como pixels minsculos em um lado do concreto, conduzindo toda a luz que golpeia suas extremidades ao outro lado do material. Isto significa que toda a fonte clara ou sombra no lado de recepo da parede ser transmitida exatamente ao lado oposto. Pessoas andando, objetos, imagens, animaes e pelcula so visveis no lado oposto da parede que desmaterializando o concreto em um material mais luminosamente interativo.

6. Processo de mistura
Como a mistura de um concreto tradicional, o concreto translcido cumpre o mesmo procedimento. Para prepar-lo em pequenas quantidades, melhor faz-lo manualmente, deve seguir o procedimento descrito abaixo: Escolha um local onde a mistura pode ser feita sem risco de contaminao com outros materiais, tais como poeira, solo, hmus, argila, terra preta e assim por diante. Uma vez que esta define a resistncia do concreto. Definir a quantidade de materiais para a mistura, para no misturar grandes quantidades, voc deve selecionar apenas o material que vai para o trabalho em 30 minutos. Primeiramente o Espatoflor mistura com cimento, depois adicionar a gua e misturar at o concreto ficar homogneo. Adicionar fibra de vidro uma proporo de 96% de concreto e 4% de fibra.

FIGURA 2.1 Pessoa em frente uma parede de concreto translcido

3. Especificaes Tcnicas
Pega inicial: 70 min. Pega final: 3 horas. Resistncia 7 dias: 250 a 320 kg / cm 2 ASTM C-150-99 e NTP 339.009 Resistncia final: 450 a 500 kg / cm 2 (28 dias) ASTM C-150-99 e NTP 339.009

7. Sistema de instalao
A preparao de concreto translcido realizado pela empresa industrial Litracon e / ou mo, porque sabemos que o processo de fabricao semelhante ao tradicional concreto. Se estiver produzindo o concreto translcido, mo, deve ser efetuado de acordo com a concepo formwork que exigida. No caso da Litracon, sabemos que o concreto translcido fornecido pela empresa atravs de bloco 30x60cm. Neste caso, de notar a instalao de blocos de vidro, que so semelhantes, comum ver divises em ambientes com blocos de vidro, em alguns casos so de at 5m de comprimento. Cada grupo de blocos ir agir de forma independente em relao aos esforos que ocorrem em qualquer outro elemento da obra.

4. Vantagens
10 vezes mais resistente

8. Concluses
100% impermevel Comprar em conjunto e fazer trabalhos. Mais leves. Permite a passagem de 70% da luz. Economia de energia. Variedade de desenhos arquitetnicos. FIGURA 4.1 Passagem de Luz Resiste ataque por sais. Suporta altas temperaturas Com essa pesquisa, esperamos ter contribudo para o conhecimento sobre o concreto translcido, uma vez que este um novo produto. Um dos principais enfoques da LitraCon sobre este material est no consumo racional de energia. J que a passagem de luz para os ambientes ocorre naturalmente, a reduo no gasto de energia torna-se lgica.

9. Bibliografia
http://www.brunoaccioly.com.br/cosmolog_arq/cat_construcao.html http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1914153,00.html http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=58516 http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3122109-EI4799,00-Concreto+translucido+permite+enxergar+atraves+da+parede.html http://karlacunha.com.br/tag/concreto-translucido/ http://noticias.vrum.com.br/imoveis/template_interna_noticias,id_noticias=27637&id_sessoes=18/template_capa_imoveis.shtml http://greenlineblog.com/litracon-light-transmitting-concrete/ http://www.monografias.com/trabajos65/concreto-translucido/concreto-translucido2.shtml

Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construo II Professor: Marcelo Medeiros

Potrebbero piacerti anche