Sei sulla pagina 1di 35

A Gesto Escolar e seus elementos articuladores

Profa. Dra. Ana Maria Lombardi Daibem

Objetivo: identificar as possibilidades da gesto escolar e do cotidiano da comunidade por prticas educativas superadoras, fundamentando-se na concepo de gesto educacional na perspectiva histrico-crtica.

1-Reflexes iniciais

Administrao Educacional Anos 1970/80: a crtica ao seu carter conservador e autoritrio enfatizou o seu compromisso com a transformao e com a democratizao do ensino e da escola; Em relevo o carter poltico e pedaggico da administrao da educao, sujeitando sua dimenso tcnica.
(Freitas, 2007)

(...) preciso considerar o diagnstico feito da realidade, pessoas ou instituies, e ponderar a gravidade do problema.
(Chaves, 2009)

Vdeo Ilha das Flores

Uma anlise da realidade

Curta metragem dirigido por Jorge Furtado Produo da Casa de Cinema de Porto Alegre Ano: 1989 Vdeo dos mais assistidos no Brasil e no mundo com vrios prmios nacionais e internacionais

Proposta: identificar Ilha das Flores com o tema Gesto Escolar

Ouvi isto, vs que engolis o pobre, e fazeis perecer os humildes da terra, dizendo: Quando passar a lua nova, para vendermos o nosso trigo, e o sbado, para abrirmos os nossos celeiros, diminuindo a medida e aumentando o preo, e falsificando a balana para defraudar? Compraremos os infelizes por dinheiro e os pobres por um par de sandlias. Venderemos at o refugo do trigo. O Senhor jurou pelo orgulho de Jac: no esquecereis jamais nenhum de seus atos.
(Ams 8,4-7) Ams profeta, pastor em Tcua, localizada vizinha de Belm em 875 aC.

Liberdade poder auto-realizar a si mesmo dentro de sua determinao existencial, social e poltica. poder comprometer-se. (...) Estando sempre dentro de uma determinao se sobrepe a ela, sobredeterminando-a ou assumindo-a e rejeitando-a.
(BOFF,1987, p. 90)

livre aquele que se autodetermina e que, de alguma maneira, se possui a si mesmo, assume seu prprio destino e se liberta de determinaes que vm de outrem: Liberdade ento autodeterminao: possuir-se a si mesmo e no ser possudo por outrem.
(BOFF,1987, p. 90)

Libertao no significa ainda liberdade. ao (libert-ao) que visa criar espao para a liberdade poder ser livre. um no que digo a uma situao por causa de um sim dito a uma outra situao, por suposto mais humana e fraterna.
(BOFF,1987, p. 92)

Todo processo de libertao implica: conflito, crise, novo projeto, de-ciso


(BOFF, 1987)

2- A Gesto Escolar: fundamentos terico-metodolgicos para reflexo


Concepo de Sociedade (...) fundamental projetar uma sociedade economicamente justa, politicamente democrtica, socialmente solidria e culturalmente plural, condies bsicas para o re-encontro do homem com sua humanidade.

(DAIBEM,1997, p. 15 e 16)

Concepo de Educao
Concebo a Educao no contexto das relaes homem-mundo, como um processo de reflexo crtica e de libertao, um instrumento de luta, numa perspectiva de humanizao da sociedade, em contraposio concepo idealista e mecanicista de Educao e da Histria.
(DAIBEM, 1997, p. 16)

A histria tem mostrado que o caminho para a ruptura com relaes de explorao e dominao o de uma revoluo social e este um processo integralmente pedaggico, (...) a unio dialtica da luta do trabalho ou do trabalho da luta com a vida escolar servir aos educadores comprometidos com as classes trabalhadoras como iniciativa de resgatar o saber que, produzido socialmente, apropriado privadamente pelas elites
(Damasceno, 1989, p. 244)

Se desejamos uma escola que seja verdadeiramente democrtica e voltada aos interesses da classe trabalhadora, no podemos pens-la sem combater o capitalismo e suas mazelas
(Marsiglia e Martins, 2010)

(...) a sala de aula fica na raiz da revoluo social democrtica: ou ela forma o homem livre ou ficaremos entregues, de forma mistificadora, a um regime que possui artes para readaptar-se continuamente s transformaes da economia, da sociedade e da cultura.
(Fernandes, 1989, p. 26)

Concepo Histrico-Crtica da Educao

Considera o ser humano responsvel pela construo individual e social da sua existncia; Leva em conta o processo coletivo de apropriao do saber e de interveno na realidade.
(Saviani, 2005)

3- A Gesto Escolar Democrtica na Educao Brasileira

Segundo Cury(2002), a Constituio de 1988 fixou condies favorveis prtica da gesto democrtica. O Plano Nacional da Educao (2001),prope a implantao da gesto democrtica, prevendo conselhos de educao nos sistemas e nas unidades escolares.

Plano de Desenvolvimento da Educao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao 28 Diretrizes Destaques

3.1 PDE

n16: Envolver todos os professores na discusso e elaborao do projeto polticopedaggico, respeitadas as especificidades de cada escola. n17: Incorporar ao ncleo gestor da escola coordenadores pedaggicos que acompanhem as dificuldades enfrentadas pelo professor.

n18: Fixar regras claras, considerados mrito de desempenho, para nomeao e exonerao de diretor de escola. n20: Acompanhar e avaliar, com participao da comunidade e do Conselho de Educao, as polticas pblicas na rea de educao e garantir condies, sobretudo institucionais, de continuidade das aes efetivas, preservando a memria daquelas realizadas.

n21: Zelar pela transparncia da gesto pblica na rea da educao, garantindo o funcionamento efetivo, autnomo e articulado dos conselhos de controle social. n22: Promover a gesto participativa na rede de ensino. n25: Fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famlias dos educandos, com as atribuies, dentre outras, com vista ao fortalecimento da identidade do educando na escola.

No contemplou a jornada integral de 40 hs semanais em um nico estabelecimento de ensino; No destinou 50% da carga horria para as aulas e 50% para as demais atividades como: A gesto da escola; A elaborao do projeto poltico-pedaggico da escola; As reunies de colegiado; O atendimento s demandas da comunidade; A preparao de aulas, correo de trabalhos; O acompanhamento de alunos(orientao de estudos, atividades de reforo).
(Saviani,2009)

PDE- uma crtica s condies de trabalho

3.2 Conceituaes

Gesto (...) a gerao de um novo modo de administrar uma realidade e , em si mesma, democrtica j que se traduz pela comunicao, pelo envolvimento coletivo e pelo dilogo.
(Cury,2002, p. 165)

Administrao ou gesto trata (...) de polticas, de definio de estratgias de determinao de objetivos, de alocao de recursos, de implementao, acompanhamento, controle e avaliao do conjunto de aes que constitui o trabalho educativo, bem como de sua organizao.

(Silvia, 1986, p. 95)

A gesto Democrtica uma forma de gerir uma instituio de maneira que possibilite a participao, transparncia e democracia, norteada pelos princpios da descentralizao, participao e transparncia. A gesto democrtica (...) consiste num complexo processo que tem a participao como um de seus elementos principais. (...) Mas a participao que permite aos cidados influenciar/tomar parte do poder, ter parte na deliberao e tomada de decises pblicas(...)
(Freitas,2007, p. 11)

3.3 - Instncias da Gesto Democrtica


Conselho escolar - LDB 9394/96 artigo 14 - Natureza: Deliberativa, Consultiva, Normativa, Fiscalizadora Para tratar de questes poltico-pedaggicas, administrativas e financeiras da escola.

Atribuies fundamentais Elaborar seus regimento interno; Elaborar, aprovar, acompanhar e avaliar o Projeto Poltico-pedaggico; Criar e garantir mecanismos de participao efetiva e democrtica da comunidade escolar; Definir e aprovar o plano de aplicao financeira da escola; Participar de outras instncias democrticas, como conselho regional, municipal e estadual da estrutura educacional, para definir, acompanhar e fiscalizar polticas educacionais.

Normas de funcionamento Reunies peridicas, Funo dos membros no remunerada; Metade mais um voto dos presentes a reunio valida as deliberaes; Composio Diretor(a) da escola-membro nato Representante de todos os segmentos da unidade escolar, eleitos por seus pares;

- Colegiado Estudantil

Constitui um coletivo de alunos representantes de comits (de atividades culturais, do meio ambiente, de recreao), como forma de favorecer a implantao da gesto democrtica e fortalecer a participao dos(as) educandos(as) e da comunidade. Funo:estimular a organizao por meio de decises coletivas, planejamento execuo de tarefas, coordenao de assemblias.

Contribuir para que os educandos(as) compreendam as diversas formas existentes de compromisso com a sociedade, os mecanismos de participao e gesto, promovendo a aprendizagem cooperativa. Constitui-se em um espao de formao poltica e de aprendizagem do compromisso da escola com a comunidade.

Conselhos e Colegiados
Gesto compartilhada Espaos de liberdade Projetos emancipatrios Espaos de luta e controle dos direitos de cidadania /coletivos visando a emancipao dos excludos.

A mudana social sofre as contradies que esto presentes na natureza, na sociedade, nas pessoas, e em razo desses trs elementos presentes em cada instante de nossa vida, devemos estar atentos quando a mudana ocorre em cada um deles...quando numa simples comparao, a crislida vira borboleta, quando o velho morre para que o novo nasa. preciso estar atento a transio, quando o velho ainda no morreu e o novo ainda no nasceu so momentos preciosos para as mudanas, so as circunstncias

4- Concluindo

e as conjecturas timas para as mudanas, porque a estrutura (fsica, social e ou psquica) est em estado de mudana. O estado de mudana um estado provisrio, sujeito a retrocesso, se o sujeito da mudana no tiver clareza de seus objetivos. um estado de morte do antigo modo de ser, para o novo modo de ser. Se o novo vingar, a crise foi superada e o novo ser nasce com todo esplendor de sua natureza. Caso contrrio como a semente lanada na terra: apodrece, no para nascer, mas para morrer. E esse o grande jogo da vida.
(Chaves, 2009)

Referncias Bibliogrficas

BBLIA SAGRADA. 188 ed. Editora Ave-Maria. So Paulo, 2009. BOFF, L. Teologia do cativeiro e da libertao. 5. ed. Editora Vozes Ltda. Petrpolis, 1987. BRASIL- MEC (s/d). O Plano de Desenvolvimento da Educao: razes, princpios e programas. Braslia, MEC. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Documento norteador para a elaborao do Plano Municipal de Educao PME/ elaborao Clodoaldo Jos de Almeida Souza. Braslia: Secretaria de Educao Bsica, 2005. CHAVES, A. J. F. Algumas Reflexes sobre a mudana da realidade social. UNESP/PROGRAD/NEPP (texto) 2009. CURY, C. R. J. Gesto Democrtica da Educao: exigncias e desafios. Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao, So Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, jul/dez 2002. DAIBEM. A. M. L. A prtica de ensino e o estgio supervisionado: possibilidades de construo de uma prtica inovadora. Marlia, 1997. Tese (doutorado) Universidade de Filosofia e Cincias.

DAMASCENO, A. et al. A educao como ato poltico partidrio. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1989. FERNANDES, F. O desafio educacional. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. (Educao contempornea) FREITAS, D. N. T. Avaliao e gesto democrtica na regularizao da educao bsica brasileira: uma relao a avaliar. Educao e Sociedade. V. 28 n. 99. Campinas maio/agosto 2007. MARSIGLIA, A. C. G. e MARTINS, L. M. O Programa Escola Ativa: anlise crtica. texto s/d. SAVIANI, D. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. SAVIANI, D. PDE Plano de Desenvolvimento da Educao: anlise crtica da poltica do MEC. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (coleo Polmicas do nosso tempo, 99). SILVA, J. F. Introduo ao simpsio Situao geral: das crticas s propostas de ao. In: Conferncia Brasileira de Educao, 3., Niteri, 1985. Anais...So Paulo: Loyola, 1986. SILVA, J. M. A autonomia da escola pblica: a re-humanizao da escola. Campinas, SP: Papirus, 1996. (coleo Prxis).

VDEO : DO-R-MI

Potrebbero piacerti anche