Sei sulla pagina 1di 19

GLAUCOMA

PROFESSOR: FRANCINO AZEVEDO


ACADMICOS: CINTIA CARLA DELMONDES GBIA KARITA RIBEIRO JOO PACHECO JUNIOR LUZELENA VASQUES PEREIRA MONA GOMES SARAIVA

CONCEITO
Doena ocular causada principalmente pela elevao da presso intraocular que provoca leses no nervo ptico e como conseqncia, comprometimento visual. Se no diagnosticado e tratado adequadamente pode causar cegueira.

TIPOS DE GLAUCOMA

GLAUCOMA AGUDO (NGULO FECHADO): Aumento brusco da presso intraocular, ocorre o bloqueio do escoamento do humor aquoso. GLAUCOMA CRNICO (NGULO ABERTO): Tipo mais comum, o aumento da presso ocorre progressivamente ao longo dos anos, provocado pelo desaceleramento do escoamento do humor aquoso.

TIPOS DE GLAUCOMA

GLAUCOMA CONGNITO: Afeta crianas nos seus primeiros meses, ocorre por causa da formao de uma membrana nos ductos de escoamento que impede o humor aquoso de sua passagem.

FISIOPATOLOGIA
O olho produz um lquido transparente, (humor aquoso). Este lquido se forma, circula no olho e sai. Ele importante para nutrir e manter as estruturas dos olhos normais. Quando ocorre algum dano ou obstruo da via de escoamento, chamado de ngulo de drenagem a presso do fluido dentro do olho aumenta, podendo deste modo lesar o nervo ptico.

FISIOPATOLOGIA

FISIOPATOLOGIA

ETIOLOGIA
As causas exatas do glaucoma so muitas vezes desconhecidas, mas existem fatores agravantes: Presso intra-ocular elevado; Idade acima dos 40 anos; Miopias; Raa negra; Diabticos; Histrico familiar de glaucoma.

SINAIS E SINTOMAS

GLAUCOMA AGUDO: Presso intra-ocular elevado (acima de 21,5mmHg); Reduo da acuidade visual; Edema da crnea; Midrase; Hiperemia; Edema do disco ptico; Dor ocular intensa; Cefalia; Viso turva; Nuseas e vmitos.

SINAIS E SINTOMAS

GLAUCOMA CRNICO:
Assintomtico, podendo ocorrer estreitamento da viso perifrica (imperceptvel), levando o estreitamento da viso central.

SINAIS E SINTOMAS

DIAGNSTICO
O diagnstico do glaucoma feito exclusivamente por um mdico (oftalmologista) que ir medir a presso intra-ocular. Exames de vista freqentes constituem a melhor maneira de se detectar o glaucoma. Avaliando sinais e sintomas atravs de relato do paciente e resultados de exames o mdico far o diagnostico.

ALGUNS EXAMES QUE AUXILIAM NO DIAGNSTICO

TONOMETRIA: intraocular;

medida

da

presso

GONIOSCOPIA: inspeo do ngulo de drenagem do olho; OFTALMOSCOPIA: ptico; avaliao do nervo

CAMPIMETRIA: avaliao do campo visual de cada olho.

ALGUNS EXAMES QUE AUXILIAM NO DIAGNSTICO

TRATAMENTO
O tratamento se faz de trs maneiras: com medicamentos, laser ou cirurgia. Geralmente, o tratamento inicial, o mais freqente, se faz com medicamentos (colrios). O glaucoma costuma ser controlado por meio de colrios associados a medicamentos de via oral com o intuito de diminuir a presso ocular. A cirurgia pode ser necessria quando no se consegue um controle adequado com os medicamentos.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Orientar ao paciente sobre o que a doena e quais podem ser suas complicaes e informar a importncia do tratamento; Orientar a utilizao dos medicamentos de acordo com a prescrio do mdico; Higienizao das mos e do frasco de colrio para que se evite contaminao; Estimular o paciente a observar se h perca visual; Se necessrio encaminhar o paciente aos servios de reabilitao de atividades funcionais para que continuem a desenvolver sua atividades habituais;

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Em casos de cirurgia, orientar sobre o procedimento informando sua importncia e tranqilizando o paciente; Orient-lo sobre os cuidados de higiene e de proteo ao olho operado; Pedir que sempre obedea as orientaes da enfermagem e do mdico sobre a medicao; E sempre que note alguma alterao, procure o mdico para que se evite complicaes; A tranquilizao e o apoio emocional so aspectos importantes do cuidado. Por isso o mdico, enfermeiro e a famlia so pessoas importantes no tratamento e ateno aos

BIBLIOGRAFIA
Mello, Paulo Augusto de Arruda Glaucoma / editores Paulo Augusto de Arruda Mello; Remo Susanna Jr., Homero Gusmo de Almeida. Rio de Janeiro: Cultura Mdica: Guanabara Koogan, 2009. Dias, Jos Francisco Pinheiro Glaucoma / Jos Francisco Pinheiro Dias, Homero Gusmo de Almeida, Joo Antonio Prata Jnior. 3. ed. Rio de Janeiro: Cultura Mdica, 2007. Smeltzer, Suzanne C. BRUNNER & SUDDARTH, Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgico; Suzanne C. Smeltzer, Brenda G. Bore; Volume I; Guanabara Koogan, 2009.

Potrebbero piacerti anche