Sei sulla pagina 1di 20

Governo de Pernambuco Secretaria de Defesa Social Gerencia de Preveno e Articulao Comunitria

MAIORIDADE

PENAL

Mauricio Rodrigues Policial Militar Contato: 3183- 5039 Recife, 09 de setembro de 2010

O que ?
A Maioridade Penal, conhecida como idade da responsabilidade criminal, a idade a partir da qual o individuo pode ser penalmente responsabilizado por seus atos.

Segundo o sistema jurdico vigente, a maioridade penal se d aos 18 anos de idade. Essas normas encontram-se inscritas em trs Diplomas Legais, seguintes: 1. Artigo 27 do Cdigo Penal; 2. Artigo 104 caput do Estatuto da Criana e do Adolescente; 3. Artigo 228 da Constituio Federal.

Hoje se constata evoluo crescente do nmero de adolescentes na prtica de ATOS INFRACIONAIS GRAVES, onde no mais limitam-se ao cometimento de pequenas infraes, e sim de envolvimento atos graves que pra um adulto so crimes hediondos, trfico de entorpecentes, estupro, seqestro entres outros.

A seguir apresentaremos alguns argumentos a favor da diminuio da maioridade penal

Existe pessoas que defendem a diminuio da maioridade penal, e estes alegam, que cidados brasileiros esto desprotegidos de pessoas com mais de 15 anos de idade e menos de 18 anos.

sil adolescentes com 16 anos de idade podem fazer quase tudo que uma pes nte capaz pode.Ex:

filhos ar trair matrimnio balhar como aprendizes e estagirios eber emancipao crimes e contravenes penais mudam de nome, tudo ato infracional.

ar ato infracional

ato infracional

gum ato infracional

ar patrimnio publico ato infracional

incia ato infracional

Levando em considerao, os exemplos apresentados anteriormente, observamos que a punio mxima para jovens uma medida scio educativa, em regime de internao, cujo limite no tempo, so de apenas 3(trs) anos. Para um adulto a pena chega a 30 anos.

ARGUMENTOS A FAVOR

Alegase que A Legislao Ultrapassada

O adolescente de 16 anos, capaz de votar, j pode responder por seus crimes

Critica-se o ato infracional mximo previsto no ECA

Argumentos contra a diminuio da Maioridade Penal

ARGUMENTOS CONTRRIOS

A hiptese de mudana na Constituio seria Inconstitucional.

A medida trataria dos efeitos, sem Atacar as reais Causas, como por ex: desemprego...

Aumentaria a crise do sistema penitencirio brasileiro.

No a reduo da maioridade penal que levar a soluo desse problema que tem a sua origem em fatores sociais. Devemos sempre buscar a soluo na causa e nos efeitos.

Maior Idade Penal no Mundo

frica do Sul,Nigria, Paquisto, ndia, Bangladesh : 7 anos Indonsia, Sudo, Reino Unido( Esccia) 8 anos

Ir, Filipinas, Etipia,Ucrnia e Nepal 10 anos


Coria do Sul e Marrocos 12 anos Estados Unidos e Mxico Variam por estado entre 6 e 12 anos Frana Entre 13 e 18 anos Alemanha e Espanha 18 anos Japo - 20 anos China: entre 14 e 18 anos esto sujeitos a um sistema judicial juvenil, e suas penas podem chegar priso perptua no caso de crimes particularmente brbaros (chamados no Brasil de crimes hediondos).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maioridade_penal

Quanto a medida de internao poderia ser revista no sentido de esticar o prazo, para os adolescentes que praticarem atos infracionais com violncia ou grave ameaa pessoa. Ressalta-se que no seria inconstitucional, como no caso da reduo da maioridade penal.

Problema

Cresce a violncia e o nmero de casos envolvendo menores. Lei como est

Artigo 27 do Cdigo Penal estipula que os menores de 18 anos so penalmente inimputveis, ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especfica.

Propostas

Proposta de emenda constitucional (PEC) reduzindo a idade penal, 18 para 16 anos. Debate 9 minutos

Questes

Qual a sua posio sobre a maioridade penal ?


Qual a melhor atitude contra a violncia que no para de crescer? Violncia, o que podemos fazer ? Reduo da maioridade penal a melhor soluo ?

Apresentados alguns argumentos bsicos, a favor e contra a diminuio da maioridade penal de 18 para 16 anos, cabe a todos refletir sobre esse assunto e socializar suas opinies.

Maurcio Rodrigues,

Sucesso a todos...

REFERNCIAS:
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/marco-2007/os-pros-e-os-contras-da-maioridadepenal

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3374
http://campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m06-008.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Maioridade_penal http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/maioridade_penal/inde x.shtml http://www.maioridadepenal.com.br/ http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=176&rv=Direito

Potrebbero piacerti anche