Sei sulla pagina 1di 15

A CABEA BEM-FEITA

Edgar Morin

Repensar a reforma Reformar o pensamento

Edgar Morin
Nasceu um Paris em 1921 Considerado um dos pensadores mais importantes do sculo XX o Socilogo Francs, Morin formado em Direito, Histria e Geografia, adentrou na Filosofia, na Sociologia e na Epistemologia. autor de mais de 30 livros, entre eles: O mtodo; Introduo ao pensamento complexo; Cincia com conscincia; e Os sete saberes necessrios para a Educao do futuro. Morin vai contra idias que afirmam que um nico mtodo, teoria ou estratgia de pensamento so capazes de fazer o indivduo entender o mundo da maneira como ele realmente Para o pensador, a Educao tem tudo a ver com a maneira que o indivduo interpreta esta questo. Segundo Morin, nossa Educao compreende o mundo de forma isolada e parcial e, por isso, os problemas so resolvidos fora de seu contexto, gerando uma ruptura do dilogo entre o local e o global. C:\Users\Marcelo & Dany\Desktop\Filosofia da Educao\Biografia de Morin.wmv

A CABEA BEM-FEITA - Repensar a reforma Reformar o pensamento A reforma do pensamento trata de uma reforma no programtica, mas paradigmtica, concernente a nossa aptido para organizar o conhecimento permitindo uma ligao entre as culturas. Segundo Freire: Considero impossvel conhecer as partes sem conhecer o todo, tanto quanto conhecer o todo sem conhecer sem conhecer, particularmente, as partes...

Captulo 1 Os Desafios Hiperespecializao


-

A hiperespecializao que a especializao que separa a parte do todo, no percebendo o contexto impede de ver o global bem como o essencial.

Fragmentao dos Saberes


No se adapta ao mundo global que vivemos, pois: Impede a percepo: - Do complexo; - Das interaes entre as partes e entre a parte e o meio; - Da multidimensionalidade dos problemas; - Dos problemas essenciais.

Globalizao x Hiperespecializao

A hiperespecializao fragmenta, ou seja, separa em partes os problemas globais, essenciais e particulares, esquecendo que eles pertencem a um contexto planetrio.

Como tornar complexo?


O complexo o conjunto de coisas que tem qualquer ligao entre si em que o todo e as partes so dependentes e interativas. Com a hiperespecializao ocorre a separao das disciplinas impossibilitando o entendimento do complexo.

Expanso descontrolada do saber Desafio.


As informaes se multiplicam e se expandem de tal forma que foge ao controle humano. As informaes no so todas absorvidas sendo que at mesmo um especialista no tem conhecimento de tudo da sua rea. No conseguimos colocar todo o nosso conhecimento em prtica.

Fragmentao = Approach(abordagem) reducionista Torna a inteligncia incapaz de


perceber o contexto ao tentar regular a totalidade dos problemas. insuficiente na hora de tratar os problemas mais graves e multidimensionais da humanidade. Atrofia as possibilidades de compreenso e REFLEXO.

Educao reprodutora e no transformadora.

O ensino se adequou a esse sistema fragmentado de educao e a escola que deveria encorajar o jovem a desenvolver sua aptido natural, movida pela curiosidade, de ver o global, na verdade reprime e inibe direcionando para a viso unidirecional.

O desafio cultural

Iniciada no sculo passado, a separao da cultura cientfica da cultura humanstica desencadeia srias consequncias para ambas. A cultura humanstica que estimula a reflexo sobre o saber e favorece a integrao pessoal dos conhecimentos vista como um conhecimento ornamental pela cultura cientfica. A cultura cientifica responsvel por admirveis descobertas vista como uma grande quantidade de saberes restritos a uma parcela da populao pela cultura humanstica. A cultura cientifica se fragmenta em reas, diferentemente da realidade.

O desafio sociolgico

O conhecimento criado a partir de nossas interpretaes das informaes obtidas. A informao uma matria-prima que o conhecimento deve integrar e dominar. O conhecimento deve ser repensado, para no ficar estagnado. O pensamento o bem mais importante para o indivduo, a sociedade e a nao, pois ele pode ser um mecanismo de OPRESSO ou de LIBERTAO.

O desafio cvico
O enfraquecimento de uma percepo global e do complexo dificulta o senso de responsabilidade e de solidariedade; Os cidados se esquecem que fazem parte do mundo e o tratam como OUTRO.

O desafio cvico
O cidado perde acesso ao conhecimento o qual virou uma propriedade dos especialistas e tcnicos. (...) a perda do saber, muito mal compensada pela vulgarizao da mdia, levanta o problema histrico, agora capital, da necessidade de uma democratizao cognitiva.

O desafio dos desafios


O desafio da reforma paradigmtica; A reforma do pensamento permitiria uma inteligncia capaz de resolver os desafios anteriormente citados;

REFORMA DO ENSINO REFORMA DO PENSAMENTO

Potrebbero piacerti anche