Sei sulla pagina 1di 12

Ao abrir o cap de um carro voc j se perguntou o que que ocorre dentro do motor e oque faz o carro andar?

? Abordaremos os princpio dos motores a combusto interna,os chamados de 4 tempos. 1-Por que quatro tempos? R:O nome vem da quantidade de etapas ou variaes de volume ocorridas dentro de cada cilindro para que o motor complete um ciclo inteiro.

Mas qual o princpio que faz a gasolina ao alimentar o motor produzir movimento? R:A gasolina um elemento inflamvel e explosivo. Pois justamente utilizando-se desta propriedade da gasolina (do lcool, diesel e outros combustveis) que se consegue movimento do motor e conseqentemente do carro, ou seja, atravs da produo de exploses controladas dentro da cmara de combusto dos motores, fazendo com que os pistes movimentem se, da vem a origem do nome - motores a combusto interna.

O motor dividido em trs partes:

Carter, Bloco e Cabeote.


O Carter a parte inferior, reservatrio de leo lubrificante. No cabeote ficam o comando de vlvulas, responsveis por abrirem no tempo certo para entrar a mistura do combustvel + ar e para sair a queima. No Bloco ficam os Cilindros, camisas, bielas e o eixo do motor.

Assim como o corpo humano os motores so compostos de sistemas que se integram para desempenhar um bom funcionamento, so eles: sistema de arrefecimento, sistema de injeo de combustvel, sistema de ignio, sistema eltrico, sistema de ar de alimentao, sistema de partida e sistema mecnico; cada um desses sistema so compostos de um conjunto de peas necessrias para o funcionamento do sistema. O Bloco do motor aloja o eixo de manivelas, ou virabrequim, Assim como as bielas e os pistes que deslizam dentro de um lance chamado camisas, cilindros ou cmaras de compresso. A parte superior ou de fechamento bloco de comando de vlvulas Depois vem a parte de alimentao de combustvel, de refrigerao e a parte eletroeletrnica.

Para se produzir as exploses dentro das cmaras de combusto do motor, so necessrios quatro etapas:
1-Admisso 2-Compresso 3-Combusto 4-Expulso 1 Tempo: ADMISSO - medida que o pisto move-se do PMS (Ponto Motor Superior), ou seja, a posio mais elevada de seu curso, para o PMI (Ponto Motor Inferior), ou posio mais baixa de seu curso, vlvula de admisso se abre e a mistura de ar e combustvel vaporizada para dentro da cmara de combusto por aspirao,(produzida pela descida do pisto). O Virabrequim efetua meia volta durante este tempo.

2 Tempo: COMPRESSO - A seguir a vlvula de admisso fechase. medida que o pisto desloca-se para o PMS, a mistura ar/combustvel comprimida. O Virabrequim executa outra meiavolta, executando a primeira volta completa (360). 3 Tempo: COMBUSTO - Pouco antes do pisto atingir o PMS, o sistema de ignio transmite corrente eltrica vela, produzindo uma fasca entre os eletrodos desta, no exato momento em que o pisto completa seu curso ao PMS. Exatamente pela combinao da compresso da mistura e da fasca produzida, ocorre uma exploso dentro da cmara, que produz energia e gases. A energia produzida pelo processo empurra - na forma de expanso dos gases - o pisto para baixo at o PMI. 4 Tempo: ESCAPE - Depois da queima da mistura e da expanso dos gases, a vlvula de escape se abre. Os gases formados durante o processo, so expulsados para fora do cilindro pelo movimento do pisto.

Potrebbero piacerti anche