Sei sulla pagina 1di 55

Catadores de Caranguejo

Uma vez, eu estava observando como o caranguejo pescado no mangue. Durante a pesca, conhecida tambm por 'catao', o pescador enfiava o brao no barro at encontrar o caranguejo e o puxava para fora. Com o caranguejo em sua mo, ele o amarrava num barbante e comeava a procurar o prximo. Ele ia amarrando no barbante um a um os caranguejos pescados. Mas uma coisa chamava ateno: ele no amarrava o barbante em lugar nenhum. Todos os caranguejos ficavam amarrados a um barbante que estava solto! Perguntei por que ele no amarrava o barbante, de modo a assegurar que os bichinhos no fugissem. Ele respondeu: -No precisa, no. Todos eles querem fugir, mas cada um quer ir para um lado diferente. Como eles no falam, acabam ficando no mesmo lugar... Em um mundo em contnua transformao e onde as informaes se sucedem rapidamente, as pessoas precisam desenvolver a competncia de aprender a aprender, o que envolve diversas habilidades: saber perguntar, saber buscar as respostas, refletir, analisar, elaborar hipteses, sintetizar e avaliar.

O QUE ?

Problema: resultado indesejvel de um processo. Sinnimo de


erro, desvio ou no-conformidade. a diferena encontrada entre uma situao desejada (meta, objetivo, viso, padro, etc) e a situao do momento.

Causa: origem de um fato. O porqu de uma falha. Exemplo: Oxidao da pea (problema)

Causas (porqu oxidou?): pouca camada de tinta; baixa


concentrao do banho de zinco, ......etc...etc...

BRAINSTORM

A tcnica foi desenvolvida por Osborn, com o objetivo de encontrar solues tecnolgicas e inventar aparatos militares na dcada de 1940. Em 1950 o brainstorm popularizou-se entre os publicitrios e, posteriormente, foi incorporado pelas mais diversas reas. uma tcnica de criatividade que faz brotar as idias presas nas mentes das pessoas. Reconhece-se que, existindo certas condies as pessoas podem participar de um processo criativo que auto-realizador, melhora a qualidade do trabalho, e utiliza-se do bem mais valioso das empresas: as idias dos colaboradores.

1- Indicaes para aplicao:

- tcnica utilizada para levantar idias, causas de uma situao inadequada, possveis solues de problemas; - possibilita a todos os envolvidos a emisso de sua opinio; - deve ser aplicada em grupos (marketing, propaganda, campanhas, grupos de soluo de problemas, desenvolvimento de produto,....); - serve para levantar pontos fortes / fracos e situaes problema.

2 Como Aplicar a Tcnica: Ao iniciarmos o brainstorm, devemos dar orientao aos participantes como se fossem regras do jogo:
2.1
- formar um grupo; - deve haver um facilitador (lder); - deve haver um redator. 2.2 - Definio do problema, quando o grupo ainda desconhece o problema; - o grupo deve ser motivado para o objetivo a ser alcanado; - tempo de silncio, deve ser concedido um tempo para que as pessoas pensem sobre o assunto;

2.3 - todos devem dar a sua opinio (apresentao das idias); - NO PODE DIZER NO. Cuidar para que os preconceitos (PARADIGMAS) INTERFIRAM na sua idia; - toda a idia merece ser tratada com respeito;

- obrigatoriamente TODOS devem opinar por duas rodadas. A partir da as opinies so livres;
- o grupo deve escutar com ateno, as opinies de cada um (at para no repetir). 2.4 - o facilitador organiza a exposio das idias (no deixa ningum pular e motiva para a emisso das opinies;

- na medida em que os participantes geram idias o redator do grupo anota num papel, enumerando-as;
- o ltimo passo da sesso consiste na seleo das idias, (anlise das diversas sugestes e descarte das idias similares).

3 Regras muito Importantes: - manter a mente aberta; - no criticar questionar ou mesmo elogiar, no incentivar as contribuies e no criticar;

- ser otimista;
- adiar julgamentos, no interpretar as idias dos participantes, elas devero ir para o papel da mesma forma que foram descritas;

- no deve haver discusses, debates paralelos no contribuem para a formao de idias;


- as pessoas devem se sentir a vontade para gerarem o mximo de idias (ter liberdade);

- vale a carona na idia de um colega, se o sentido for de acrescentar algum detalhe, pode-se aproveitar a idia anterior;
- o tempo de durao pode variar entre 15 e 40 minutos.

4 Exerccio em grupo: Utilizando a ferramenta de brainstorm analisar o seguinte texto: Em janeiro de 2003 adquiri uma cozinha planejada da marca BELEZA, na LOJA TUDO BEM!, em So Paulo. A instalao/montagem foi realizada em fevereiro. Aps concludo, nunca houve a visita da pessoa responsvel pela inspeo, como era de praxe da loja (informaes do vendedor). Aps alguns meses, comecei a ter problemas: duas gavetas estavam cedendo, as portas soltavam as dobradias e estavam tortas. Entrei em contato com o 0800, enviei diversos e-mails para a fbrica, e nada! Aps quase dois anos consegui que algum da Loja viesse verificar o produto. A pessoa fez a gentileza de apertar as dobradias das portas e s, mas disse que aparentemente havia erros na montagem do projeto. Quando olho para minha cozinha vejo portas tortas e gavetas arranhando o fundo porque cederam, e me sinto muito insatisfeito! A impresso que tenho que a cozinha vai desmontar inteira. No final, a fbrica nunca retornou um e-mail e nenhuma ligao, ou seja, no liga para o cliente, afinal j paguei o projeto.

EXERCCIO:

4.1) Analise e defina o problema;

4.2) Para ter um bom resultado no levantamento das causas, devem ser consideradas todas as variveis do processo: matriaprima, acessrios e insumos; o processo produtivo; mquinas, equipamentos e instrumentos; embalagem; transporte; mo-deobra envolvida.

Esta ferramenta tem por finalidade dispor de forma clara e objetiva dois elementos: Causa e Efeito. Os Diagramas de Causa-Efeito so usados para investigar um "mau" efeito, e portanto corrigir suas causas, para que seja um "bom" efeito, e portanto aprender como continuar a fazer da melhor maneira. Na soluo de um problema, o que se tem de imediato o efeito, ou seja, o prprio problema. Exemplo: Refugos, altos custos, atrasos, desmotivao, etc.. Na verdade, precisamos buscar as causas deste problema, levantar aqueles fatores que geraram este efeito (problema) e, para isso, utiliza-se o Diagrama de Causa e Efeito, ainda conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa.

utilizado para:
Classificar e separar as possveis causas de um problema em ordem lgica; Identificar fontes para a coleta de informaes; Capacitar (treinar) os usurios no processo de Soluo de Problemas; Servir de guia para debater e manter a objetividade das reunies; Poder ser utilizado na Gerncia de Projetos, mostrando aes tomadas e resultados alcanados.

O que um diagrama de causa-efeito?


Um diagrama de causa-efeito um quadro composto de linhas de smbolos projetados para representar uma relao significativa entre um efeito e suas causas. Teve sua aplicao iniciada no CCQ japons, atravs do prof. Kaoru Ishikawa, da JUSE, Japo, 1958. H muitos tipos de diagramas, teis de muitas maneiras, para ilustrar situaes que so to complexas, que so difceis de explicar e compreender usando apenas palavras. Os Diagramas de Causa-Efeito foram criados para retratar um conjunto de propsitos bastante especficos. Para cada efeito haver provavelmente muitas causas interrelacionadas.

Como construdo um diagrama de causa-efeito?


- Passo 1: Uma grande linha horizontal que aponta para o problema ou efeito. O problema destacado a direita do Diagrama, no final da linha

EFEITO ou
PROBLEMA

-Passo 2: Os ramos (linhas inclinadas) encaixam da linha principal, representando as dimenses/categorias (6Ms) ou classes principais de causas. Estes so inscritos em retngulos colocados paralelamente a alguma distncia da seta principal. Nem todas essas causas devero estar presentes em todos os Diagramas, pois, dependendo do problema em questo, pode ser til a criao de outras classes mais de acordo com o problema enfocado. Mquina Mtodo Medida

6Ms
EFEITO ou
PROBLEMA

Material

Meio Ambiente

Mo de obra

DIMENSES DO DIAGRAMA CAUSA-EFEITO

Mo de obra: trata dos aspectos fsicos e mentais dos trabalhadores envolvidos no problema, bem como do absentesmo, da pontualidade, do cumprimento das regras, enfim do comportamento em geral.

Mquina: refere-se aos equipamentos, sob aspectos como a deteriorao, manuteno, identificao, armazenamento, etc. Mtodo: expe itens relacionados ao procedimento operacional como clareza, simplicidade, facilidade de execuo, ausncia de passos essenciais ao desempenho da funo, treinamento, etc.

Meio-ambiente: trata os aspectos do ambiente de trabalho como iluminao, rudos, temperatura, vibrao, etc..., nas oficinas, almoxarifados, escritrios, etc. Medida: detalha itens relacionados a medio como as condies do instrumento de medio (calibrao, preciso, etc.), as condies de medio, freqncia, inspeo, etc. Material: trata das matrias-primas, insumos e materiais utilizados na produo, embalagem, transporte, etc.

- Passo 3: mostra as causas secundrias que so inscritas no grfico distribudas em volta da causa principal, a qual influenciam. So ligadas por setas apontando para a seta da causa principal. As causas devem ser divididas e sub-divididas para demonstrar, to acuradamente quanto possvel, como interagem.

Mquina

Mtodo

Medida

EFEITO ou
PROBLEMA
Material Meio Ambiente Mo de obra

Exemplo de aplicao do Diagrama Causa-Efeito: Mquina


Com filtro Sem filtro Limpo / Manchado

Material

Meio Ambiente
Marca Temperatura ambiente

Manual Tipo de Moagem Creme/ acar em p/ lquido Automtico Quantidade de caf Eltrico/ gs Fogo aberto Quantidade de acar

Nacional Importado Umidade Experincia Quantidade de gua Capacidade

Tempo

Caf de gosto ruim


Preferncia individual (forte / Fraco)

Sensoramento (temp., etc...)

Mtodo

Medida

Mo de obra

2 Exemplo de aplicao do Diagrama Causa-Efeito: Mquina


Pneus murchos Desgaste dos componentes

Material
Gasolina inadequada Regulagem carburador

Meio Ambiente
Temperatura

Mistura do lcool inadequada


Trfego

Dirige muito rpido

Falta treinamento
Uso indevido Do motor

Consumo elevado de combustvel

Impacincia

Erro no marcador Hbitos incorretos

Manuteno inadequada

Mtodo

Medida

Mo de obra

EXERCCIO:
Voc j descreveu uma relao de causas no exerccio do Brainstorming. Agora, organize estas causas dentro das 6 dimenses da ferramenta Ishikawa ou Causa-Efeito.

Mquina

Mtodo

Medida

Portas tortas, Gavetas cedendo Material Meio Ambiente Mo de obra

GUT (Gravidade Urgncia Tendncia)


Ferramenta da qualidade utilizada para a priorizao de situaes, especialmente se forem vrias e relacionadas entre si. Indica qual situao demanda uma ao mais imediata. Kepner e Tregoe desenvolveram a tcnica com o objetivo de orientar decises mais complexas, isto , decises que envolvam muitas questes.

Quais os parmetros utilizados: GRAVIDADE o nvel de perda (moral, social, financeira). Que efeitos surgiro caso o problema no seja resolvido, corrigido? A resposta est relacionada com a necessidade de se resolver o problema, tendo-se em mente a gravidade da no soluo deste. URGNCIA - o nvel de necessidade de fazer algo em um determinado perodo de tempo. Qual a urgncia de se eliminar o problema? A resposta est relacionada com o tempo disponvel para resolv-lo.

TENDNCIA - a maneira como as coisas iro se desenvolver caso no seja feito nada.
Ser que tender a diminuir e desaparecer por si s? Ser que o problema se tornar progressivamente maior?

Aplicao da Ferramenta:
SITUAES GRAVIDADE URGNCIA TENDNCIA TOTAL

Como avaliar:
Valor 5 Gravidade Os prejuzos ou dificuldades so extremamente graves Muito graves Graves Pouco graves Sem gravidade Urgncia necessria uma ao imediata Tendncia Piorar muito

4 3 2 1

Com alguma urgncia O mais cedo possvel Pode esperar um pouco No tem pressa

Piorar Piorar pouco Piorar em longo prazo No vai piorar e pode at melhorar

Definio da Pontuao

Dever ser atribuda uma pontuao (conforme valores da tabela anterior) para as variveis G, T e U de acordo com a situao levantada. Aps ser processada a multiplicao entre os valores atribudos para as variveis.

(G x T X U = valor referente a situao)

Exemplo:

Alto ndice de assaltos no Brasil

1 Passo: definir a pontuao para cada situao obedecendo a ordem Gravidade X Urgncia X Tendncia.
Situaes Drogas Gravidade Urgncia Tendncia Total

Falta estudo
Desemprego Desigualdade social

4
5 4

4
5 4

4
5 4

Impunidade

2 Passo: fazer a multiplicao das linhas para obter o resultado por situao.
Situaes Drogas Falta estudo Desemprego Gravidade Urgncia Tendncia Total

4 4 5

4 4 5

4 4 5

64 64 125

Desigualdade social
Impunidade

4
5

4
5

4
5

64
125

3 Passo: Definio da(s) prioridade(s). Seleciona-se as 02 ou 03 situaes mais pontuadas.

Desemprego

125

Impunidade

125

Exerccio:
Reunir as idias identificadas no exerccio de brainstorm/Ishikawa e executar a priorizao pela ferramenta GUT. Afinal, selecionar as 02 causas mais pontuadas. Caso houver mais de 02, repetir o processo at resultarem apenas 02 causas principais.

SERVE PARA: COLETAR DADOS PARA TOMADA DE DECISO! ETAPAS: Estabelecer o que est sendo estudado; Definir perodo de coleta de dados para tomada de decises; Construo de um formulrio claro, de fcil manuseio e com espao suficiente para registro dos dados;

Coletar os dados consistentemente e honestamente.

EXEMPLO DE LISTA DE VERIFICAO ATENDIMENTO DAS EMPRESAS


TIPOS DE SOLICITAO ASSESSORIA TCNICA CURSOS QUANTIDADE/SEMESTRE TOTAL 35 75

PALESTRAS DIAGNSTICOS OUTROS

14 09 10 TOTAL 143

Local: XXXXX

Fonte: XXXXXX

Responsvel: XXXX

DIAGRAMA DE PARETO
OBJETIVOS: Oferecer uma representao grfica conveniente de dados numricos utilizando-se de um grfico de barras; Identificar entre os dados, os mais importantes grupos em relao ao levantado na atividade de coleta de dados; analisar diferentes formas de agrupar os dados;

Destacar os resultados dos projetos de melhoria quando se comparam os diagramas que representam os contextos anterior e posterior. Medir o impacto de mudanas no processo;

DIAGRAMA DE PARETO
Em 1897, o matemtico, socilogo e economista italiano Vilfredo Pareto apresentou uma frmula que mostrava a desigualdade na distribuio de salrios.

Teoria semelhante foi apresentada na forma de diagrama pelo economista americano Lorenz em 1907.
Problemas de qualidade aparecem sob a forma de perdas.

A maioria delas devido a poucos tipos de defeitos que podem ser atribudos a um nmero restrito de causas.
Se as causas desses defeitos vitais forem identificadas e corrigidas, torna-se possvel a eliminao de quase todas as perdas. uma questo de prioridade. Os defeitos secundrios ou triviais, com menores conseqncias, devem ficar para soluo posterior.

O grfico de Pareto permite resolver este tipo de problema.

DIAGRAMA DE PARETO
A Anlise de Pareto se baseia na clssica regra 80/20. Em outras palavras, 20% das ocorrncias causam 80% do problema. Por exemplo, digamos que voc tem um problema relacionado com a falha de um produto baseado em um nmero de causas. Atravs da observao e coleta de dados, voc determina que h oito causas. Em vez de tratar as causas de forma aleatria, uma Anlise de Pareto poder lhe mostrar que 80% dos problemas so provocados por trs maiores causas. Isso lhe d informaes para saber quais as causas devero ser resolvidas primeiro.

COMO CONSTRUIR UM PARETO


Etapa 1 Decida os problemas a serem investigados e a coleta de dados necessria. Exemplos: itens defeituosos, devolues, ocorrncia de acidentes e reclamaes de clientes. Decida quais sero os dados necessrios e como classific-los.

Exemplos: por tipo de defeito, localizao, processo, mquina, operrio, mtodo.


Nota: Rena os itens que no so freqentes sob o ttulo de outros. Determine o mtodo de coleta de dados e o perodo durante o qual sero colhidos. Nota: Recomendvel o uso de formulrio.

COMO CONSTRUIR UM PARETO


Etapa 2 Crie uma folha de verificao. Liste os itens e deixe espao para os totais.

Etapa 3 Preencha a folha de verificao e calcule os totais.

COMO CONSTRUIR UM PARETO


Exemplo de folha de verificao:
Tipo de defeito
Trinca Risco Mancha

Verificao
///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// /////

Total
15 30 10

Folga
Outros

///// ///// ///// ///// ///// //


///// ///

27
08

Total

90

COMO CONSTRUIR UM PARETO


Etapa 4 Coloque os itens na folha de dados em ordem decrescente de quantidade e preencha-os com os dados da folha de verificao. Nota: O item outrosdeve ficar no final, seja qual for o seu valor, porque ele composto de um grupo de fatores que tm, cada um, valor menor do que o menor valor de item listado individualmente.

Tipo Defeito Risco

Freqncia 30

Folga Trinca Mancha


Outros

27 15 10
08

COMO CONSTRUIR UM PARETO


Etapa 5 Prepare uma folha de dados para o Grfico de Pareto, listando os itens, seus totais individuais, os totais acumulados, as percentagens sobre o total geral e as percentagens acumuladas.
Tipo Defeito Risco Folga Trinca Mancha Outros Total Freqncia 30 27 15 10 08 90 % sobre o Total 33 30 17 11 8 99% % acumulado 33 63 80 91 99% -

COMO CONSTRUIR UM PARETO


Etapa 6 Trace dois eixos verticais de mesmo comprimento e um eixo horizontal. - Eixo vertical do lado esquerdo:

Marque-o com escala de 0 at o valor total da folha de verificao.


- Eixo vertical do lado direito: Marque-o com escala de 0% a 100% que corresponde ao valor total da folha de verificao.
90 100%

DEFEITOS

GRFICO DE PARETO
100% 91%* 80%*

90 82 72

63%* 57

30 27

33%*

15 10 08

PRINCPIO DE PARETO:

MUITOS ITENS SO TRIVIAIS E POUCOS SO VITAIS

EXERCCIO
Prestao de Servios na rea de
Automao Industrial.

HISTOGRAMA
um diagrama de barras que representa uma distribuio de freqncia.
OBJETIVOS:
- Identificar o tipo de distribuio;

- Identificar anormalidades no processo; - Comprar resultados com Padres; - Identificar e separar fatores diversos.

HISTOGRAMA
VANTAGENS:
- melhora ordenamento de dados; - Melhor visualizao do processo; - Estima um valor mdio de ocorrncias; - Verifica a existncia de assimetrias, em relao mdia.

HISTOGRAMA
CONCEITOS BSICOS: 1.Variaes aleatrias ex.:variao dentro da tolerncia; 2. Variaes Causais ex.: desregulagem ou quebra...; 3. Universo o conjunto de todos os elementos do processo; 4. Lote ou partida - o conjunto de todos os elementos do processo, num intervalo de tempo( 1h, 1 dia, etc..); 5. Amostra 1 conjunto parcial do lote ou partida; 6. Amostragem um conjunto de amostras. Ex.:30 grupos c/ 5 elementos: Amostra: 5 elementos; Amostragem- 30 amostras; total de elementos= 5 x 30 = 150.

HISTOGRAMA
CONCEITOS BSICOS:

7. Amplitude total AT= Xmx Xmin (maior e menor valor da amostragem);


8. Nmero de Classes K= n , conforme tabela, do prximo slide; 9. Amplitude de classe AC = AT / K; 10. Tabulao de dados separar itens da amostragem por valor medido (pesado, contado ,etc.) x quantidade equivalente.

HISTOGRAMA
Nmero de elementos, n 30 a 50 51 a 100 101 a 250 Nmero de classes, K 5- 7 7 -10 10 - 16

Acima de 250

16 - 20

ELABORAO DO HISTOGRAMA
1)Determinar a amostragem (tamanho do lote, N. de amostras e amostragem; 2) Executar coleta de dados; 3) Calcular AT; 4) Determinar o nmero de classes; 5) Calcular a amplitude de classe; 6) Tabular os dados; 7) Traar 2 eixos: horiz e vertical; eixo vertical -freqncia e no horiz valor da varivel em estudo; 8) Plotar os dados nos eixos em forma de grfico de colunas; 9) Unir os pontos mdios das colunas, com segmentos de reta

EXEMPLO DO HISTOGRAMA:operao de
torneamento de um eixo com dimetro 5,6+/- 0,15

amostra 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

5,67 5,90 5,52 5,60 5,55 5,39 5,79 5,57 5,51 5,66

Dimetros encontrados 5,50 5,58 5,48 5,58 5,61 5,59 5,66 5,68 5,59 5,76 5,55 5,58 5,68 5,65 5,45 5,65 5,63 5,57 5,61 5,59 5,70 5,59 5,59 5,75 5,51 5,65 5,55 5,64 5,61 5,66

5,70 5,44 5,38 5,57 5,68 5,61 5,51 5,48 5,63 5,56

EXEMPLO DO HISTOGRAMA - Soluo


1e 2)10 amostras; amostragem=5; tamanho do lote no conhecido; 3) Amplitude total AT= 5,9 -5,38 = 0,52; 4) N. de classe K= 50 = 7; 5) Amplitude de classe AC = 0,52/7 =0,08; 6)Tabulao de dados:

N. 1 2 3 4 5 6 7

Classe Freqncia 5,38 - 5,46 4 5,46 - 5,54 7 5,54 - 5,62 19 5,62 - 5,70 14 5,70 - 5,78 4 5,78 - 5,86 1 5,86 - 5,94 1

NOTA: o valor mx. de cada classe no est includo

HISTOGRAMA
freqncia

20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 classe

1 2 3 4 5 6 7
5,54-5,62

freqncia

classe

GRFICO SEQENCIAL
Definio:
Grfico de linha usado para monitorar um dado quantitativo num intervalo de tempo.

GRFICO SEQENCIAL
Critrios de elaborao: - Coletar dados; - Marcar no eixo horizontal o tempo (dia, ms, semestre, etc...); - Marcar no eixo vertical o dado quantitativo que se estuda (gastos, produo, hrs manuteno..); - Identificar o grfico (ttulo, fontes de dados, data, meta, etc...).

GRFICO SEQENCIAL
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 1 Trim 2 Trim 3 Trim 4 Trim

Leste Oeste Norte

EXERCCIO
Empresa fabricante de Furadeira Porttil

Potrebbero piacerti anche