Sei sulla pagina 1di 8

TEORIAS CONTEMPORNEAS NA EXPLICAO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLGICO

A Psicologia do Desenvolvimento expressa nos dias atuais uma complexa rede de significaes a respeito das mudanas pelas quais passam os indivduos humanos, da concepo morte. Ao abranger nesta conceituao a extenso da vida que se completa na morte, inclui-se a abordagem do desenvolvimento do ciclo vital.

Em suas origens, a Psicologia do Desenvolvimento esteve mais limitada ao desenvolvimento da criana, no sentido de descrever e explicar o indivduo do nascimento at a adolescncia: Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi o descobridor da criana.Escreveu o romance Emilio descrevendo os estgios de desenvolvimento de uma criana imaginaria. Comeai por estudar vossos alunos, pois bem certo que no os conheceis.(Rousseau).
Em 1770, o suo Johann Heinrich Pestalozzi observa o desenvolvimento de seu filho; Na Alemanha em 1787, Dietrich Tiedemann publica a primeira observao sistemtica do desenvolvimento mental da criana. (de 0 a 3 anos);

Guilherme T. Preyer publica em 1881 A alma da criana; George Henri Luquet O desenho de uma criana, desenhos de sua filha at a idade de 10 anos explicando o seu desenvolvimento.

Na atualidade a Psicologia do Desenvolvimento abrange o estudo das mudanas psicolgicas ao longo da vida, considerando desde as manifestaes de comportamento que precedem o nascimento at o acontecimento da morte integrado ao horizonte temporal da vida humana.

Ao longo do ciclo da vida as mudanas se expressam como crescimento, transformaes radicais, aperfeioamento, declnio. Seu estudo inclui a anlise de diferentes fatores, como os cdigos genticos, as influncias da famlia, escola, dos pares e as incontveis experincias culturalmente situadas que o indivduo vive. O estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano tem claras e constantes implicaes e aplicaes pois uma parte do conhecimento cientfico que procura compreender como e porque as pessoas mudam e como e porque elas permanecem as mesmas na medida em que envelhecem. Nas palavras de Hetherington a cincia do desenvolvimento originou-se da necessidade de resolver problemas prticos e de insistentes solicitaes e presses no sentido de melhorar a educao, a sade, o bem-estar e o estatuto legal das crianas e de suas famlias.

ESTUDIOSOS IMPORTANTES:
James Mark Baldwin (EUA,1861-1924) exerceu grande influncia nos trabalhos de Piaget (que dele tomou a noo de reao circular e importncia da imitao) e de Wallon (que dele tomou a noo de socius, bsica em seus estudos sobre o papel do outro na construo da personalidade);
Arnold Gesell (EUA,1880-1961) criou a chamada orientao maturacionista , que considera o desenvolvimento psicolgico como uma questo de maturao e atualizao do potencial gentico do indivduo, sendo a margem de variao entre os indivduos muito limitada e o papel do meio restrito a influncias moderadas na evoluo.

Wolfgang Khler (Alemanha, 1887-1967), lanou as bases da Gestalt e contribuiu para a compreenso do desenvolvimento da criana;

Charlotte Bhler (ustria, 1893-1974), que estudou o desenvolvimento mental da criana e do adulto, dando origem abordagem do ciclo vital; Lev Semenovich Vygotsky (Rssia, construiu as bases do enfoque desenvolvimento; 1896-1934), que sociocultural do

Henri Wallon (Frana,1896-1962), com suas contribuies sobre a relao natural, necessria e vital entre a criana e a sociedade; Heinz Werner ( Alemanha, 1890-1964), com sua conceituao do princpio ontogentico para explicao do desenvolvimento psicolgico. Todos esses autores esto na origem e constituio da Psicologia do Desenvolvimento como disciplina.

OBJETIVO:
Descrever as funes psicolgicas do individuo em todas as idades (reaes intelectuais, sociais e emocionais), descobrir como mudam de acordo com a idade, prever comportamentos esperados e possibilitar um trabalho preventivo quando esses comportamentos esperados no ocorrem.

UTILIDADE NA PEDAGOGIA
Entender comportamentos; Exigir o que esta dentro das possibilidades da criana; Apresentar atividades que motivem e que ajudam no desenvolvimento das funes esperadas;

Estudos longitudinais transversais.

estudos

Potrebbero piacerti anche