Sei sulla pagina 1di 14

Tema ENEM 2010

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativoargumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o tema O Trabalho na Construo da Dignidade Humana, apresentando experincia ou proposta de ao social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Coletnea
Texto I - O que trabalho escravo? Escravido contempornea o trabalho degradante que envolve o cerceamento da liberdade. A assinatura da Lei urea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situaes que mantm o trabalhador sem possibilidade de se desligar dos seus patres. H fazendeiros que, para realizar derrubada de matas nativas para formao de pastos, produzir carvo para a indstria siderrgica, preparar o solo para o plantio de sementes, entre outras atividades agropecurias, contratam mo-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados gatos. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros no sejam responsabilizados pelo crime. Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre visvel, uma vez que no mais se utilizam de correntes para prender o homem terra, mas sim ameaas fsicas, terror psicolgico ou mesmo grandes distncias que separam a propriedade da cidade mais prxima.

Coletnea
Texto II - O futuro do trabalho Esquea os escritrios, os salrios fixos e a aposentadoria. Em 2020, voc trabalhar em casa, seu chefe ter menos de 30 anos e ser uma mulher. Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponveis para mudar o modo como trabalhamos e, consequentemente, como vivemos. A crise despedaou companhias gigantes tidas at ento como modelos de administrao. Em vez de grandes conglomerados, o futuro ser povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum. Os prximos anos tambm vo consolidar mudanas que vm acontecendo h algum tempo: a busca pela qualidade de vida, a preocupao com o meio ambiente, e a vontade de nos realizarmos como pessoas em nossos trabalhos. Falamos tanto em desperdcio de recursos naturais e energia , mas e quanto ao desperdcio de talentos?, diz o filsofo e ensasta suo Allain de Botton em seu novo livro The Pleasures and Sorrows of Works (Os prazeres e a dores do trabalho).

Coletnea

Cuidados!!!
1) Manter o devido foco temtico, que relaciona trabalho e dignidade humana.

2) Ler de forma atenta a coletnea. Uma leitura desatenta poderia resultar numa reduo do tema simples abordagem expositiva e explicativa do trabalho escravo ou, ento, da insero da mulher no mercado de trabalho, pontos mencionados nos textos de apoio.

Anlise do Tema
Anlise da Coletnea O primeiro texto define o que se chama de escravido contempornea, o que nos remete a problemas sociais ainda presentes em nossa realidade, entre os quais podemos citar: Uso ilegal da fora de trabalho infantil e idosa, principalmente no meio rural, sujeito, em alguns casos, pouca fiscalizao por parte das autoridades competentes; Trabalho sob condies subumanas e insalubres, como no caso de trabalhadores da construo civil e boias-frias. Desrespeito aos direitos do trabalhador, que, mesmo diante de legislaes rigorosas, ainda so ignorados por empregadores, que submetem funcionrios a longas jornadas de trabalho sem o descanso devido.

Anlise do Tema
Anlise da Coletnea O segundo texto traz listadas algumas mudanas por que passa o trabalho, principalmente em sua forma de ser executado, entre as quais podemos citar: O uso das tecnologias de informao permite que as pessoas possam trabalhar em outros locais (at mesmo em casa) e no apenas em escritrios tradicionais. Os salrios fixos tendem a ceder espao remunerao varivel, com base em desempenhos e resultados obtidos. As pessoas esto buscando trabalhos que as satisfaam no apenas financeiramente, mas tambm que lhes proporcionem uma boa qualidade de vida, permitindo equilibrar o tempo destinado famlia, cultura e ao lazer. As exigncias para o trabalhador contemporneo concentram-se na capacidade de inovar e se adaptar dinmica da globalizao. Um dos diferenciais o entendimento de como as questes ambientais podem mudar a postura do profissional.

Anlise do Tema
Uso do Repertrio Sociocultural Alm das informaes contidas na coletnea, o candidato deve se utilizar do seu repertrio sociocultural. Isso o ajudar na interpretao crtica das informaes fornecidas. Podemos citar como dados e fatos adicionais relevantes: O Brasil alcanou nveis baixos de desemprego, que se refletiram no aumento da renda do trabalhador e resultaram numa maior mobilidade social. Mais brasileiros alcanaram, portanto, o status de cidados dignos, porm muitos ainda sobrevivem sob condies de trabalho bastante precrias. Pases europeus passam por srias crises econmicas, apresentando altas taxas de desemprego. Alguns direitos trabalhistas conquistados pelos cidados europeus tm sido revistos pelas autoridades polticas, o que tem gerado diversos protestos nesses pases. Os direitos trabalhistas so conquistas ainda recentes na histria mundial. No Brasil, a Era Vargas foi importante no sentido de regulamentar as atividades trabalhistas atravs da CLT (Consolidao das Leis Trabalhistas).

Definio da Tese (Situao Problema)

Anlise do Tema
Definio da Tese Situao - Problema

Embora se observe a valorizao das necessidades pessoais dos trabalhadores na relao empregado empregador, muitas pessoas ainda se submetem a subempregos que limitam a liberdade, comprometendo, assim, a dignidade humana. O bem-estar trazido pelo trabalho tem se restringido classe mdia e alta, estando os mais pobres ainda sujeitos a condies indignas de emprego. O exerccio do trabalho a principal maneira de se buscar dignamente a ascenso social, mas muitos indivduos ainda esto privados dessa oportunidade.

Argumentao (Justificativas para a Tese)

Anlise do Tema
Argumentaes Justificativas para a Tese O que se exige atualmente do postulante a vagas de emprego? Resposta Possvel: Exige-se, sobretudo, versatilidade no uso das tecnologias de informao, domnio de diversas reas do conhecimento e excelente capacidade de relao interpessoal. Por que os mais desassistidos ficam excludos de boas oportunidades de trabalho? Resposta Possvel: Os mais desassistidos, por no terem acesso a uma formao de boa qualidade, ficam privados dos melhores empregos e de melhores condies de progresso social. Como as ms condies de trabalho afetam a dignidade do cidado? Resposta Possvel: Muitos desassistidos se submetem a subempregos, privando-se de seus direitos trabalhistas. Alguns chegam a trabalhar em condies subumanas, numa espcie de regime escravo. A dignidade fica, assim, em segundo plano, estando em primeiro lugar a necessidade de sobreviver.

Propostas de Interveno

Anlise do Tema
Propostas de Interveno Promoo de cursos de capacitao profissional que integrem os desassistidos ao mercado de trabalho moderno, permitindo, assim, a construo de vidas mais dignas. Combate s prticas irregulares de trabalho atravs da atuao de sindicatos, entidades civis e profissionais no sentido de denunciar abusos de autoridades nas relaes de trabalho, como regime escravo e desrespeito aos direitos trabalhistas. Incentivos s cooperativas de trabalhadores que renam indivduos de uma mesma comunidade no exerccio de funes sociais relevantes, dando-lhes maiores chances de aprimoramento pessoal atravs de atividades dignas e honestas.

Potrebbero piacerti anche