Sei sulla pagina 1di 37

BIOTICA

o conjunto dos problemas colocados pela responsabilidade moral dos mdicos e bilogos em suas pesquisas tericas ou nas aplicaes prticas dessas pesquisas.

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS
 Beneficncia;  No

Maleficncia;  Justia e  Autonomia.

BENEFICNCIA
Princpio da Beneficncia o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros,independentemente de desej-lo ou no.  importante distinguir estes trs conceitos: -Beneficncia fazer o bem; -Benevolncia desejar o bem; -Benemerncia merecer o bem.
O

autores propem que o Princpio da No-Maleficncia um elemento do Princpio da Beneficncia. Deixar de causar o mal intencional a uma pessoa j fazer o bem para este indivduo. Alguns denominam de beneficncia positiva e negativa.  Sir David Ross, propunha que quando houver conflito entre a Beneficncia e a No-Maleficncia deve prevalecer a No-Maleficncia.  Segundo Frankena (1963), "o Princpio da Beneficncia no nos diz como distribuir o bem e o mal. S nos manda promover o primeiro e evitar o segundo.
 Muitos

Duas regras gerais podem ser formuladas como expresses complementares de uma ao benfica: a) no causar o mal e b) maximizar os benefcios possveis e minizar os danos possveis.
 

Beauchamp e Childress distinguem a Beneficncia da No-Maleficncia. Definem Beneficncia como sendo uma ao feita no benefcio de outros. O Princpio da Beneficncia que estabelece esta obrigao moral de agir em benefcio dos outros. importante no confundir estes dois ltimos conceitos com a Benevolncia,que a virtude de se dispor a agir no benefcio dos outros. A Beneficncia no contexto mdico o dever de agir no interesse do paciente.

 

No Maleficncia;
 

O Princpio da No-Maleficncia o mais controverso de todos. Muito autores o incluem no Princpio da Beneficncia. Justificam esta posio por acharem que ao evitar o dano intencional o indivduo j est, na realidade, visando o bem do outro. Isto ocorre quando uma ao, aparentemente de menor ou nenhuma repercusso, agravar-se progressivamente,com tendncia a ocorrer cada vez mais, gerando malefcios no previstos inicialmente. Hipcrates, ao redor do ano 430 aC, props aos mdicos, no pargrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:

"Pratique duas coisas ao lidar com as doenas; auxilie ou no prejudique o paciente".  Esta talvez seja a citao correta da sua famosa frase: Primum non nocere.  O Princpio da No-Maleficncia prope a obrigao de no inflingir dano intencional. Este princpio deriva da mxima da tica mdica "Primum non nocere".O Juramento Hipocrtico insere obrigaes de No-Maleficncia e Beneficncia: "Usarei meu poder para ajudar os doentes com o melhor de minha habilidade e julgamento; abster-me-ei de causar danos ou de enganar a qualquer homem com ele."


Justia
pessoas confundem o significado dos termos Justia e Direito.  A Justia um princpio moral enquanto que o Direito o realiza no convvio social.  Hartmann, em 1949, props que a justia moral individual e a justia jurdica social.  A Justia mais ampla que o Direito.  O Princpio da Justia normalmente interpretado atravs da viso da justia distributiva.
 Muitas

O Relatrio Belmont colocava a seguintes ponderaes a respeito do princpio da justia: "Quem deve receber os benefcios da pesquisa e os riscos que ela acarreta ? Esta uma questo de justia, no sentido de 'distribuio justa' ou 'o que merecido'. Uma injustia ocorre quando um benefcio que uma pessoa merece negado sem uma boa razo, ou quando algum encargo lhe imposto indevidamente. Uma outra maneira de conceber o Princpio da Justia que os iguais devem ser tratados igualmente. Entretanto esta proposio necessita uma explicao. Quem igual e quem no-igual ? Quais consideraes justificam afastar-se da distribuio igual ? (...) Existem muitas formulaes amplamente aceitas de como distribuir os benefcios e os encargos. Cada uma delas faz aluso a algumas propriedades relevantes sobre as quais os benefcios e encargos devam ser distribudos. Tais como as propostas de que:
     a cada a cada a cada a cada a cada pessoa pessoa pessoa pessoa pessoa uma parte igual; de acordo com a sua necessidade; de acordo com o seu esforo individual; de acordo com a sua contribuio sociedade; de acordo com o seu mrito.

Autonomia
O Princpio do Respeito Pessoa central na Biotica; tem algumas caractersticas que o compe, tais como a privacidade, a veracidade e a autonomia.  Este princpio recebeu diferentes denominaes, tais como Princpio do Respeito s Pessoas, Princpio do Consentimento ou Princpio da Autonomia, de acordo com diferentes autores em diferentes pocas.  A utilizao deste conceito bsico assume diferentes perspectivas, desde as mais individualista at as que inserem o indivduo no grupo social.  Uma das bases tericas utilizadas para o princpio da Autonomia o pensamento de John Stuart Mill (18061883). Este autor props que sobre si mesmo, sobre seu corpo e sua mente, o indivduo soberano.


Em 1914, o Juiz Benjamim Cardozo, na sentena do caso Schloendorff,sobre uma cirurgia realizada com extenso superior autorizada pela paciente, reforou essa idia.Na sua argumentao estabeleceu que: Todo ser humano de idade adulta e com plena conscincia, tem o direito de decidir o que pode ser feito no seu prprio corpo. A autonomia da vontade a constituio da vontade,pela qual ela para si mesma uma lei independentemente de como forem constitudos os objetos do querer. O princpio da autonomia , pois, no escolher de outro modo, mas sim deste: que as mximas da escolha, no prprio querer, sejam ao mesmo tempo includas como lei universal.

O Relatrio Belmont, que estabeleceu s bases para a adequao tica da pesquisa nos Estados Unidos, denominava este princpio como Princpio do Respeito s Pessoas.  Nesta perspectiva propunha que a autonomia incorpora, pelo menos, duas convices ticas: -a primeira que os indivduos devem ser tratados como agentes autnomos, -e a segunda, que as pessoas com autonomia diminuda devem ser protegidas. Desta forma, divide-se em duas exigncias morais separadas: a exigncia do reconhecimento da autonomia e a exigncia de proteger aqueles com autonomia reduzida. - Uma pessoa autnoma um indivduo capaz de deliberar sobre seus objetivos pessoais e de agir na direo desta deliberao. - Respeitar a autonomia valorizar a considerao sobre as opinies e escolhas, evitando, da mesma forma, a obstruo de suas aes, a menos que elas sejam claramente prejudiciais para outras pessoas. - Demonstrar falta de respeito para com um agente autnomo desconsiderar seus julgamentos , negar ao indivduo a liberdade de agir com base em seus julgamentos,ou omitir informaes necessrias para que possa ser feito um julgamento, quando no h razes convincentes para fazer isto.


Nem todas as pessoas tem a capacidade de se autodeterminar.Esta capacidade matura durante a vida do indivduo,e algumas pessoas perdem esta capacidade total ou parcialmente devido a doenas,distrbios mentais ou circunstncias que severamente restrinjam a liberdade.O respeito para com o imaturo e para com o incapaz pode requere sua proteo na medida que amadurecem ou enquanto estiverem incapazes."  Beauchamp e Childress,reduziram o Princpio do Respeito Pessoa para Autonomia.Estes autores admitem que a "autonomia tem diferentes significados, to diversos como auto-determinao,direito de liberdade, privacidade, escolha individual, livre vontade,comporptamento gerado pelo prprio indivduo e ser propriamente uma pessoa".  O conceito de Autonomia adquire especificidade no contexto de cada teoria.Virtualmente,todas as teorias concordam que duas condies so essenciais autonomia:


liberdade (independncia do controle de influncias) e ao (capacidade de ao intencional).

Um indivduo autnomo age livremente de acordo com um plano prprio, de forma anloga que um governo independente administra seu territrio e estabelece suas polticas.Uma pessoa com autonomia diminuda,de outra parte, , pelo menos em algum aspecto, controlada por outros ou incapaz de deliberar ou agir com base em seus desejos e planos.Por exemplo, pessoas institucionalizadas, tais como prisioneiros ou indivduos mentalmente comprometidos tem autonomia reduzida.  A incapacidade mental limita a autonomia assim como a institucionalizao coercitiva dos prisioneiros, porm estes indivduos continuam a merecer o respeito como pessoas.  Charlesworth introduz uma perspectiva social para a autonomia do indivduo, podendo conduzir prpria noo de cidadania. Este autor afirma que: Ningum est capacitado para desenvolver a liberdade pessoal e sentir-se autnomo se est angustiado pela pobreza, privado da educao bsica ou se vive desprovido da ordem pblica.Da mesma forma, a assistncia sade bsica uma condio para o exerccio da autonomia.


Tristram Engelhardt props uma alterao da sua definio do princpio da autonomia, escrita em 1986, para uma nova forma denominada de Princpio do Consentimento, na sua segunda edio (1996):

...rebatizei o "princpio da autonomia" como o "princpio do consentimento" para indicar melhor que o que est em jogo no algum valor possudo pela autonomia ou pela liberdade, mas o reconhecimento de que a autoridade moral secular deriva do consentimento dos envolvidos em um empreendimento comum. O princpio do consentimento coloca em destaque a circunstncia de que, quando Deus no ouvido por todos do mesmo modo (ou no de maneira alguma ouvido por ningum),e quando nem todos pertencem a uma comunidade perfeitamente integrada e definida, e desde que a razo no descubra uma moralidade cannica concreta, ento a autorizao ou autoridade moral secularmente justificvel no vem de Deus, nem da viso moral de uma comunidade particular, nem da razo, mas do consentimento dos indivduos. Nessa surdez a Deus e no fracasso da razo os estranhos morais encontram-se como indivduos. Desta perspectiva que surge a responsabilidade pelo respeito pessoa, que talvez seja a melhor denominao para este princpio.

EXERCICIO DA MEDICINA
 Conceitos

gerais :

1.tica. 2.Moral. 3.Direito.

EXERCICIO DA MEDICINA
1.TICA: tica uma palavra de origem grega, com duas origens possveis.  A primeira a palavra grega thos, com e curto , que pode ser traduzida por costume, a segunda tambm se escreve thos, porm com e longo, que significa propriedade do carter. A primeira a que serviu de base para a traduo latina Moral, enquanto que a segunda a que, de alguma forma, orienta a utilizao atual que damos a palavra tica.  tica a investigao geral sobre aquilo que bom.  A tica tem por objetivo facilitar a realizao das pessoas.Que o ser humano chegue a realizar-se a s mesmo como tal, isto , como pessoa. (...) A tica se ocupa e pretende a perfeio do ser humano.


A

tica existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes no-humanos mais prximos. Ns abandonamos o pressuposto de que a tica unicamente humana. A tica pode ser um conjunto de regras, princpios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as aes de um grupo em particular (moralidade), ou o estudo sistemtico da argumentao sobre como ns devemos agir (filosofia moral).

Realmente os termos tica e moral no so particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observao sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristteles tinha designado suas investigaes terico-morais ento denominadas como ticas - como investigaes sobre o ethos , sobre as propriedades do carter , porque a apresentao das propriedades do carter, boas e ms (das assim chamadas virtudes e vcios) era uma parte integrante essencial destas investigaes. A procedncia do termo tica , portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por tica . No latim o termo grego thicos foi ento traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes. Isto novamente no corresponde, nem nossa compreenso de tica, nem de moral. Alm disso, ocorre aqui um erro de traduo. Pois na tica aristotlica no apenas ocorre o termo thos (com 'e' longo), que significa propriedade de carter, mas tambm o termo thos (com 'e' curto) que significa costume, e para este segundo termo que serve a traduo latina. Kierkegaard e Foucault diziam que a tica grega uma esttica, ou uma potica, preocupando-se com a arte de viver, com a elaborao de uma vida bela e boa.

2.MORAL.  A seguir so apresentadas algumas definies e consideraes de diferentes autores sobre o significado da palavra Moral. Vale destacar que alguns a igualam a tica, mas o importante saber que atualmente ambas tem significados e usos diferentes entre si. A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes.  Moral o conjunto das normas para o agir especfico ou concreto. A Moral est contida nos cdigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. Segunto Augusto Comte (17981857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpticos sobre os impulsos egostas." Entende-se por instintos simpticos aqueles que aproximam o indivduo dos outros.  Roux A. La pense d'Auguste Comte. Paris: Chiron, 1920:254.

Moral: (substantivo) 1. o mesmo que tica. 2. O objeto da tica, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra usada nas seguintes expresses: "a moral dos primitivos", "a moral contempornea" etc. Para Piaget, toda Moral um sistema de regras e a essncia de toda a moralidade consiste no respeito que o indivduo sente por tais regras. Eu sei o que moral apenas quando voc se sente bem aps faz-lo e o que imoral quando voc se sente mal aps. Se ele realmente pensa que no h distino entre virtude e vcio, ento, Senhor, quando ele abandonar nossa casa, deixe-nos contar nossos talheres.

3.DIREITO


As questes que envolvem o Direito e a Lei so muito confundidas com o Princpio da Justia. A citaes a seguir, visam explicitar as diferena existentes entre o Direito e a Justia. " A lei uma submisso exterior. A lei se relaciona a uma comunidade em particular, bem determinada e situada geograficamente (Estado). A lei se preocupa, a curto prazo, com a organizao atual das liberdades. A lei se contenta em impor um mnimo de regras constritivas, que solicitam esforos mnimos."

Epicuro (341-270 aC), em seus 31o. e 37o. princpios doutrinrios, propunha que "as leis existem para os sbios, no para impedir que cometam, mas para impedir que recebam injustia. (...) A justia no tem existncia por si prpria, mas sempre se encontra nas relaes recprocas, em qualquer tempo e lugar em que exista um pacto de no produzir nem sofrer dano". Esta ltima observao pode ser uma das razes do princpio da No-Maleficncia.

"A Justia no o Direito objetivo nem tampouco o Direito ideal.  Na melhor das hipteses, este ltimo o objeto das intenes do homem justo. Mas o uso da linguagem favorece o equvoco.  Em sentido amplo, 'justa' pode ser uma lei, uma disposio,uma determinada ordem, na medida em que correspondem idia do Direito. Mas, neste sentido, a palavra 'justa' no significa o valor moral da pessoa.A pessoa aqui no de modo algum o portador do valor;o valor, muito embora a ao humana possa inicialmente tlo realizado, unicamente valor de um objeto, valor de uma situao, valor para algum. Neste sentido, todo Direito, existente ou ideal, valioso. Em outro sentido, porm 'justo' o indivduo que faz o certo ou tem a inteno de faz-lo e que trata os semelhantes - seja em disposio ou em conduta efetiva - luz da igualdade requerida. Aqui a 'Justia' um valor de ao da pessoa, um valor moral".


Direito Civil
  

"O Direito Civil inspirado no Direito Romano. A primeira fonte do direito a lei. O Cdigo Civil constitui a base de todas as outras leis, que completam seus artigos ou definem as suas excees. Esses cdigos caracterizam-se essen-cialmente por um alto nvel de abstrao, que permite aos juzes intrerpre-tar e analisar todas as situaes concretas, seja aplicando a lei, seja preenchendo suas lacunas por extrapolao. A Frana o prottipo do pas de direito civil; mais de 60% da populao mundial influenciada por esta tradio.

Common Law  A Common Law provm do direito ingls no escrito que se desenvolveu a partir do sculo XII.  lei ' feita pelo juz': a primeira fonte do direito a jurisprudncia.  Elaborados por induo,os conceitos jurdicos emergem e evoluem ao longo do tempo: so construdos pelo amlgama de inmeros casos que, juntos, delimitam campos de aplicao.  A Common Law prevalece no Reino Unido, nos EUA e na maioria dos pases da Commonwealth. Influencia mais de 30% da populao mundial.


"No se esquea que o que justo do ponto de vista legal pode no s-lo do ponto de vista moral." Abraham Lincoln (1809-1865)

 

extremamente importante saber diferenciar a tica da Moral e do Direito. Estas trs reas de conhecimento se distinguem, porm tm grandes vnculos e at mesmo sobreposies. Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as aes humanas. Ambas, porm, se diferenciam. A Moral estabelece regras que so assumidas pela pessoa,como uma forma de garantir o seu bem-viver.A Moral independe das fronteiras geogrficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela rea geogrfica onde uma determinada populao ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Common Law,dos pases anglo-saxes, baseia-se na jurisprudncia.As sentenas dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentao de novos casos. O Direito Civil mais esttico e a Common Law mais dinmica.

Alguns autores afirmam que o Direito um sub-conjunto da Moral;esta perspectiva pode gerar a concluso de que toda a lei moralmente aceitvel. Inmeras situaes demonstram a existncia de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobedincia civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes. A tica o estudo geral do que bom ou mau.Um dos objetivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela diferente de ambos - Moral e Direito - pois no estabelece regras. Esta reflexo sobre a ao humana que a caracteriza.

 Relaes

entre a tica, a Moral e o Direito

tica:justificativa Moral:norma por adeso

AO

Direito :regra obrigatria

tica,Moral,Direito e as demandas da sociedade

REMUNERAO PROFISSIONAL
Valores -Um dos fatores que deve ser obrigatoriamente valorizado,devido a ser um fator de peso na gnese de uma boa prtica mdica. -A prtica mdica deve ser remunerada de forma justa a fim de que o mdico possa exerc-la com honra e dignidade,conforme preceitua o cdigo de tica mdica em seus principios fundamentais. -Formas de insero do mdico no mercado de trabalho: 1.Profissional liberal e autnomo; 2.Empregado(pblico-SUS e/ou privado).

-Autnomo: 1.Consultrio particular: *Honorrios particulares/convnios. *Custo fixo elevado: (funcionrios/trabalhista/tributrio/servios,etc). *Cliente particular:raro. *Convnios:valores achatados/glosas/m-f. 2.Hospitais/Clinicas: *Atendimentos clnicos e/ou cirrgicos. *Reteno percentual de honorrios. *Sem vnculo trabalhista.

-Empregos: *Plantes:sobrecarga de atendimento/ms condies de trabalho/ politicagem / remunerao. -Operadoras de planos de sade: *Cooperativas de trabalho mdico(UNIMEDs). *Seguradoras. -ANSS(Agncia nacional de sade suplementar): *Elabora as normas e fiscaliza a atividade das operadoras. -CBHPM(Classificao Brasileira Hierarquizada de procedimentos mdicos).

JUZOS DE VALOR. VALOR. -Honorrio mdico deve ser estipulado com base em alguns critrios: 1.Condies econmicas do paciente. *Atendimento igualitrio qualquer que seja a condio econmica do paciente. *Cobrana pode ser diferenciada. 2.Fama do mdico: *Referncia *Garantia do atendimento pretendida pelo paciente. *Formao tcnica.

3.Valor do trabalho. *Quantidade e a qualidade do servio. *Complexidade e gravidade do caso. *Material utilizado. O mdico deve levar em conta o nmero de consultas ou visitas , as dificuldades no manejo da doena,a gravidade do caso e a necessidade de utilizao de material mais complexo. 4.O local e a hora do trabalho.

4.O local e a hora do trabalho. *Distncia percorrida,transporte utilizado,as dificuldades de acesso e o afastamento das atividades normais e lucrativas devem ser consideradas. *Consulta em residncia X consultrio. *Horrio(noite ou madrugada,finais de semana e feriaferiados). 5.O uso e costume do lugar. *Deve levar em conta os valores praticados na regio(do paciente) de acordo com a situao econmica local e prtica dos mdicos locais (regra de bom senso que consagra uma vontade coletiva baseada em uma realidade local).

- vedado ao mdico deixar de se conduzir com moderao na fixao de seus honorrios, de-vendo considerar as limitaes econmicas do paciente,as circunstncias do atendimento e a prtica local. -Os honorrios no devem ser cobrados: *Quando os servios so complementares para reparar um erro ou estavam programados previamente dentro da ttica adotada para o tratamento. *Quando foram declarados previamente como gratuitos. *De mdicos e seus dependentes diretos ( esposa e filhos),parentes prximos(irmos,tios,sobrinhos):no proibido pelo cdigo de tica mdica , porm uma forte caracterstica do exerccio profissional da medicina no faz-los. *Percias:devem ser cobrados do estado e no do periciado.

-Clinicas,casas de sade,hospitais,ambulatrios no podem reter honorrios mdicos nem partes ou porcentagem deles. -Os pagamentos feitos pelos pacientes ou pelas instituies prestadoras de assistncia mdica quais sejam filiados,especialmente cooperativas mdicas,devem ser repassados direta e integralmente ao profissional. -Cobrana adicional( por fora ).

Potrebbero piacerti anche