Sei sulla pagina 1di 19

SESSO 7

PALESTRA 5

Aspectos Sociais, Ecolgicos, Polticos e Econmicos dos recursos renovveis


Luiz Orlando Salas Zamudio -ITT Kln Joaquim Franco Junior ALGABIO

Semi rido Brasileiro


Em 2005, o Ministrio da Integrao Nacional 2005, determinou uma nova delimitao para o SemiSemirido, a partir da observao dos fatores morfoclimticos, incluindo 102 municpios aos 1.031 j pertencentes regio. Ampliou-se assim, regio. Ampliou- assim, em 8,6% a rea territorial que passou a contar com a totalidade de 1.133 municpios. municpios. A regio Semi-rida do Nordeste abrange 11,5% do territrio nacional, tendo aproximadamente 950.000 km2, compreendendo 52,4% da Regio Nordeste que tem 1.500.000. km2 de extenso.

Esta rea vai desde o Vale do Jequitinhonha ao norte de Minas Gerais e Esprito Santo, envolvendo todos os Estados da Regio Nordeste.

Problemtica Ambiental
Em 2010, no primeiro monitoramento j realizado sobre o bioma, constatou-se que a caatinga perde por ano e de forma pulverizada, uma rea de sua vegetao nativa equivalente a duas vezes a cidade de So Paulo. Os dois Estados com maior incidncia de desmatamento no semi-rido so Bahia e Cear. J foram identificadas na Caatinga 17 espcies de anfbios, 44 de rpteis, 695 de aves e 120 de mamferos, Os felinos (onas e gatos selvagens), os herbvoros (veadocatingueiro, Caititu), as aves (Papagaio verdadeiro, pombas de arribao) e abelhas nativas (Jandaira, Jati) figuram entre os mais atingidos pela caa predatria e destruio do seu habitat natural.

Motivo de Escolha de IRAUUBA para implementao de nosso Projeto


o Municpio com maior rea de desertificao no Estado, tem lenol fretico salino e mdia anual de chuva em torno de 539 mm/ano, de solo cristalino e Neosolos Litlicos. Existe uma conscientizao do poder Executivo e Legislativo Municipal da Necessidade de reverter suas caractersticas negativas scio ambiental. A aquisio de uma rea contgua de 40.000 hectares , com vrias caractersticas de relevo e diversos estgios de preservao. O Apoio dos Municpio de Irauuba e Tejuuoca aos projetos das Empresas ALGABIO e ALGMAX, tendo seu marco inicial a Criao da maior APA Particular criada por Lei MUNICIPAL dentro do Bioma Caatinga. LEI 767 de 17/09/2010 20.000 hectares Os Incentivos Fiscais do Governo Estadual e apoio da ADECE O Grande potencial da regio para absorver projetos voltados a Pesquisa do bioma, preservao de flora e fauna, recuperao de reas degradadas, energias renovveis, crditos de Carbono, Manejo florestal, caprinocultura, etc.

Uso biomassa da catinga Cearense


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% cal Olarias Carvoarias Padarias DADOS DO MUNICPIO Populao : 22.347 habitantes IBGE 2010. Densidade: 15,29 Habitantes/Km IDH: 0,618 -PNUD 2000.

Mata Nativa Casca. Cast. Caju Podas Cajueiro

Aspectos Sociais
O semi-rido nordestino, tm rea de 1.142.000 km2 e populao de 26,4 milhes de habitantes, sendo 75% das famlias residentes nas zonas rurais pobres, sobrevivendo com uma renda per capita inferior a meio salrio mnimo. Nesta regio, as condies sociais so precrias levando a uma baixa qualificao profissional e uma elevada taxa de mortalidade infantil caracterizado por um alto ndice de desnutrio (UNICEF, 2005). Alm disso, possui ndices pluviomtricos baixos, entre 350 e 700 mm/ano, temperaturas mdias elevadas (acima de 25C) e evapotranspirao que retira cerca de 90% da gua do solo (SALATI, LEMOS e SALATI, 2002; LIMA, 2003)

Carta de Inteno assinada em 01 de julho de 2010 entre ITT de Kln e ALGABIO relativo a participao no projeto AGROSILVIPASTORIL de Irauuba CE. CE.

OBJETIVO - Criar um grupo de trabalho multidisciplinar entre pesquisadores do ITT, das Empresas ALGABIO e ALGMAX alm de Tcnicos e Secretrios municipais de Irauuba e Tejuuoca, para desenvolver estudos e projetos no Bioma Caatinga

Uso Energticos da Madeira


De acordo com o IBAMA, em todo o semi-rido, 40% da matriz energtica vm do corte da madeira. No contexto nacional, as maiores reas de florestas plantadas esto localizadas nas regies Sul, Sudeste e CentroOeste. As menores reas plantadas encontram-se nas regies Norte e Nordeste, fazendo com que haja um dficit maior de madeira nessas regies e, consequentemente, induzind o ao desmatamento das matas nativas.

Implantao do 1 projeto
Iniciar em 2011 o georeferenciamento de rvores nativas para criao de um banco de sementes capaz de garantir uma produo anual de 600.000 mudas das mais variadas espcies do bioma Caatinga Consorciando com um plano de manejo florestal adequado com o gerenciamento integrado da biodiversidade existente em todo APA, revitalizando a fauna e flora da regio.

Implantao do 2 projeto
Aprovar projeto de Manejo Florestal em 15.000 hectares para fornecimento de madeira para Termoeltrica, consorciando com a Apicultura Orgnica, com inicio previsto para 2011 ate atingir em 5 anos produo em 4.000 colmias, sendo 3.000 de Apis e 1.000 das espcies Nativas Jandaira, Jati, Moa Branca, qualificando a mo de obra local para atuar em todas as atividades.

Implantao do 3 projeto
Assentar em quatro anos 150 famlias, priorizando os moradores mais antigos que residem dentro do permetro da APA Sem. Sem. Jos Afonso Sancho, substituindo todas as casas de TAIPA com apoio de programas do Governo Federal e Estadual, qualificando profissionalmente tais famlias para atuarem em atividades de Ecoturismo, produo de mveis rsticos com madeira morta, Agricultura Orgnica e Manejo Florestal. Florestal.

Implantao do 4 projeto
Firmar consrcio com as prefeituras municipais do entorno do projeto, distantes at 75 km do raio da APA para o recebimento e o posterior beneficiamento das podas de rvores produzidas pelos municpios, transformando razes, troncos e galhos em Pelets e gravetos e folhas em adubo orgnico a ser utilizado como fertilizante de solo nas reas de reflorestamento e recuperao de reas degradas dos municpios consorciados. consorciados.

Implantao do 5 projeto
Instalar nos municpios de Irauuba, Tejuuoca e Itapaj uma UGEL Unidade de Gerao de Energia do Lixo. Lixo. Instalar at 2012 uma Unidade de Produo de Pelets com capacidade em torno de 1.000.000 de toneladas/ano em consorcio 000. com empresas Francesas e Holandesas. Holandesas.

Vista do relevo de parte da APA

Foto de satlite de algumas Fazendas Integrantes do projeto AGROSILVIPASTORIL

CONCLUSO
O Bioma Caatinga somente encontrado no Brasil Carente de Investimentos e so Poucos os estudos acadmicos que buscam compreender suas caractersticas e potencialidades, por este motivo, a explorao predatria tm deixado marcas profundas de destruio tanto na fauna quanto na flora, tornando cada vez mais difcil o sobrevivncia do homem sertanejo neste ecossistema. ecossistema. Nosso desafio demonstrar que com responsabilidade social e ambiental, aliado a pesquisas e desenvolvimento de novas metodologias de manejo, recuperando reas degradadas e explorando de forma responsvel as riquezas que o bioma caatinga tm a oferecer, conseguiremos provar a grande capacidade que este bioma to pouco estudado e menosprezado tm a oferecer, notadamente para o segmento de energia renovvel, na Indstria Farmacolgica e de cosmticos, podendo dobrar a produo de alimentos com manejo agroecolgico. agroecolgico.

Nossa busca por conhecimento.


2009 Prof. Buche, -COTTBUS Prof. sio ,M.Sc. Marko - Gicon e Franco Junior - Algabio 2009 Prof. Kraus- COTTBUS; Prof. sio - Algabio , Dr. Lutzian Vattenfal e Franco Jr - Algabio

2009

Sistema Oxyfuel Vattenfall

Fortaleza - CE FIEC 2008 Prof. PHD Pencheng Fu

Kln 2010 Prof.

UK 2010 Delegao Brasileira

FENACAM Natal -2008 Argentina- Oil Fox S/A -2007

Peletz Alemanha -2009

ANUGA-Kln -2009

5 amostras de plantas do Bioma Caatinga testadas em COTTIBUS - 2009

FENACAM Natal -2008

Cambridge - UK -2010
Biodigesto - Gicon -2009

OBRIGADO
Algabio_franco@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche