Sei sulla pagina 1di 10

Epidemiologia

Transio Demogrfica e Epidemiolgica

Toms Valdez

Transio Demogrfica

-

Histria Descrito pela 1 vez nos anos 1940; Refere-se aos efeitos que as mudanas nos nveis de fecundidade, natalidade e mortalidade provocam sobre o ritmo de crescimento populacional e sobre a estrutura da idade e sexo.

Transio Demogrfica


Inicialmente ocorre a queda da mortalidade que produzir ganhos de vidas humanas em todas as idades. A queda da fecundidade o factor decisivo para o envelhecimento da populao; A ampliao da populao nas faixas etrias mais idosas.

Transio Demogrfica
Estgios


Fase pr-industrial ou primitiva: equilbrio entre as taxas de mortalidade e natalidade. CMInf elvado. Fase Intermediria: divergncia de coeficientes . As txs de natalidade permanecem altas e as txs de mortalidade decrescem. a exploso populacional.

Transio Demogrfica
Estgios


Fase Intermediria de convergncia de coeficientes : a taxa de natalidade passa a diminuir em ritmo mais acelerado que a taxa de mortalidade. Rpido envelhecimento da populao. Fase moderna ou de ps-transio: aproximao dos coeficientes mas em nveis muito baixos. A esperana de vida aumenta e observa-se a ampliao da proporo das mulheres.

Transio Epidemiolgica
Caractersticas:


 

 

Paralelamente com a transio demogrfica ocorre a transio epidemiolgica. Mudanas nos padres de morbilidade e mortalidade das populaes; Aumento de sobrevida das populaes; Aumento de mortes por Doenas No Transmissveis. Declnio da mortalidade materna e Infantil. Nveis de desenvolvimento mais elevados dos pases. Melhoria dos determinantes de sade.

Transio Epidemiolgica
Estgios:


Estgio 1. Perodo das pragas e da fome. Nveis de natalidade e mortalidade elevados. Predominncia de doenas infecciosas e parasitrias, desnutrio, esperana de vida oscilando entre 20 e 40 anos. Estgio 2. Perodo do desaparecimento das mortalidade em declnio, pandemias, acompanhada de queda de fecundidade, com variaes no espao e tempo.

Transio Epidemiolgica
Estgios:


Estgio 3. Perodo de doenas degenerativas e provocadas pelo homem, mortalidade, natalidade e fecundidade baixas. Estgio 4. Perodo do declnio da mortalidade por envelhecimento doenas cardiovasculares, populacional, modificaes no estilo de vida, doenas emergentes e ressurgimento de doenas. Estgio 5. Perodo de longevidade paradoxal, emergncia de doenas enigmticas e capacitao tecnolgica para a sobrevivncia do inapto.

Transio Epidemiolgica
Modelos de Transio:


 

So considerados factores como o tempo, ritmo e magnitude do declnio dos nveis dos coeficientes de mortalidade e sua estrutura por causas; Modelo clssico ocidental; Modelo de Transio acelerada e semiocidental ; Modelo de Transio retardada com suas variaes.

Transio Epidemiolgica
Modelos de Transio:


Modelo de Transio retardada com suas variaes.

Potrebbero piacerti anche