Sei sulla pagina 1di 82

Glossrio

Jarges Jornalsticos

Agncia de notcias
Empresa que elabora e fornece matrias jornalsticas, por meios rpidos de transmisso, para seus assinantes. Pode ser de mbito local, nacional ou internacional. Transmite regularmente e de forma ininterrupta a seus associados o noticirio geral ou especializado, fornecendo informaes por atacado.

Almanaque
Obra de periodicidade geralmente anual, constituda de textos de cunho informativo e recreativo. Tambm pode ser uma edio especial de uma revista, publicada esporadicamente ou com periodicidade anual, em formato maior, com matrias especiais e maior nmero de pginas.

Articulista
Profissional que, periodicamente, escreve artigos assinados para jornais e revistas, onde opina pessoalmente sobre fatos relevantes. Pode ou no fazer parte do quadro funcional.

Artigo
Texto jornalstico interpretativo e opinativo que desenvolve uma idia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentao.

Assinatura
Nome do autor da matria.

Barriga
Notcia inverdica publicada na imprensa, geralmente com grande alarde e sem m-f, na tentativa de furar os concorrentes. Causa grande desgaste e descrdito ao veculo de imprensa e ao reprter.

Boletim
Publicao peridica que se destina divulgao de atos oficiais e governamentais, de atividades de rgos privados etc. Difere do jornal e da revista pelo formato (menor), estilo redacional (no necessariamente jornalstico) e produo grfica (pode at ser xerocado).

Boneco
Esquema de paginao e diagramao. Projeto grfico de jornal, revista, livro ou qualquer outro trabalho de grfico. Funciona como um leiaute e orienta o paginador ou diagramador.

Briefing
Instrues e diretrizes transmitidas, de forma resumida, pela chefia (de uma agncia de propaganda, bir, jornal, emissora etc) aos responsveis pela execuo de um trabalho (como uma cobertura jornalstica).

Capitular
Letra em destaque no incio do texto.

Calhau
Notcia, artigo, matria de menor importncia ou anncio de permuta que, na falta de coisa melhor, serve para encher espaos vazios (buracos) por falta de material editorial ou erro de clculo na diagramao.

Carta
Texto recebido pela empresa jornalstica e publicado em seo destinada para isso.

Cartola
Palavra ou expresso que define o tema da matria. Geralmente antecede o ttulo.

Cascata
Redao inconsistente, longa e pobre de contedo.

Chamada
Pequeno ttulo e/ou resumo de uma matria, publicado geralmente na primeira pgina de jornal ou na capa de uma revista, com o objetivo de atrair o leitor e remet-lo matria completa nas pginas internas.

Charge
Charge um estilo de ilustrao que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traos do carter de algum ou de algo para torn-lo burlesco.

Cartoon
Palavra de origem inglesa, difere da Charge, pois retrata situaes mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Checar
Confirmar uma notcia ou qualquer informao apurada, antes de public-la.

Cobertura
Trabalho de apurao de um fato no local de sua ocorrncia para transformlo em notcia. Pode ser individual ou em equipe.

Colunista
Jornalista ou escritor que redige em jornal ou revista. Conforme o gnero da coluna, ele pode ser um cronista, um comentarista, um crtico etc.

Conselho Editorial
Grupo de profissionais ligados a uma editora ou publicao, que se renem ou so consultados com o objetivo de definir uma linha editorial e acompanhar seu desenvolvimento.

Copidesque
Do original copy desk, que designa a mesa onde so colocadas as matrias para reviso. o trabalho de reviso do texto, da redao final para a publicao de um texto escrito.

Correspondente
Reprter encarregado de fazer a cobertura de determinada cidade ou regio, dentro ou fora do pas, e de enviar regularmente as notcias e artigos para a empresa jornalstica.

Cozinha
Trabalho de reescrever (adaptar, atualizar ou condensar) matria do prprio veculo ou de outra publicao (prtica no recomendvel).

Crnica
Texto jornalstico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos da atualidade, com teor literrio, poltico, esportivo, etc.

Deadline
Prazo final para baixar pgina ou fechar a edio do jornal.

Editar
Manter e produzir determinada publicao jornalstica. Organizar o material jornalstico para publicao.

Editor
Pessoa que dirige e coordena uma publicao peridica. Pessoa responsvel pela edio de contedo ou produtos de determinado setor ou veculo de comunicao.

Editoria
Cada uma das sees de uma rgo de imprensa, sob responsabilidade de um editor especializado.

Editorial
Texto jornalstico opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura, referente a assuntos relevantes. Define e expressa o ponto de vista do veculo ou da empresa responsvel pela publicao.

Empastelar
No jornalismo significa invadir ou assaltar oficina ou redao de um jornal/revista inutilizando o trabalho que est sendo feito ou danificando as mquinas e materiais diversos.

Encarte
Folha ou conjunto de folhas, com anncio, matria paga, matria especial, geralmente impressa em papel diferente do que usado no miolo do jornal ou revista e inseridas entre as folhas normais da publicao.

Entrevista
Trabalho de apurao jornalstica que pressupe contato pessoal entre o reprter e uma ou mais pessoas que se disponham a prestar informaes sobre um assunto. No jornalismo impresso, quando publicada na forma de perguntas e respostas chamada de pingue-pongue.

Entrevista coletiva
Tipo de entrevista em que a personalidade atende a imprensa em conjunto, respondendo s perguntas dos reprteres de diversos veculos de comunicao.

Entrevista exclusiva
Tipo de entrevista concedida a apenas um reprter e que s pode ser divulgada pelo veculo de comunicao que ele representa.

Enxugar
Aperfeioar a redao de um texto, eliminando elementos suprfulos.

Errata
Lista de retificao dos erros que saram impressos numa publicao.

Expediente
Quadro de identificao que jornais e revistas, por exigncia legal, publicam em todas as edies com informaes como: endereo da empresa, fones, email e profissionais responsveis pelos vrios departamentos da publicao.

Fait-divers
Fatos diversos. Diz-se de notcia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento inslito ou extraordinrio do curso cotidiano dos acontecimentos.

Fio data
Disposio e identificao da data nas publicaes.

Foca
Jornalista novato. Reprter sem experincia na profisso.

Fonte
(1) Procedncia da informao na apurao jornalstica. Podem ser pessoas ou documentos. (2) Tipologia. Famlia de letras.

Freelance
Trabalho avulso, sem vnculo empregatcio, encomendado a qualquer profissional. Diz-se tambm free-lancer. No portugus: frilar ou fazer um frila.

Gancho
Incio de uma matria jornalstica. Tambm pode ser usada como uma expresso para indicar que aquele assunto ou fato desencadeou, ou seja, deu gancho para o desenvolvimento de uma notcia ou reportagem.

Gilete-press
Expresso que indica pejorativamente o hbito de produzir notcias base de releases ou de matrias prontas, extradas de outras publicaes.

Imprensa marrom
Imprensa sensacionalista.

Imprensa chapa branca


Imprensa alinhada com os governos.

Interttulo
O mesmo que entrettulo. Cada um dos ttulos que subdividem um texto extenso usado para dividir a matria em vrios trechos destacados.

Jab
Forma abreviada de jabacul. Corrupo no servio de um profissional da comunicao. Pagamento por fora.

Janela
Espao aberto dentro de qualquer matria ou elemento da pgina, emoldurado ou no por fios, para colocao de olho, retranca, ilustrao, quadro etc.

Lauda
Atualmente corresponde a um texto de 1.400 caracteres com espao. o jargo jornalstico usado para definir a quantidade de texto a ser produzido na matria/reportagem. Por exemplo, um texto de 2 laudas tem 2.800 caracteres com espao. Antes da informatizao das redaes o termo expressava tambm a folha padronizada usada para datilografar as matrias (21 linhas X 70 toques).

Lead ou Lide
Abertura de texto jornalstico, na qual se apresenta sucintamente o assunto ou se destaca o fato essencial da histria. O lide clssico deve responder as seguintes perguntas: Quem? O qu? Quando? Como? Onde? Por qu?

Legenda
Texto breve que acompanha uma ilustrao ou foto.

Foto Legenda
Nota que acompanha uma foto e se destaca na pgina.

Linha de apoio ou linha fina


Subttulo composto por frase ou perodo, geralmente usado logo aps o ttulo.

Manchete
Ttulo principal, publicado com grande destaque. Indica o fato de maior importncia na edio.

Chamada
Texto na primeira pgina dos jornais ou nas capas das revistas destacando as principais matrias da edio.

Matria ou retranca
Toda e qualquer matria de jornal.

Newsletter
Boletim informativo peridico, com notcias ou mensagens de interesse especial para um pblico restrito.

Nota
Matria ou retranca com poucas frases.

Notcia
Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importncia para a comunidade. a matria-prima do jornalismo.

Olho
O mesmo que antettulo. Pequeno trecho destacado da matria, diagramado em corpo maior e colocado em janelas.

Pasquim
Jornal insolente, injurioso, mordaz e satrico.

Pauta
(1) Agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem abordados no noticirio. (2) Planejamento esquematizado do assunto a ser coberto pela reportagem.

Perfil
Tipo de entrevista que utiliza aspectos biogrficos e pessoais para mostrar ao pblico caractersticas, idias, opinies e traos do entrevistado.

Pingue-pongue
Entrevista editada na forma de dilogo, com perguntas e respostas.

Pirmide invertida
Disposio das informaes, por ordem decrescente de importncia, em um texto jornalstico, ou seja, as informaes mais atuais e importantes vm na abertura do texto.

Poltica Editorial
Conjunto de diretrizes que norteiam a definio de linhas editoriais em uma empresa de comunicao, caracterizando sua posio no contexto cultural e poltico.

Redao
(1) Conjunto de pessoas que redigem regularmente para um determinado peridico, editora, agncia de notcias, estao de rdio ou TV, etc. (2) Lugar onde trabalham os redatores.

Seo
Parte de uma publicao onde se agrupam informaes do mesmo gnero, ou sobre um mesmo tema.

Sic
Palavra latina que significa assim, empregada entre parnteses ou colchetes, ao fim de uma citao ou palavra, para indicar que o texto original ou a declarao foi escrita assim mesmo, por mais estranho e absurdo que parea.

Sute
Continuao, seqncia. Desdobramento de uma notcia j publicada anteriormente com novas informaes.

Potrebbero piacerti anche