Sei sulla pagina 1di 50

CERMICAS

 As Cermicas compreendem todos os materiais inorgnicos, no-metlicos, obtidos geralmente aps tratamento trmico em temperaturas elevadas.  Cermica vem da palavra grega keramus que significa

coisa queimada
 Numa definio simplificada, materiais cermicos so

compostos de elementos metlicos e no metlicos, com exceo do carbono. Podem ser simples ou complexos.
 Exemplos: SiO2( slica), Al2O3 (alumina), Mg3Si4O10(OH)2

(talco)

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO
Convencionais
Estruturais Vidros Louas Cimentos

Avanadas
Eletrnicos pticos Biomateriais

CARACTERSTICAS GERAIS
 Maior dureza e rigidez quando comparadas aos aos;  Maior resistncia ao calor e corroso que metais e

polmeros;
 So menos densas que a maioria dos metais e suas

ligas;
 Os materiais usados na produo das cermicas so

abundantes e mais baratos;


 A ligao atmica em cermicas do tipo mista:

covalente + inica.

As mais importantes propriedades trmicas dos materiais cermicos so: capacidade calorfica ( ) coeficiente de expanso trmica ( ) condutividade trmica
tomos

PROPRIEDADES TRMICAS

Ligao Qumica

Material

PROPRIEDADES TRMICAS
Capacidade calorfica (J/Kg.K) 900 386 775 740 840 2100 1360 23,6 16,5 8,8 0,5 9,0 60-220 50-85

Coeficiente linear de expanso trmica ((C)-1x10-6)

Condutividade trmica (W/m.K) 247 398 30,1 2,0 1,7 0,38 0,13

Alumnio Cobre Alumina (Al2O3) Slica fundida (SiO2) Vidro de cal de soda Polietileno Poliestireno

PROPRIEDADES TRMICAS -Aplicao


Uma interessante aplicao, que leva em conta as propriedades trmicas das cermicas, o seu uso na indstria aeroespacial.
Temperatura C * Temperaturas de subida

Revestimento exterior com fibra amorfas de slica de alta pureza. Espessura: 1,27-8,89cm

PROPRIEDADES ELTRICAS
As propriedades eltricas dos materiais cermicos so muito variadas. Podendo ser: isolantes: Alumina, vidro de slica (SiO2) semicondutores: SiC, B4C supercondutores: (La, Sr)2CuO4, TiBa2Ca3Cu4O11

PROPRIEDADES MECNICAS
Descreve a maneira como um material responde a aplicao de fora, carga e impacto. Os materiais cermicos so: Duros Resistentes ao desgaste Resistentes corroso Frgeis (no sofrem deformao plstica)

Estrutura Cristalina
 Pode ser definida pela:  magnitude da carga eltrica de cada on;  os tamanhos relativos dos ctions e nions;  Cermicas estveis : todos os nions esto em contato com os ctions.

Estveis

Instvel

 Nmero de Coordenao
Para um nmero de coordenao especfico h uma razo crtica rc/ra para a qual o contato entre os ons mantido.

NC

rc/ra

geometria

NC

rc/ra

geometria

 A relao rc/ra pode ser calculada por meio de uma anlise geomtrica simples:

NC = 3

Cermicas base de silicato


 Composta principalmente de Si e O;  Estrutura bsica: SiO4 - tetraedro;  A ligao Si-O bastante covalente, mas a estrutura bsica tem carga -4: SiO4-4;  Vrias estruturas de silicatos diferentes maneiras dos blocos de SiO4-4 se combinarem;  A ligao atmica em cermicas do tipo mista: covalente + inica.

Slica
 Cada tomo de oxignio compartilhado por um tetraedro adjacente;  Pode ser cristalina ou amorfa, como na forma de vidros.

Vidros base de slica


 A maioria desses vidros produzida pela adio de xidos (CaO e Na2O) estrutura bsica SiO4-4 chamados modificadores da rede;  Estes xidos quebram a cadeia de tetraedros e o resultado so vidros com ponto de fuso menor, mais fceis de dar forma;  Alguns outros xidos (TiO2 e Al2O3) substituem os silcio e se tornam parte da rede chamados xidos intermedirios.

Carbono
 O Carbono no uma cermica;  A grafita, uma de suas formas polimrficas, alhures classificada como cermica;  A estrutura cristalina do diamante, outra forma polimrfica do C, semelhante da blenda de zinco.
diamante grafite buckminsterfullereno

Nanotubo de carbono

Exemplos de nanotubos

Juno em T de nanotubos Nanotubes como reforo compsitos reforados com fibras Nano-engrenagens

Imperfeies em cermicas
 Defeitos pontuais:
 Defeito de Frenkel: par formado por uma lacuna de ction e um ction intersticial;  Defeito de Schottky: par formado por uma lacuna de ction e outra de nion.

Ambos no alteram a estequiometria do composto

Imperfeies em cermicas
 Defeitos pontuais no estequiomtricos: ocorrem quando um on pode assumir mais de uma valncia.  Exemplo: No FeO o Fe tem geralmente valncia +2. Se dois ons de Fe com valncia +3 ocupam a rede, ento teremos menos ons de Fe presentes e a estequiometria do material fica alterada.

Imperfeies em cermicas : Impurezas


 Impurezas podem ser intersticiais ou substitucionais: Impureza substitucional substituio de on com carga eltrica semelhante;  Impureza intersticial o raio atmico da impureza deve ser pequeno em comparao ao do nion;  Solubilidade de impurezas aumenta se os raios inicos e as cargas da impureza e dos ons hospedeiros semelhante;  A incorporao de uma impureza com carga eltrica diferente do on hospedeiro gera defeitos pontuais.

Resistncia flexo
= M.c/I = tenso M = momento fletor mximo I = momento de inrcia da seco reta transversal c = distncia entre a linha neutra e a superfcie do corpo de prova

Seco retangular Seco circular

Deformao plstica em cermicas


 Cermicas Cristalinas:  O deslocamento de discordncias muito difcil ons com mesma carga eltrica so colocados prximos uns dos outros REPULSO;  No caso de cermicas onde a ligao covalente predomina o escorregamento tambm difcil LIGAO FORTE.  Cermicas Amorfas:  No h uma estrutura cristalina regular NO H DISCORDNCIAS;  Materiais se deformam por ESCOAMENTO VISCOSO.  A resistncia deformao em um material no-cristalino medida por intermdio de sua viscosidade.

Influncia da porosidade
 A ruptura de materiais cermicos resulta de falhas estruturais:  Fissuras superficiais geradas no acabamento da pea;  poros: reduzem resistncia mecnica do material.

rf = 0e

0 exp (-nP)

E = E0(1 1,9P + 0,9P2)

n = constantes experimentais

Materiais compsitos

Tecnologias modernas exigem materiais com combinaes incomuns de propriedades que no podem ser atendidas pelas ligas metlicas, cermicas e materiais polimricos convencionais. Exemplo: Materiais com baixa densidade mas fortes e rgidos, resistentes abraso e ao impacto e que no corroam.

A madeira um Material multifsico compsito natural: possuindo propores significativas das Fibra de celulose propriedades de cada flexveis e resistentes uma das fases Lignina , resina mais conseguindo-se uma rgida que mantm as melhor combinao fibras unidas de propriedades.

Caractersticas gerais de um compsito


Um compsito industrial consiste em um material artificialmente multifsico onde as fases devem ser quimicamente diferentes, separadas por uma interface Logo todo material compsito apresenta duas fases: FASE MATRIZ: contnua e envolve a fase dispersa FASE DISPERSA:

Propriedades de um compsito dependem:


Propriedades das fases constituintes Das quantidades relativas das fases constituintes Da geometria da fase dispersa

Tipos de compsitos
3 tipos de compsitos Reforados com partculas Reforados com fibras Estrutural

Compsitos reforados com partculas


Caractersticas gerais: Em geral a fase particulada mais dura e mais rgida que a matriz. A matriz transfere parte da tenso aplicada s partculas que suportam uma frao da carga Dimetro das partculas de o,o1 m at 0,1 m para disperses com partculas pequenas.

Compsitos com partculas


Concreto: Cimento-matriz Areia e britaparticulados Cermetos (metais + cermicas): WC + Co (micrografia ao lado) ou Ni TiC + Co ou Ni Dureza(cermico) + tenacidade(metal)

Compsitos com partculas


Elastmeros e plsticos: So reforados com partculas de NEGRO DE FUMO. NEGRO DE FUMO: Queima do gs natural ou leo gera partculas de carbono que melhora a resistncia, tenacidade e dureza dos polmeros

Compsitos reforados com fibras


Em geral deseja-se nesses materiais alta resistncia, tenacidade e rigidez em relao ao seu peso.

Tipos de compsitos reforados com fibras.


Compsito reforado com fibras: Continuo e alinhado (Fig. (a) ao lado) boa melhora na resistencia Descontnuo (curto) : Fibra curta pouca melhora na resistncia. Alinhado (Fig. (b) ao lado) Orientado aleatoriamente (Fig. (c) ao lado)

Comportamento mecnico de um compsito reforado com fibras. Curvas tenso- deformao

Exemplo de fibras: De vidro De carbono De aramida

Exemplos de matrizes: Em geral metais ou polmeros, pois se deseja alguma dutilidade da matriz, e as fibras j so frgeis, mas pode ser cermicas tambm (matriz frgil e fibras frgeis)

Resistncias trao na direo longitudinal e transversal s fibras

Compsitos com matriz de polmero


Com fibra de vidro: Dimetro da fibra de 3 a 20 m (pisos industriais recipientes para armazenamento tubulaes) Com fibra de carbono: (equipamentos esportivos, componentes estruturais de aeronaves, Hlice de helicptero) Com fibra de aramida: Nomes comerciais Kevlar e Nomex + epoxi ou poliester. (Cordas,coletes a prova de bala, carcaa de msseis, substituio do amianto em freios, embreagem gaxetas etc)

Comparao entre as propriedades de um polmero sem e com o reforo de fibras de vidro

Comparao entre as propriedades de um polmero sem e com o reforo de fibras de vidro (traduo)

Compsitos de matriz metlica


Resiste temperaturas mais altas que com matriz polimrica. MATRIZ: Superligas: (a base de Niquel, Cobalto, Molibdnio. Ligas de alumnio Ligas de magnsio Ligas de titnio Ligas de cobre FIBRAS: (entre 10 e 60% em volume) DE CARBONO DE CARBETO DE SILCIO SiC. DE ALUMINA (PARTICULADOS EM GERAL)

Comparao entre as propriedades de vrios compsitos metal- reforo de fibra

Compsitos carbono - carbono


Um dos materiais mais avanados e promissores em engenharia o compsito de MATRIZ DE CARBONO com reforo de FIBRA DE CARBONO. Grande resistncia mecnica e a fluncia alta tenacidade baixa expanso trmica e tima condutividade trmica.

Processamento dos compsitos reforados com fibras


Pultruso: Para produo de formatos de seo reta constante (barras
tubos vigas). Mechas ou cabos de fibras so impregnados com uma resina termofixa, sendo ento estirados atravs de um molde de ao aquecido. Passa na seqncia em um molde de cura aquecido que confere a pea sua forma final. Matrizes usuais: Polisteres, steres vinlicos, resinas epoxi. Fibras usuais: De vidro , carbono, aramida

Processamento dos compsitos reforados com fibras Prepreg: Processo mais utilizado
para estruturas. Fibras contnuas pr-impregnadas com resina polimrica parcialmente curadas em espessuras de 0,08mm a 0,25 mm e larguras de 2,5 mm a 1525 mm. Esse material enviado ao fabricante em forma de fita. Essa fita molda e cura por completo o produto sem a necessidade de adicionar qualquer resina adicional apenas com calor e presso. Teor de resina: 35 a 45 % em vol. termofixa ou termoplstica. O prepreg deve ser mantido a 0 C pois a cura prosseguiria temperatura ambiente Aps a remoo do papel de suporte vrias camadas so colocadas, em geral com as fibras cruzadas para se ter mesma resistncia nos dois sentidos

Processamento dos compsitos reforados com fibras Enrolamento de filamento:


Processo no qual as fibras de reforo contnuas so posicionadas segundo um padro pr-determinado para compor uma forma oca geralmente cilndrica Fios individuais ou em mechas so alimentados atravs de um banho de resinas e em seguida enroladas continuamente ao redor de um mandril (processo automtico). Aps um nmero apropriado de camadas a cura executada em m forno ou a temperatura ambiente aps a retirada do mandril. Como alternativa pode-se enrolar prepregs estreitos e delgados (at 10 mm) ao redor do mandril.

Compsitos estruturais
Folhas ou painis bidimensionais so cimentados umas as outras invertendo a direo do alinhamento das fibras de cada placa Ex: Esqui moderno

Compsitos laminares:

Compsitos estruturais
folhas externas mais resistentes separadas por uma camada de metal menos denso. Folhas externas: madeira compensada, alumnio e ligas, plsticos + fibras, titnio ao. Recheio interno: Polmeros com espuma, borrachas sintticas, colmeias. Ex: Asas e fuselagem de aeronaves telhados, pisos, paredes.

Painis em forma de sanduches: Duas

Potrebbero piacerti anche